TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Gestão da Segurança do Trabalho Alinhado à Saúde.

Por:   •  24/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DO TRABALHO ALINHADO À SAÚDE

Rio Claro-SP

2022

1. TÍTULO DO PROJETO

Sistema de Gestão da Segurança do Trabalho Alinhado à Saúde.

2. NOME E REGISTRO ACADÊMICO DO(s) ESTUDANTE(s) PROPOSITORE(s)

Caroline Cristina Santana Menezes – RA 8079924

3. LOCAL/LOCAIS DE REALIZAÇÃO

Blog, Internet acessível.

4. CLASSIFICAÇÃO

                     

                 [pic 3][pic 4]

                      Projeto                                   Oficina

[pic 5][pic 6][pic 7]

                       Curso                                     Evento                            Prestação de Serviço                                      

       

5. PÚBLICO-ALVO

Funcionário de empresas publicas, privadas e autônomas.

6. OBJETIVO(s)

O objetivo do projeto é apresentar a importância dos cuidados necessários na saúde e segurança dos funcionários pertencentes de empresas públicas, privados e autônomos, visando instruir cada dia mais os colaboradores sobre a prevenção de acidentes e doenças causadas no ambiente de trabalho.

7. ÁREA(s) TEMÁTICAS DE EXTENSÃO

Área Temática 1: Comunicação. Comunicação social, mídia comunitária, comunicação escrita e eletrônica; produção e difusão de material educacional; televisão universitária; rádio universitária; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de comunicação social.[pic 8]

[pic 9]

Área Temática 2: Cultura. Desenvolvimento de cultura; cultura, memória e patrimônio; cultura e memória social; cultura e sociedade; folclore, artesanato e tradições culturais; cultura e tradições culturais locais e/ou regionais; produção cultural e artística na área de artes plásticas, artes gráficas, fotografia, cinema e vídeo, música e dança; produção teatral e circense; capacitação de gestores de políticas públicas do setor cultural.

[pic 10]

Área Temática 3: Direitos Humanos e Justiça. Assistência jurídica; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de direitos humanos; direitos de grupos sociais; organizações populares; atividades de promoção de cidadania; direitos humanos, justiça e democracia; inclusão social; direitos de minorias; direito da criança e do adolescente; direito da mulher; direito do idoso; direito da pessoa com deficiência.

[pic 11]

Área Temática 4: Educação. Educação básica; educação e cidadania; educação a distância; educação continuada; educação especial; educação de jovens e adultos, especial e infantil; educação técnica e profissional; incentivo à leitura; capacitação e qualificação de recursos humanos; políticas públicas de educação. 

[pic 12]

Área Temática 5: Meio Ambiente. Preservação e sustentabilidade do meio ambiente; meio ambiente e desenvolvimento sustentável; desenvolvimento regional sustentável; aspectos do meio ambiente e sustentabilidade do desenvolvimento urbano; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de meio ambiente; educação ambiental, gestão de recursos naturais, sistemas integrados para bacias regionais.

[pic 13]

Área Temática 6: Saúde. Promoção à saúde e qualidade de vida; atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais; atenção integral à mulher; atenção integral à criança; atenção integral à saúde de adultos; atenção integral à terceira idade; atenção integral ao adolescente e ao jovem; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de saúde; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; desenvolvimento do sistema de saúde; saúde e segurança no trabalho; esporte, lazer e saúde; hospitais e clínicas universitárias; novas endemias, pandemias e epidemias; saúde da família; uso e dependência de drogas.

[pic 14]

Área Temática 7: Tecnologia e Produção. Transferência de tecnologia; incubadoras de base tecnológica empreendedorismo; empresas juniores; inovação e desenvolvimento tecnológico; polos tecnológicos; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de ciência e tecnologia; direitos de propriedade e patentes.

[pic 15]

Área Temática 8: Trabalho. Trabalho e inclusão social; capacitação e qualificação de recursos humanos; educação profissional; organizações populares para o trabalho; saúde e segurança no trabalho; trabalho infantil; trabalho rural; turismo e oportunidades de trabalho; formas alternativas de trabalho; economia solidária; geração de renda e emprego; políticas públicas e trabalho; cooperativas populares; organizações populares para o trabalho.

8. INTRODUÇÃO/CONTEXTUALIZAÇÃO DA PROPOSTA

A nossa proposta inicial é montar um blog, onde seja de fácil acesso as pessoas de empresas públicas ou privadas, ou até mesmo pessoas autônomas, que vivem de trabalho e precisa ter o conhecimento sobre saúde, seja de seus funcionários ou da própria.

Portanto no blog iremos falar sobre diversos temas, dentre eles, a atenção que os proprietários devem ter com os funcionários que portam necessidades especiais, principalmente na época de pandemia, pessoas com obesidade, problemas de coração, diabetes e entre outras. Fortalecendo assim a importância de ter exames rotineiros fornecidos pela empresa, possuir um médico, enfermeiro dentro de uma empresa com maior quantidade de funcionários, para garantir que se algo acontecer, eles terão atendimento rápido e eficaz. No blog também falaremos sobre a importância do bem estar do pessoal da terceira idade que ainda trabalham e precisam do emprego, sendo assim a assistência ao adolescente em caso de menor e aprendiz também. A importância do uso dos EPI’s, os equipamentos de segurança obrigatórios, afinal é obrigação usar, então se infelizmente acontecer algum acidente e a funcionário não estiver usando o equipamento, pode ser um acidente fatal, e a empresa recebe uma multa.

