TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas empresarias

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.984 Palavras (16 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Empreendedorismo e plano de negócios        

2.1.1        Empreendedores/intraempreendedores/administradores        

2.2        Análise de mercado - oportunidades        

2.3        Plano de negócios        

2.3.1        Descrição do Negócio        

2.3.2        Organização Administrativa        

2.3.3        Análise de Mercado        

2.4        Gestão de projetos        

2.4.1        EAP – estrutura analítica do projeto        

2.4.2        Cronograma das atividades        

2.4.3        Relação dos envolvidos e seus papéis no projeto        

2.4.4        Administração da produção e logistica        

3        CONCLUSÃO        

4        REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

A presente produção textual tem por objetivo geral: desenvolver benchmarck na empresa Manini Alimentos e desenvolver um plano de negócios com base nas características da região.

Para tanto, foram desdobrados os objetivos específicos: realizar pesquisa bibliográfica pertinente; visitar e analisar as empresas Manini Alimentos, Itaimbé Maquinas e analisar o setor cultural da cidade de Canarana – MT.

A Manini Pereira e Cia Ltda tem como fantasia o nome de Manini Alimentos, é uma empresa de gêneros alimentícios oriundos da região Sul, também é representante das ervateiras que abastecem a cidade e região com ervas de chimarrão e produtos diversos. A empresa Manini Alimentos é uma empresa familiar Dayana e seu esposo Jose Luiz, são sócios juntamente com pai Renato Manini. A empresa está sobre o comando da família a pelo menos 9 anos.

A outra proposta foi elabora na visita a empresa Itaimbé Maquinas, onde vamos desenvolver um plano de negócios para saber como anda o mercado atualmente e ver onde a empresa precisa melhor se adequar para as mudanças que o mercado vem oferecendo.

        


  1. DESENVOLVIMENTO

  1.  EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

O empreendedorismo pode ser considerado a criação de um novo negócio ou de um novo produto e parcerias, para a obtenção de lucros. A criação de um novo negócio exige um estudo, a fim de identificar diferentes oportunidades ainda não exploradas, atentando para potencias clientes, fornecedores e colaboradores. Nesse sentido, o Plano de negócios, pode ser utilizado em qualquer organização como forma de direcionar as ações da administração e estruturar a organização no micro e macro ambiente.

A seguir, verificou-se dentre os dirigentes da empresa Manini Alimentos o perfil dos mesmos; fez-se uma análise de mercado da empresa e desenvolveu-se um plano de negócios de uma Escola de Artes.

  1.  EMPREENDEDORES/INTRAEMPREENDEDORES/ADMINISTRADORES

Para Degen (1989), o empreendedor é aquele que não se cansa de observar negócios, na constante procura de novas oportunidades, seja no caminho do trabalho, nas compras, lendo revistas ou vendo televisão. Acima de tudo, o empreendedor tem criatividade, visão e determinação para detectar as oportunidades no mercado.  

Já o administrador é aquele que gerencia o empreendimento. Para Vilanova (2009, p.1) administradores “são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo”

O intraempreendedor por sua vez, é aquele que está sempre buscando inovações em seu local de trabalho. Ele está dentro da organização e tem uma visão parecida com a do empreendedor, mas ao invés de criar um novo negócio ele melhora e inova em processos e produtos.

Tendo em vista, os conceitos encontrados, observou-se na Manini Alimentos que, o proprietário, Sr. Renato Manini é um empreendedora, pois foi ele que teve a ideia e a transformaram em oportunidade de negócios. A 15 anos atrás, teve a oportunidade de investir e ser o representante exclusivo de duas das maiores empresas ervateiras da região sul e seria o distribuidor e representante das mesmas na região do vale do Araguaia. Foi ele também, quem observou a oportunidade de ingressar no mercado de comércio de alimentos oriundo da região Sul e assim começou a atender diversas cidades da região com seu atacado de alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com