TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Silvicultura

Por:   •  7/12/2015  •  Monografia  •  4.306 Palavras (18 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 18
  1. HISTORIA DA SILVICULTURA DO EUCALIPTO

É uma ciência que demonstra os métodos naturais e artificiais de produzir e melhorar o cultivo florestal e também foca no estudo botânico das espécies de eucalipto, além da identificação das espécies, caracterização e prescrição da utilização das madeiras.

O Eucalipto é uma planta de origem Australiana á onde existem mais de 600 espécies, começou o cultivo no Brasil por volta do ano de 1868, nos estados do Rio Grande Sul e o Rio de Janeiro, usadas como arborização de ruas, quebra de ventos ou até mesmo para decoração, depois em 1903, 35 anos após vim á espécie para o Brasil começou á produção em larga escala no estado de São Paulo, para á utilização como lenha as locomotivas.

Já no ano de 1950 foi descoberta pelas fabricas de Celulose quando á matéria prima utilizada para a fabricação da celulose era extraída dos pinhos, matéria prima importada na qual gerava um alto custo paras as empresas Brasileiras.

Atualmente tudo se aproveita do eucalipto, desde ás folhas até á fibra, das folhas extraem-se óleos essenciais para a produção de produtos de limpeza, perfumes, alimentícios e até remédios, as cascas pode ser utilizada para curtimento do couro, troncos é utilizados para moveis, ripas, vigas, postes, tabuas e demais produtos obtidos da madeira, já sua fibra é utilizada como matéria prima para á fabricação da celulose.

Hoje o Brasil se tornou um dos países de maior tecnologia no uso da polpa do eucalipto para a produção da Celulose.

  1. PRODUÇÃO DE MUDAS DE EUCALIPTO

O Eucalipto é a espécie mais plantada no mundo com cerca de 17,8 milhões de hectares em todo o mundo, com essa extensão toda de plantações o Brasil é o segundo maior país produtor de eucalipto com cerca de 4 milhões de hectares, perdendo apenas para a Índia que é o principal país produtor da espécie totalizando 8 milhões de hectares.

Já em qualidade nas florestas o Brasil passa a produção da Índia, pois á qualidade da matéria prima produzida nas florestas brasileiras são de extrema qualidade focando na eucaliptocultura baseado principalmente em florestas clonais formadas por mudas de elite e de elevada produtividade.

Existe duas maneiras de produzir as mudas de eucalipto tais como: Sexuada (sementes) ou a Assexuada (Clonais).

Em proporção de produção nós dias atuais estamos com sexuada em 40% e assexuada em 60%.

  1. CLONAGEM DE MUDAS DE EUCALIPTOS

As primeiras iniciativas de clonagem do eucalipto datam de meados do século passado, quando pesquisadores australianos, de Camberra, e franceses no Marrocos e no norte da África multiplicaram varia espécies de “Eucalyptus” por enraizamento de estacas obtidas de mudas seminais. (Alfenas, Zauza, Mafia, Assis, 2009, p. 21).

O processo de clonagem de mudas vem aumentando gradativamente com o passar do tempo, pois foi comprovado que a qualidade de florestas clonais são superiores as demais técnicas como as florestas de sementes.

Um dos grandes benefícios dos clones de eucaliptos é o aumento de produtividade que chega á 65 m³/ha/ano, enquanto no plantio de semente não chega á 35 M³/ha/ano, com um valor significativo de 30% á maior na produção de floresta por mudas clonadas. Existe outras vantagens que proporciona um maior lucro para as empresas que inventem em viveiros de mudas clonadas no qual o tempo para corte da árvore é bem menor do que as árvores plantadas através de sementes, reduzindo o tempo de corte em 2 anos.

E as mudas de eucalipto clonadas tem maior resistência á varias doenças e pragas existentes, com isso as florestas se desenvolvem com uma maior qualidade na matéria prima com um menor custo, e com menos perdas.

As floresta de mudas clonadas tem uma uniformidade na altura e na aparecia das árvores plantas pois á matriz que foi retirada os clones é de alta qualidade para a fabricação de Celulose.

Hoje praticamente todas as empresas que tem foco em reflorestamento de eucaliptos estão investindo no processo de clonagem pois essas plantações proporciona muitas vantagem para a empresa, qualidade e benefícios favoráveis nos investimentos e custos.

  1. VIVEIROS

Para se obter o máximo na eficiência das mudas clonadas, a escolha do local para á instalação do viveiro é muito importante. A sua localização tem que ter água para a irrigação, estrutura adequada para as etapas da muda e orientação solar, isso tudo se faz necessário para obter uma maior produtividade.

  1. RAMO DE ATIVIDADE

Floresta auto sustentáveis com o reflorestamento, que produz cerca de 100.000 toneladas anuais de eucalipto para produção da matéria prima celulose, destinada para empresas no ramo de Celulose, que serve para fabricação de diversos tipos de papeis para uso em livros, cadernos, embalagens, papeis sanitários entre outros tipos de papais.

  1. SUSTENTABILIDADE

Nossas florestas são conduzidas respeitando todos os critérios de sustentabilidade e são planejadas e executadas levando em consideração a necessidade de proteger a biodiversidade, os recursos naturais, a fauna e a flora.

  1.  Investimento em Melhorias como maquinário de qualidade, e mão de obra especializada em reflorestamento.
  2.  Sempre buscando em operações florestais continuo melhoramento genético e tecnologia do plantio e da colheita.
  3.  O respeito ao meio ambiente pelo uso sustentável dos recursos naturais, e pela prevenção, monitoramento e mitigação dos impactos ambientais adversos e decorrentes de suas atividades.
  4.  O atendimento ao requisitos legais, normas e outros compromissos assumidos pela empresa.
  5.  O atendimento ás necessidades de nossos clientes, buscando um padrão de excelência na qualidade de nossos produtos e a construção de relações duradouras, onde conseguimos agregar valor e nos posicionarmos como parte integrante de seu sucesso.

  1. CONCEITOS E DEFINIÇÃO ABORDADOS NESTE TRABALHO

Vamos abordar os temas com pontos específicos e suas definições:

  1.  ATIVIDADE AGRÍCOLA

A atividade agrícola se caracteriza pela existência de três condições básicas ( CPC 29 item 6), e que serão abordados dentro do seguinte contexto no documento de avaliação:

  • Capacidade de Mudança: Consiste na capacidade intrínseca dos seres vivos (animais ou vegetais) de sofrer transformação biológica da floresta que resultam em modificações dimensionais ou qualitativas.
  • Gerenciamento de Mudança: São as ações humanas realizadas para promover ou assegurar que as transformações biológicas aconteçam. Consistem dos tratos culturais, fertilizações e ações de prevenção de incêndios e controle de pragas e doenças.
  • Mensuração da mudança: Consiste no monitoramento da dinâmica das transformações biológicas, que é realizado pelos diversos métodos de controle de entidade levantamentos de sobrevivência, controle de qualidade, medições do inventario continuo.

  1.  PRODUTO AGRÍCOLA

Conforme estabelece o item três do CPC 29, para a avaliação será considerada a produção agrícola obtida até o momento imediatamente anterior á colheita, ou seja, a MADEIRA EM PÉ.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (407.4 Kb)   docx (96.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com