TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Significado da Cadeia de Suprimentos

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Significado da cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos consiste em todas as partes envolvidas, direta ou indiretamente, na realização de um pedido do cliente. Ela inclui além dos fabricantes e fornecedores, as transportadoras, os armazéns, varejista até mesmo os clientes. A cadeia de suprimentos inclui todas as funçoes envolvidas na recepção e na realização de uma solicitação de um cliente, dentro de uma organização assim como em um fabricante.

Essas funções Incluem, mais não estão limitadas a desenvolvimento de produto, marketing,operações,distribuição,finanças e serviço ao cliente.

Uma cadeia de suprimentos é dinâmica e envolve o fluxo constante de informações, produtos e fundos em diferente estágios. A finalidade principal da cadeia de suprimentos é satisfazer ás necessidades do cliente e, no processo gerar lucro por si só.

Pode ser usado o termo ‘’redes de suprimentos ou teia de suprimentos ‘’ para descrever a estrutura da maioria das cadeias de suprimento. Uma cadeia de suprimentos tipica pode envolver uma série de estágios, que incluem : clientes, fabricantes,varejistas, atacadista/distribuidores,fornecedore de componentes/matéria prima. Cada estágio está conectado pelo fluxo de produtos, informação e fundos, normalmente ocorrem em duas direções e podem ser gerenciados por um dos estágios, ou por um intermediário, porém nem todo estágio precisa estar presente em uma cadeia de suprimentos, e também pode conter um atacadista ou um distribuidor entre a loja e o fabricante.

Objetivo da cadeia de suprimentos

O objetivo de cada cadeia de suprimentos deve ser maximizar o valor geral gerado. O valor ( também conhecido como excedente de cadeia de suprimentos ) que uma cadeia de suprimentos gera é a diferença entre o que o produto final vale para o cliente e os custos que incorrem a ela ao atender á solicitação do cliente. Para a maioria das cadeias de suprimentos comerciais, seu excedente estará fortemente relacionado á lucratividade da cadeia de suprimentos, a diferença entre a receita gerado do cliente e o custo total ao longo da cadeia de suprimentos.

Quanto maior a lucratividade da cadeia de suprimentos, mais bem-sucedida ela é. O sucesso dessa cadeia deve ser medido em termos de lucratividade, e não em termos dos lucros em um estágio individual. A fonte de receia da cadeia de suprimentos é o cliente.Tendo definido o sucesso de uma cadeita de suprimentos em termos de lucratividade, o próximo passo lógico é procurar por fontes de receita de custos. Todos os fluxos de informações, produtos ou fundos geram custos dentro da cadeia de sumprimentos. Assim, o gerenciamento apropriado desses fluxos é fundamental para o sucesso da cadeia de suprimentos. O gerenciamento eficaz envolve o gerenciamento de ativos e produtos, informações e fluxo de fundos para maximizar o excedente total da cadeia.

Exemplos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com