TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Gerenciais

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.958 Palavras (12 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Faculdade Anhanguera

EAD – Unidade Belo Horizonte

Curso de Administração

5ª Série

                         Cristiana Aparecida Nascimento      RA: 7373569728

                         Rafael Romão F. de Azevedo           RA: 7986726345

                         Ronaldo Soares Diogo                      RA: 7533605455

                         Vânia Franco Marques                      RA: 7377568382

ATPS

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Professor Tutor Presencial e EAD: Eronides Júnior

Belo Horizonte – MG

Novembro/2015


SUMÁRIO

1– INTRODUÇÃO....................................................................................................... 02

2– DESENVOLVIMENTO......................................................................................... 03

2.1 – DIFERENTES APLICABILIDADES DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, (ETAPA 1, PASSO 1 E 2 )............................................................................................03

2.2 - AS VANTAGENS COMPETITIVAS. (ETAPA 2/PASSOS 1 E 2)............... .05

2.3 – IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERAL ETAPA 3/PASSO 1, 2 E 3)..........................................................................................................09

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................12

4 – REFERÊNCIAS.......................................................................................................13

1-INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão apresentados os principais aspectos conceituais relativos aos Sistemas de Informações Gerenciais. Apresentaremos a conceituação do tema, pois todas as empresas têm informações que proporcionam a sustentação para suas decisões.
Sendo que nem todas tem um sistema estruturado de informações gerenciais que possibilitam aperfeiçoar o seu processo de decisão.

Abordaremos aqui como os sistemas de informações transformam negócios, quando as empresas decidem usar sistemas de informações para atingir objetivos e como usar essas informações para tirar vantagens competitivas.

Os sistemas de informações não dependem somente de informática ou tecnologia para serem elaborados, dependem sim de conhecimentos administrativos e operacionais. Pois as empresas sempre tiveram a necessidade de fazer os controles, seja financeiro, de produção ou de estoques. E esses controles eram feitos de forma manual, através de fichas arquivadas em armários, acumulando grande quantidade de papéis e dificultava a consulta rápida por gestores para adquirir alguma informação relativa ao controle daquele setor. Um exemplo é o que aconteceu com a Revolução Industrial, onde as empresas trocaram a manufatura para a utilização de máquinas o que aumentou em larga escala a produção, gerando com isso os estoques e sendo controlados por fichas de prateleiras, ou seja, um sistema de informações simples controlado por pessoas.

Um dos maiores desafios dos sistemas de informações é assegurar de forma confiável a qualidade e agilidade da informação que é imprescindível para as organizações e seus gestores. Tornando-se um diferencial onde o planejamento coleta e selecionam dados, levando ao nível estratégico da organização para transformá-los em informações com alto aproveitamento para a definição de estratégias, planos e metas a se atingir.


2 – DESENVOLVIMENTO

2.1- DIFERENTES APLICABILIDADES DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, (ETAPA 1, PASSO 1 E 2 ).

Existe uma grande ligação do sistema de informação gerencial com o processo de decisões a serem tomadas nas empresas, é necessário um sistema de informações eficiente para uma tomada de decisão adequada em cada situação que surge. 

Nessa conjuntura, as informações das empresas são vitais para o seu funcionamento, afetam e influenciam a produtividade, a lucratividade e as decisões necessárias para o bom funcionamento dos negócios. Para processar essas informações tão importantes são necessários recursos tecnológicos e pessoas para gerenciar os processos.

Tendo essa importância aparecem os SIG – Sistema de Informação Gerencial, dando suporte às funções de planejamento, de controle e organização de um negócio. O SIG fornece informações seguras e em tempo hábil para a tomada de decisões importantes.

Para que a empresa possa utilizar as vantagens do SIG, é preciso que alguns fatores sejam analisados, como o envolvimento da média e alta direção, com isso, nota-se a importância de estarem todos envolvidos em objetivos comuns de melhorar o fluxo de informações dentro do ambiente de negócios. Sem ter o envolvimento de todos os tipos de líderes, o SIG não terá tanta efetividade.

O fator humano dentro da empresa também deve ser analisado com atenção especifica, colocar uma pessoa com habilidade e com comunicação para implementar o SIG é de vital importância, pois precisa-se de comunicação constante.
Para conseguir atender as demandas do mercado de clientes atual, as empresas estão buscando soluções para se diferenciarem das outras e ganharem assim competitividade no seu tipo de negócio. Tornar a empresa preparada para utilizar os recursos tecnológicos disponíveis de forma eficiente. Conseguir tomar decisões rápidas e de maneira efetiva é ideal para atingir os resultados esperados.

O SIG entra nesse requisito, precisa-se de algo para aperfeiçoar o planejamento e execução das atividades realizadas, precisa-se sincronizar os suprimentos e reduzir custos nas operações realizadas na empresa para aumentar a satisfação dos clientes atendidos e, claro, os lucros do negócio.

O bom desempenho dos sistemas é garantido pela velocidade com que as informações trafegam pela empresa, e são assimiladas, ajudando na tomada de decisões. Esses sistemas gerenciais apoiam na geração de relatórios onde as informações podem ser geradas e analisadas rapidamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (323.9 Kb)   docx (249.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com