TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Gestão de Qualidade

Por:   •  23/5/2017  •  Artigo  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 9

Sistema de Gestão da Qualidade

Palavras-chaves:

Qualidade, eficácia, manutenção, melhoria.

Introdução

Na empresa ABC Imóveis, com atuação na área de administração de patrimônio imobiliário, abrangendo os processos de consultoria, planejamento e comercialização de imóveis de venda, revenda, locação, e administração de carteiras de recebíveis.

        A adoção de um sistema de gestão da qualidade é decisão estratégica da organização. O desenvolvimento do sistema tem como finalidade manter a gestão baseada nos princípios da qualidade, mantendo foco no cliente, através do aprimoramento de seus serviços, garantindo assim, o atendimento aos requisitos contratados e o comprometimento de todos os funcionários, corretores, gerentes, diretores e acionistas, partes interessadas com os mesmos objetivos, alcançar uma maior competitividade e destaque no mercado.

        A empresa ABC  por meio de sua direção e equipe mantém a administração e melhoria contínua do seu sistema da qualidade segundo os critérios preestabelecidos na NBR ISO 9001- Sistema de Gestão da Qualidade.

        O Sistema de Gestão da Qualidade da empresa foi desenvolvido considerando a abordagem de processo. Tal prática permite a melhoria da eficácia do sistema de gestão, uma vez que potencializa a confiança da organização no funcionamento integrado dos seus processos aumentando assim a satisfação do cliente pelo atendimento sistemático dos seus requisitos.

Desenvolvimento

Na organização estudada mantém um sistema de gestão da qualidade documentado e provido de elementos para sustentar sua melhoria continua e eficácia de acordo com os requisitos da norma NBR ISO 9001. A documentação do sistema de gestão da qualidade inclui as declarações documentadas da política da qualidade e dos objetivos da qualidade, as instruções de trabalho, material didático e documentos necessários {a organização para assegurar o planejamento, a operação e o controle eficazes de seus processos, de acordo com os ciclos da qualidade da empresa. Usa-se o termo “procedimento documentado” que significa que o procedimento [e estabelecido, documentado, implementado e mantido. A documentação utilizada na empresa [e dividida em quatro níveis distintos identificados como o nível (estratégico,tático, operacional e registros), por tipo (planejamento estratégico, manual da qualidade, política da qualidade, procedimentos, instruções de trabalho, apostilas de treinamento, materiais correlatos, registros da qualidade) e por finalidade ( o que fazer com os conceitos e planejamento, responsabilidades e atividades).  

A Alta Direção da ABC analisa criticamente o sistema de gestão da qualidade da organização, a intervalos planejados, não superiores a 6 meses, ou a qualquer tempo, sempre que alterações influenciem a estrutura da empresa, assegurando a continua pertinência, adequação e eficácia do sistema de gestão da qualidade. Essas análises criticas incluem a avaliação de oportunidades para melhoria e necessidade de mudanças, incluindo a política da qualidade e os objetivos da qualidade. As entradas para essa análise critica incluem informações sobre resultados de auditorias, retroalimentação proveniente de clientes, desempenho de processos e conformidade de produtos (serviços e matérias), situação das ações preventivas e corretivas, mudanças que possam afetar o sistema de gestão da qualidade e recomendações para sua melhoria. Alem disso, a analise critica pela administração e utilizada para planejar a implementação do sistema da qualidade em períodos definidos, estabelecer objetivos, metas e indicadores do sistema de gestão e prover os recursos necessários para o cumprimento de tais metas através do planejamento previamente definido. Conforme a necessidade, as metas globais da empresa são desdobradas para as diversas funções dentro da organização de maneira a facilitar a implementação de ações especificas e permitir o acompanhamento efetivo do desempenho do sistema em nível global e setorial dentro da organização.

A ABC determina, prove e mantém a infra-estrutura necessária para alcançar a conformidade com os requisitos do cliente e com os requisitos do cliente e com os requisitos de desempenho dos serviços. A infra-estrutura inclui, quando aplicável os edifícios, espaço de trabalho  e instala coes associadas esta descrita na estrutura e funcionamento organizacional. E utilizado também nos equipamentos para a realizamos dos processos e serviços (tanto materiais e equipamentos quanto programas de computador, como de apoio, ou seja, transporte e comunicação). A infra-estrutura [e delineada nas reuniões de analise critica do sistema da qualidade pela alta direção.

        A organização visitada determina e gerencia as condições do ambiente de trabalho necessárias para alcançar a melhoria do ambiente físico, disponibilizando salas para trabalho, mobiliário, hardwares e softwares adequados. A organização tem implementado o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e o  PCMSO – Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional, como controles do ambiente de trabalho no que se refere dos riscos de segurança e saúde dos colaboradores.

        Há um controle nos serviços prestados pela ABC assegurando as condições necessárias para um bom desempenho das atividades. A empresa identificou e  elaborou procedimentos e instruções de trabalho para os serviços que presta a seus clientes,o uso de equipamentos, instalações e condições de trabalho adequadas [a execução do serviço. Existe uma conformidade com a legislação e normas técnicas aplicáveis e com os procedimentos documentados da qualidade evidenciada pelas inspeções realizadas durante a execução do serviço e os monitorando, fazendo a manutenção dos equipamentos e de softwares para execução dos serviços conforme o plano de manutenção ou de atualização específicos para cada serviço. Alem disso, o planejamento dos serviços da organização pesquisada, [e realizado conforme procedimentos das instruções de trabalho que inclui a seqüência e interação dos processos executivos para realização dos serviços/produtos. Nos processos de produção onde as deficiências só fiquem aparentes depois que o serviço esteja concluído. Por isso que se toma as providencias necessárias para que esses processos alcancem o resultado planejado, o que inclui o registro da não conformidade levantada. Tento uma ação preventiva e de melhoria, podendo ser aplicada, pra tomar outras medidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com