TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia - A importancia

Por:   •  7/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

      A Sociologia é uma das ciências humanas que tem como objeto de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. A Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.

      A Sociologia surgiu como disciplina no século XVIII , como resposta acadêmica  para um desafio que estava surgindo: o início da sociedade  moderna.Com a revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa (1789) ; Essas revoluções que ficaram conhecidas como Revoluções Burguesas influenciaram diretamente no surgimento da Sociologia.

      Com o início das Revoluções Burguesas  iniciou - se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a  constituição dos estados nacionais do ocidente. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades , suas estruturas e organizações.

      A Revolução Industrial , iniciada na Inglaterra do século  XVIII, consistiu em um conjunto de transformações tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. A Era das maquinas desintegrou costumes,introduziu novas formas  de organização da vida social e desencadeou um profundo  aumento  demográfico, transformando  vilas em cidades, cidades em metrópoles e metrópoles em megalópoles. o ambiente urbano sofreu significativas alterações, dentre elas a falta de infraestrutura capaz de comportar o aumento populacional e os desdobramentos sociais que isso acarretou, como o aumento da prostituição, suicídio, criminalidade, alcoolismo, violência e o incremento trabalho feminino e infantil na produção industrial. Outra faceta desse processo foi a transição do produto artesanal  para  a manufatureira e desta para a produção fabril, gerando o fim da servidão e aparecimento do proletariado como uma classe social. A cidade acentuou seu poder de atração sobre o campo, fator que acentuou a migração campo-cidade e contribuiu  com o desmantelamento da família patriarcal e de antigas tradições.

      A Revolução Francesa também foi uma circunstância que agilizou o processo de formação da Sociologia. A monarquia absolutista da França assegurava inúmeros privilégios á aristocracia, enquanto deixava á margem a maioria da população. Além disso, o arcaico sistema vigente impedia a exploração eficiente da terra e a constituição da livre empresa.

      Por a Sociologia ser produto das transformações desencadeadas pela modernidade; As revoluções Burguesas que ocasionaram diversas transformações na forma da sociedade se organizar e se relacionar entre si ; influenciaram diretamente no surgimento da Sociologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com