TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sfari de estratégias

Por:   •  10/7/2017  •  Bibliografia  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório Estratégico – Brasil Jeans – 05/07/2017

João Victor Speri Da Silva

Lucas Willian Cardoso de Matos

        Através da análise obtém-se a perspectiva de como o mercado externo vêm afetando a competividade empresarial no mercado de jeans brasileiro. Nota-se que através dos baixos preços imprimidos pelos fornecedores advindos da Ásia, mais especificamente China, e nordeste brasileiro tem cooptado consumidores e acirrado a concorrência desse mercado. Tais produtos apresentam baixa qualidade quando comparados aos produtos da Brasil Jeans e ainda assim, os consumidores tem optado pela aquisição das marcas importadas ou de baixo custo visando apenas o quesito econômico-financeiro.

        Observou-se nos últimos anos um aumento geral na capacidade aquisitiva da população, ou seja, há um aumento significativo na quantidade de compras realizadas, o envelhecimento geral da população, que torna a venda de certos tipos de produtos mais eficientes, visto que não saem facilmente dos padrões de moda. Acrescentando à análise, é perceptível que consumidores tem preferencias por marcas renomadas, muitas vezes importadas.

        O mercado interno possui capacidade de expansão, visto que tem mão de obra, infraestrutura e poder econômico suficiente para atingir mercados em potencial, alcançando até mesmo condição de exportação.

        Através dos dados citados e analisados pode-se oferecer soluções a curto e médio prazo visando a expansão para o longo prazo:

  1. A Brasil Jeans deve investir em desenvolvimento tecnológico, o mercado têxtil tem feito aquisição em massa de maquinários que além de trazer a possibilidade do aumento na qualidade produzem com maior eficiência. Isso, a longo prazo, diminuiria o custo de produção e aumentaria a qualidade dos produtos, retirando as falhas e desperdício causados pelos recursos humanos.
  2. A empresa deve explorar o bom relacionamento com seus fornecedores, tentando diminuir o custo e formalizando parcerias que estabeleçam relacionamentos com aspectos ganha-ganha através das ações de marketing.
  3. Tratando-se de uma marca de produção inteiramente nacional e de alta qualidade, a empresa deve tratar este fator como um diferencial e elevar seu nome através de ações especificas e parcerias relacionadas ao público alvo de seus produtos.
  4. A empresa deve aumentar os investimentos nas linhas de produto relativamente perenes, que não saem de moda facilmente por causa do envelhecimento populacional brasileiro, e manter os investimentos na linha jovem para que não perca espaço.
  5. Visto que os consumidores são adeptos, preferencialmente, de marcas renomadas e em grande optam por elas, a Brasil Jeans pode alterar, gradativamente, o seu ponto de venda, trazendo algumas lojas para dentro de shoppings e grandes centros “gourmetizando” a marca e tornando-a mais atrativa como forma de boutique, apesar disso deve-se manter os preços balanceados com os do mercado em geral.
  6. É preciso aumentar os investimentos em marketing para atender aos desejos, necessidades do consumidor e criar novas demandas para os produtos, através do marketing digital e a criação de um e-commerce. Assim a empresa atualiza sua divulgação e aumenta o Market-Share.
  7. Para que não haja um decréscimo nas vendas e o desinteresse por parte dos consumidores a empresa deve investir na área de desenvolvimento de novos produtos como jaquetas, casacos e acessórios. A consolidação desses produtos precisa ser realizada através do marketing e aplicação de pesquisas de mercado, com analises rápidas sobre cada produto para que não haja perda de recursos.
  8. Por fim, a empresa deve manter-se atenta aos custos concorrência e tendências de mercado, participando de feiras, exposições, desfiles internacionais e contratação de estilistas que poderão agregar valor à marca e aos produtos Brasil Jeans.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com