TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simulado de gestão da qualidade

Por:   •  17/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  3.166 Visualizações

Página 1 de 6

1)A evolução da qualidade passou por diversas etapas como: inspeção, processos, pessoas, sistemas e gestão. No que consiste a etapa de gestão?

R:Percepção e busca de melhores resultados

2) Existem diversas definições conhecidas de Qualidade, mas independentemente da forma como se expressa o conceito, deve-se entender que alguns princípios não devem ser esquecidos. Quais são esses princípios?

R:Contínua eliminação de desperdícios.

3)Joseph Juram, foi um engenheiro romeno famoso por sua contribuição na gerência da qualidade. Na sua ótica, a qualidade pode ser definida de que forma?

R:Adequação ao uso e pode estar esta relacionada à forma como o produto é utilizado e as caractaerísticas técnicas em que foi desenvolvido para corresponder às necessidades dos clientes

4)É muito importante que as organizações estejam preparadas para o mercado e para isso há uma necessidade de estabelecer alguns componentes que nortearão o seu caminho. Dentre esses componentes estão:

R:O estabelecimento da missão da organização, a visão de futuro, seus princípios e valores.

5)

O autor Walter A. Shewart - professor universitário na década de 1930, desenvolveu no "Bell Laboratories", uma ferramenta que ao longo dos tempos sempre tem sido utilizada nos Programas de Qualidade. Qual é a sigla dessa ferramenta?

R: PDCA

6) O movimento em favor da Qualidade Total fez as empresas darem vez aos seus funcionários possibilitando-os uma visão mais abrangente de seu papel na valorização dos processos organizacionais. Esse movimento tem como pilar, EXCETO:

R:Manter a efetividade dos processos em todos os níveis organizacionais.

7)A Gestão da Qualidade contribui para o sucesso as organizações. Assim sendo, apresente três formas de contribuir para a organização.

R: Pode contribuir: no atendimento aos requisitos dos clientes, na racionalização das ações desenvolvidas, na capacitação dos colaboradores, na diminuição dos desperdícios, na imagem organizacional junto ao mercado

8)A escola das Ciências Humanas contribuiu muito na formulação dos conceitos de qualidade. Ela fez perceber a importância de alguns fatores como motivação, atendimento das necessidades das pessoas na busca da obtenção da qualidade.  Dentre os estudiosos de relações humanas podemos destacar Douglas MacGregor, que contribui com:

R:Teoria X e Y

9)Em um mundo cada vez mais competitivo, é muito importante que as organizações estejam preparadas para o mercado e para isso há uma necessidade de se estabelecer alguns componentes que nortearão o seu caminho. Dentre esses componentes estão: o estabelecimento da missão da organização, a visão de futuro, seus princípios e valores.
Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que representa a missão de uma organização.

R:Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.  (Nestlé)

10)A gestão da qualidade tornou-se estratégica para manter a competitividade da empresa e passou a enfatizar os aspectos de inspeção, processos, pessoas, sistema e gestão. A ênfase em sistema significa:

R:integração de processos e pessoas visando um objetivo maior

11)O ciclo PDCA (plan, do, check, act), também conhecido por ciclo de Deming, pode ser utilizado:

R:Na abordagem de problema ou de melhoria de rotina.

12)Em 3 ou 4 linhas, descreva as principais atividades da gestão da qualidade?

R:O aluno deve mencionar e descrever o planejamento da qualidade, a definição de objetivos e os metas da qualidade, o controle dos processos, as auditorias da qualidade, o gerenciamento das certificações da qualidade e as atividades de melhoria contínua.

13)Complete as lacunas abaixo corretamente: Na Revolução Industrial a __________ foi substituída pela _________ e a produção __________.

R:Customização ¿ padronização - em larga escala

14)Criada em 1991, a FNPQ é uma instituição sem fins lucrativos, fundada por 39 organizações privadas e públicas. É a instituição responsável por realizar, anualmente, o ciclo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Qual é o seu objetivo?

R:Seu objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade das organizações e, por extensão, para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.

15)O Gerente de Qualidade de uma indústria, percebendo o aumento da incidência de peças rejeitadas por apresentar defeito, resolveu utilizar uma das Ferramentas da Qualidade que é a correta para essa situação, procurando identificar qual tipo de defeito representa maior necessidade de urgência para ser resolvido,para agir prioritariamente sobre ele. Assinale nas opções a Ferramenta que ele utilizou.

R: Matriz GUT

16)A CONFIANÇA DE TODOS, organização do ramo de seguros, resolveu investigar através de análises, as origens de determinados sinistros (ocorrências) e o que os mesmos estavam acarretando ou poderiam acarretar de ruim para os seus clientes. Dessa forma, com as informações obtidas das análises, a CONFIANÇA pôde oferecer tipos de seguros diferenciados que viessem a dar mais tranquilidade aos seus clientes e ao esmo tempo, estaria atendendo à sua missão organizacional. Para essa análise foi utilizada a seguinte ferramenta de qualidade:

R: Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com