TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema da Qualidade e Acreditação Hospitalar

Por:   •  30/3/2021  •  Resenha  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO HOSPITALAR

Resenha Crítica de Caso

Stéphannie de Lima Gonçalves

Trabalho da disciplina Sistema da Qualidade e Acreditação Hospitalar

                                                         Tutor: Prof. Marcio Jorge Gomes Vicente

Nova Iguaçu

2020

A AMIL E O SISTEMA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA NO BRASIL

Referência: HERZLINGER, Regina E.; Pinho, Ricardo R. A Amil e o Sistema de Assistência Médica no Brasil. Harvard Business School, agosto 2011. Disponível em:
http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PHORTE/Biblioteca_47149/Biblioteca_47149.pdf Acesso em: 14 out. 2020.

O presente texto apresenta a história da Amil, uma empresa recém-fundada no ano de 1972, e a maior Operadora de Planos de Saúde (OPS) do país, onde aborda e coopera com o Sistema de Assistência Médica no Brasil. O Cirurgião Geral Edson de Godoy Bueno, presidente do conselho e acionista majoritário, advindo de uma família simples e com histórico de desempenho escolar baixo. Edson, com seu espirito empreendedor e estilo mais irrequieto, conseguiu levar a Amil a conquistar grandes feitos, tornando ela uma gigante empresa no setor de saúde e a maior prestadora de serviços de saúde do brasil, trazendo reconhecimento para empresa, fornecendo qualidade e capacidade de diferenciação diante de outras empresas do ramo.

A história da Amil se inicia em 1972, quando Edson Bueno, cirurgião geral percebendo sua oportunidade de negócio, adquiriu a Casa de Saúde São José. Na época, a clínica passava por grandes dificuldades financeiras, e Bueno obtendo o controle, assumiu suas dívidas. Nos anos seguintes, adquiriu mais três clínicas, assim criando uma empresa de serviços médicos.

Devido à má qualidade da saúde pública na época e o setor de saúde privada passando por crescimento, melhorias nos níveis de renda, e o aumento de empregos, faziam com que a população recorresse a melhores tratamento com planos de saúde. Assim, Bueno pode perceber oportunidades tentadoras, com aumento da procura de clientes as operadoras de planos de saúde.

Por outro lado, o mercado nacional e internacional enfrentava um cenário de desigualdade, conturbado por crises políticas, sociais e econômicas. Com isso, Bueno seguia uma estratégia de integração vertical em serviços de saúde, investindo pesado em Marketing e em contínua melhoria. Apesar da estratégia da Amil de ofertas de produtos verticalmente integrados serem o ponto forte, também tinham aspectos negativos e enfrentavam cortes. Bueno sabia que, para o próximo ciclo iria precisar de capital e competências administrativas para garantir sua liderança.

Em 1978, Bueno estabeleceu a Amil Assistência Médica, com abordagem mais moderada e operacional, decidiu convidar Jorge Ferreira da Rocha, um cardiologista, para juntos formar uma sociedade.

Na expansão para fora do Rio de Janeiro em 1980, a Amil iniciou seus investimentos, focado em marketing e novos serviços com diversas campanhas. O foco na qualidade para atingir o público e na capacidade de diferenciação, lançaram um diferencial, os serviços de resgate médico através de aviões e helicópteros, produto pouco utilizado na época por seus concorrentes e eficaz.

Em 1993, a Amil tornou-se a primeira OPS do Brasil, fornecendo cobertura internacional para seus clientes ao exterior. Em 1997, Bueno fundou a Dix Saúde, com seu foco em pequenas empresas e pessoas com classe mais baixa. Na sua expansão em 1999, o Total Care foi criado para pessoas necessitados de cuidados especiais, com acompanhamento médico, juntamente com aquisições, nos anos de 2000 a empresa adotou programa chamado de Sistema Unificado de Gestão de Saúde.

Além disso, a maior parte do crescimento da empresa eram de aquisições e estratégias, com a criação de programas, serviços e produtos que pudessem atingir a cada necessidade, atingindo todas as classes, pessoas físicas e jurídicas. A empresa criou a Amilpar, uma holding, com a posse majoritária corporativa, uniu diversas subsidiárias, centralizando o controle do Grupo.

Em dezembro de 2010, a Amil tornou-se a maior prestadora privada de serviços de saúde do Brasil, sua estrutura profissional era baseada na meritocracia e a cultura predominante reconhecida com seu Sistema Integrado, objetivos e estratégia organizacional.

A Amil, desenvolveu uma cultura investindo no capital intelectual de seus funcionários e parceiros. Focada em saúde acessível, de qualidade e uma cultura interna no autoaprendizado, com pacote de remuneração que refletia aos esforços individuais ou em grupos. Incentivos e desempenhos, os funcionários recebiam bonificações, assim Bueno traçava uma estratégia de equipe leal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com