TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de gestão ambiental

Por:   •  22/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

NOME

RA.

Yuri Gabriel Alves Moreira

19694629

Sistema de gestão ambiental

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) constitui uma parte do sistema global de gestão de uma organização que procura o controle de seus aspectos ambientais, através de uma abordagem estruturada e planeada à gestão ambiental, em todas as suas vertentes envolvendo toda a estrutura da organização e todos os outros que sejam influenciados pelas atividades, equipamentos, produtos e processos da organização que provocam ou podem vir a provocar danos ambientais, implementando um processo de melhoria contínua.  “A implantação de sistemas de Gestão Ambiental tem sido uma das respostas que as empresas se impuseram, no sentido de minimizar as pressões da sociedade, do poder público, como também, àquelas relacionadas à sua inserção no mercado.” Este processo é dinâmico visto que está sujeito a uma avaliação periódica, onde são analisados os objetivos e metas traçados, o seu cumprimento e a eficácia das medidas corretivas implementadas.

As empresas mais avançadas no trato dessas questões são as de grande porte, multinacionais, sendo consideradas empresas pró-ativas. Algumas empresas de pequeno porte e voltadas para o atendimento do mercado interno procuram, no limite, atender aos requisitos da legislação ambiental, sendo consideradas empresas reativas.

 ISO 14001 

“A ABNT NBR ISO 14000 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.”

Portanto, o sistema de gestão ambiental é importante, pois, faz com que a empresa esteja ciente dos possíveis danos ambientais que ela poderia, ou poderá causar no exercício de suas atividades. Este sistema também esta sujeito a sucessivas mudanças visando sempre uma melhoria constante gradual.

Campos, L. M. S.; Melo, D. A. Indicadores de desempenho dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA): uma pesquisa teórica.

[SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: ASPECTOS TEÓRICOS E ANÁLISE DE UM CONJUNTO DE EMPRESAS DA REGIÃO DE CAMPINAS, SP G. NICOLELLA 1; J.F. MARQUES 1; L. A .SKORUPA 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com