Iremos ressaltar a importância da qualificação dos gestores de Recursos Humanos, afinal é responsabilidade deles, assistir o que acontece dentro da empresa em relação a tudo, a saúde a trabalho, a dificuldade financeira, e assim tentar de alguma forma, ajudá-los. Com isso também iremos informar as pessoas, de como agir com o surgimento de uma nova pandemia, epidemia, endemias, esse assunto ainda é muito leigo para algumas pessoas, acho importante ter uma informação desse porte, de forma acessível para todo o público.

Dentro do blog também iremos falar sobre um assunto bem importante também que é a inclusão social dentro do núcleo de uma empresa de pequeno e principalmente grande porte, mostrar o quanto pessoas com deficiência, seja ela auditiva, física, cognitiva ou outras, são capacitadas para trabalharem em determinadas áreas, com isso, acima de tudo elas precisam de um treinamento especializado, realizado pelos gestores de Recursos Humanos bem qualificados e bem preparados para essa missão.

Ressaltaremos sobre o trabalho infantil, trabalho rural, que ainda no mundo de hoje, possui crianças que deixam de estudar e brincar porque precisam ajudar seus pais na roça, por exemplo, então vamos mostrar que acima de todo dinheiro, ou trabalho, vem o bem estar da criança, ela preciosa estudar, brincar, aprender a conviver com outras crianças. Não é errado ajudar no trabalho de casa, ter uma participação nos afazeres domésticos, mas primeiro devem ser CRIANÇAS.

9. METODOLOGIA

A metodologia usada será na maior parte digital onde iremos disponibilizar o link do blog em diversas ferramentas. Como:

  1. E-MAIL: Começaremos criando uma campanha de e-mail para promover o novo artigo para nossos contatos diários, diretos e até mesmo os indiretos, com um conteúdo memorável e com cautela para não se tornar algo invasivo.
  2. REDES SOCIAIS: Nada mais, nada menos o mais popular de hoje em dia. Compartilharemos em nossas redes, como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn entre outros. Por um caminho e outro, o importante é utilizarmos a presença do nosso público em que já possuímos para ampliar nossa mensagem.  
  3. PARCEIROS E AMIGOS: a divulgação mais fácil que podemos conseguir, pedindo assim, para que nossos amigos divulguem o link pela internet.
  4. PUBLICIDADE: Será divulgada como material físico e visível em formas de panfletos informativos, benners em comércios em pontos estratégicos em toda a cidade.

10. CONTEÚDO/PROGRAMA

No Blog abordaremos temas de grande importância para o bem estar dos colaboradores;

ISTS- O que são e como preveni-las;

Riscos Ergonômicos- O que são e como preveni-los;

Ergonomia no trabalho;

Segurança do Trabalho;  

Doenças Ocupacionais;

O que é PCMSO e qual sua importância;

Higiene do trabalho;

Noções básicas de primeiros socorros;  

CIPA;

Doença do trabalho e doença profissional;

Acessibilidade nas empresas;

Importância do uso de EPI;

APR- Analise preliminar de riscos;  

Limpeza e organização;

Normas Regulamentadoras;

Saúde Mental.

11. RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que os profissionais entendam a importância da saúde e integridade física no ambiente de trabalho e  que estejam cientes de que as normas aplicadas a saúde do trabalhador promove a redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, minimizando as consequências prejudiciais para os próprios colaboradores e para as empresas. Espera-se também que eles tenham responsabilidade com a saúde individual e coletiva e que tomem providencias para a melhoria no ambiente de trabalho.

12. REFERÊNCIAS

https://www.pontotel.com.br/ergonomia-no-trabalho/ acesso em: 11/03/2022.

https://deltaplusbrasil.com.br/blog/como-prevenir-a-exposicao-a-produtos-quimicos-no-trabalho/#:~:text=A%20exposi%C3%A7%C3%A3o%20do%20trabalhador%20a,doen%C3%A7as%20graves%2C%20como%20o%20c%C3%A2ncer. (Blog Delta Plus Brail)/ Acesso em 10/03/2022.

Higiene, Medicina Seg. Trabalho - CRC - Unidade 1.indd.pdf (MARINHEIRO, C. A.; PILEGGI, V.) Acesso em 10/03/2022.

https://sesmo.com.br/blog/o-que-sao-riscos-ambientais-conheca-os-5-tipos-de-riscos/#:~:text=Esses%20riscos%20ocupacionais%20s%C3%A3o%20classificados,cada%20um%20possa%20estar%20presente. (SESMO WEB) Acesso em 09/03/2022.

https://onsafety.com.br/blog/ Acesso em 14/03/2022.

https://youtu.be/U14WD9bBqNE/ Acesso em 14/03/2022.

13. MATERIAL DE CONSUMO

MATERIAL

QUANTIDADE

Internet

-

Computador

-

Panfletos

-

14. CRONOGRAMA

ATIVIDADE

ANO:

JAN.

FEV.

MAR.

ABR.

MAI.

JUN.

JUL.

AGO.

SET.

OUT.

NOV.

DEZ.

Formação do grupo e Escolha do tema

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elaboração do Plano do Projeto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leitura das pesquisas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Metodologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Introdução/Contextualização

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Elaboração do Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Referencias Bibliográficas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (620.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com