TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioambiental

Por:   •  3/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 5

Com a grande competição existente no Mercado hoje em dia, a preocupação com o meio ambiente surge como um diferencial para as organizações como ocorre com a Faber Castell que é uma empresa mundial que produz lápis e materiais de escritório com qualidade e responsabilidade socioambiental.

A empresa foi idealizada em 1761 na Alemanha, por um marceneiro chamado Kaspar Faber que produziu seu primeiro lápis na cidade de Stein. A primeira filial fora da Alemanha foi instalada nos Estados Unidos da América, e hoje já esta presente em mais de 100 países.

No Brasil a empresa já esta presente a mais de 70 anos, tendo unidades em vários lugares como Minas Gerais, Paraná, Amazonas e a principal em São Paulo. A organização possui produtos mundialmente conhecidos pela qualidade, produzindo 1500 artigos escolares.

A maior fabrica no pais esta localizada em São Carlos-sp, com uma produção de mais de 1.5 bilhões de lápis de madeira ao ano, exportando para mais de 100 países. A Faber Castell decidiu inovar exclusivamente no Brasil em 1989 visando um projeto de plantio de madeira para produzir seus lápis sendo autossuficientes com responsabilidade social.

Na Malásia em 1980 a organização expandiu seu ramo de negócios abrindo a maior fabrica de borracha de apagar do mundo. A empresa não parou ai e em 1997 a empresa decidiu entrar no de injeção de plástico para produzir réguas, esquadros e transferidores. Em 2002 a empresa construiu o maior lápis do mundo.

O grupo Faber Castell conta com 5000 funcionários, com uma produção de 2000 artigos diferentes como giz de ceira, massa de modelar e canetas-tinteiros. Esse grupo só cresce devido a qualidade dos produtos, e o compromisso com o meio ambiente e a sociedade.

A Faber Castell e líder do setor graças a um Sistema Integrado de Gestão que busca pelo desenvolvimento social responsável, econômico e ambientalmente sustentável. Donaire (1999) mostra que o sistema integrado de gestão e muito importante para a gestão ambiental, que procura agrupar as politicas, programas e praticas ambientais em todas as suas funções.

A organização e referencia mundial em sustentabilidade, e isso se da pela junção da estratégia econômica com a preocupação socioambiental, além, do foco em conseguir os melhores resultados.

Por mais que a empresa tenha muitos projetos de cunho social, com o foco maior na responsabilidade ambiental, a qual esta presente em todas as suas atividades. Desde sua fundação a Faber Castell possui politicas ligadas à sociedade e ao meio ambiente. A matéria prima utilizada para produzir lápis vem de madeira de áreas de reflorestamento, a produção brasileira diária e tão grande que abastece o mercado interno e externo.

A empresa produz um lápis chamado ecolápis que e produzido com 100% de madeira de reflorestamento, e provem de uma madeira chamada Pinus Caribea, que e trabalhada nos parques da Faber Castell em Minas Gerais. As arvores são plantadas em lugares onde antes existia devastação.

Na produção do ecolápis toda a madeira e aproveitada, os resíduos, galhos e cascas, são devolvidos para o solo para que desenvolva novos nutrientes para a terra. A serragem e utilizada para a produção de energia e suas cinzas são utilizadas pela indústria de cimento.

A produção de um ecolápis utiliza dez vezes menos energia do que a produção de um lápis feito de resina, enquanto um utiliza 100 kw/h o outro precisa de 1000kw/h para ser produzido. Além disso, o ecolápis se decompõe em 13 anos, já o lápis de resina demora 500 anos para se decompor e a madeira reflorestada utilizada para o ecolápis ajuda a evitar a devastação da floresta e ainda ajuda a cuidar da fauna e da flora.

Todo o projeto ecologicamente correto tem rendido frutos à empresa economicamente. A organização vem apresentando ótimas taxas de crescimento, o saldo positivo alcançado por ela tem a ver com seus investimentos para fabricar e atender da melhor forma possível, além de melhorias no relacionamento com o cliente, com os fornecedores, com colaboradores e a respeito das leis a serem seguidas. A insistência em sempre ir atrás de inovações e de melhorar cada vez mais a qualidade do produto, faz com que a empresa seja a maior do setor com resultados financeiros positivos.

Como dito anteriormente a Faber Castell possui um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com