TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sou uma Pessoa Consumista?

Por:   •  11/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 6

Sou uma Pessoa Consumista?

        Nos dias atuais, o consumismo se tornou algo normal em nossa sociedade, passando muitas vezes despercebido. Porém o que poucos sabem é que o consumismo é sim uma doença e tem nome, oneomania. Uma pessoa com tal doença possui vício em compras, gastando até mesmo o que não pode!

        Os gastos vão desde roupas até mesmo a produtos eletrônicos. Um dos atos consumistas mais praticados é a compra de celulares. Compramos aparelhos novos todos os anos sem a maior necessidade. Empresas como Apple lançam celulares todos os anos, como melhorias muitas vezes insignificantes em relação ao modelo anterior, e através de um forte marketing, nos induzindo a comprar um produto que não precisamos.

        Atos consumistas são muitas vezes negligenciados e tratamos como se fosse algo normal. A mídia aliada ao marketing muitas vezes nos induz a comprar coisas que não precisamos. Por conta disso precisamos desenvolver mecanismos dos quais nos ajudem a entender o que é realmente necessário ser comprado e o que eu não preciso comprar. Não se atentar se a isso, pode acarretar em gastos desnecessários, e endividamentos maiores que nossos ganhos.

        Todos nós temos um amigo que adora fazer compra, e que vai no shopping comprar roupa todo fim de semana, mas você já procurou olhar para si mesmo? Apontar o dedo para o próximo é fácil, mas você já se perguntou se é uma pessoa consumista? Ou se pratica algum ato consumista? Para te ajudar a desvendar isso vai aí um questionário.

Responda com sim ou não:

  1. Compro um celular novo sempre que é lançado?
  2. Tenho um plano de celular em que sempre me sobra muita internet ou/e minutos de chamada ao fim do mês?
  3. Compro roupas regularmente?
  4. Compro sempre pensando no que os outros vão achar?
  5. Compro muitas vezes por impulso e sem necessidade?
  6. Compro comida em excesso e elas estragam muitas vezes?
  7. Já me arrependi muitas vezes de comprar algo?
  8. Pago preços absurdos por conta apenas da marca do produto e não de sua qualidade?
  9. Gasto dinheiro muitas vezes sem pensar?
  10. Compro itens repetidos?

Qual meu nível de consumismo? (quantidade de sins)

  • De 0 – Nulo (você é uma pessoa que definitivamente não é consumista)
  • De 1 a 2 – Muito baixo (você não é uma pessoa consumista, mas faz práticas consumistas raramente)
  • De 3 a 4 – Baixo (você não é uma pessoa consumista, mas as vezes passa do ponto)
  • De 5 a 6 – Médio (você é uma pessoa consumista e precisa rever seus gastos)
  • De 7 a 8 – Alto (você é uma pessoa muito consumista e precisa procurar atendimento psicológico)
  • De 9 a 10 – Muito alto (você é uma pessoa extremamente consumista, recomendável tratamento psicológico urgentemente)

Uma pessoa ser consumista pode dificultar sua vida de diversas formas. Inicialmente econômica, pois por comprar de forma exagerada, consequentemente se gasta muito dinheiro, e para manter esse estilo de vida precisa ter muito dinheiro. Privilégio esse que não é pra muitos. Através do levantamento da Ecommmerce Brasil realizado no ano de 2018, 14% dos entrevistados apresentaram se apresentaram como pouco ou nada conscientes de seus gastos.

Como Controlar Meus Gastos e Parar de ser Consumista?

        Caso você seja uma pessoa consumista, ou até mesmo uma pessoa que possua dificuldades em administrar seu dinheiro, vai aí uma dica de ouro, a leitura!

Livros recomendados para educação financeira:

  1. Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho – Livro escrito por um dos maiores investidores do Brasil, Thiago Nigro, criador da plataforma O Primo Rico, nos ensina passos para administrar de forma mais inteligente nossas economias. Dentre seus passos temos: gastar bem, investir melhor e ganhar mais.
  2. Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso – Essa obra foi escrita por Nathalia Arcuri, uma especialista em finanças, apresentadora e jornalista brasileira. Por meio de seu livro, nos ensina a administrar bem nosso dinheiro, mesmo tendo uma renda baixa. Um livro muito recomendado para os brasileiros que possuem baixos ganhos salariais e precisam se atentar aos seus gastos.
  3. Finanças Pessoais: o que Fazer com meu Dinheiro – Por último e não menos importante temos o livro de Marcia Dessen, uma renomada profissional da área das finanças. Te garanto que após ler esse livro você verá o dinheiro de uma forma diferente, e sem dúvidas irá administrar melhor seu dinheiro.

        Te garanto que após a leitura de qualquer um dos livros acima, você não será a mesma pessoa, e verá seus ganhos e gastos com outros olhos. A leitura é uma ótima prática de estudo e irá te ajudar a administrar seu dinheiro de forma mais inteligente. Porém se você é uma pessoa que não gosta de ler ou que sente preguiça não se acanhe! Vai aí outra dica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com