TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema da informação e comunicação no setor publico

Por:   •  2/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

TAREFA 1

1. A gestão de tecnologia envolve apenas o controle e manutenção de dispositivos de hardware software da empresa? Explique.

R: Não. A gestão de tecnologia é bem mais ampla. Mendes (2009) inclui também o planejamento da informática, desenvolvimento de sistemas e processos de produção e operação. De acordo com o Batista (2012, p.28) o profissional de gestão da informação deve saber aplicar também “inovações tecnológicas em seus processos e em novas oportunidades de negócios”.

2. O conhecimento de um gestor em tecnologia deve se basear apenas em conhecimento técnico da área tecnológica? Explique

R: Não. O gestor em tecnologia deve ter um conhecimento bem mais amplo que as áreas de ciências e engenharia da computação. O mundo globalizado exige cada vez mais do gestor, se há décadas atrás só tínhamos uma mecanização do serviço, hoje a automação deu lugar a essa mecanização. O profissional, de acordo com Batista (2012, p.17) deve ser capaz de “analisar a organização ou definir corretamente o problema, identificar missões, campos de atuação e relações internas por meio de instrumentos como a informática”. Além de critério, visão estratégica, organização e criatividade, que fazem necessário expandir outras áreas do conhecimento como gestão de pessoas marketing, vendas, finanças, recursos humanos, operações, características de negócio, conceitos de processos e visão de mercado (BATISTA, 2012).

3. Quais são considerados elementos essenciais para o fortalecimento da área de gestão e tecnologia?

R: O profissional da área de gestão e tecnologia deve-se planejar para buscar sempre se aperfeiçoar e melhorar sua função na empresa através, segundo Batista (2012) de especializações e cursos de extensão em gestão de projetos, técnicas e rotinas administrativas, gestão de cursos e conhecimentos correlatos a profissão.

TAREFA 2

De acordo com Albuquerque (2011) Sistema de Processamento de Transação é responsável por monitorar, coletar, armazenar, processar e distribuir os dados das diversas transações realizadas para ser compartilhadas com toda organização. Neste sentido, um exemplo real do uso de Sistema de Processamento de Transação é o Sistema SOUL MV Hospitalar que começou a ser implantado na UERJ em 2015. Ele tem como função integrar o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), Policlínica Piquet Carneiro (PPC) e demais setores da área de saúde da UERJ.

O SOUL MV Hospitalar é um conjunto de soluções para facilitar o fluxo de dados entre setores e integrar os processos hospitalares. O sistema tem como promover uma gestão eficiente para melhorar o atendimento ao paciente e integração com os diversos setores com informações padronizadas em diversas áreas como: clínicas, assistenciais, administrativas, financeiras e estratégicas. O SOUL MV atua no Pronto Atendimento, ambulatório, maternidade, atendimento, clínica e assistencial, diagnóstico e terapia, suprimentos, faturamento, financeiro, controladoria, área de apoio, TI e gestão estratégica.

No caso da UERJ a compra do sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com