TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade em ambito de Gestão empresarial

Por:   •  14/4/2021  •  Resenha  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Gestão Ambiental

Porque olhar para sustentabilidade?

Questões ambientais tem sido notadas atualmente através de pressões, seja da sociedade, governos ou mercado, que já perceberam que devem começar a construir estratégias empresariais pensando em seu impacto no ambiente, sociedade e nos consumidores.

Como abordar os problemas ambientais?

Existem 3 abordagens que são diferentes mas também podem ser implementadas gradualmente, vão de soluções mais simples até às mais complexas. Controle da poluição que pode ser considerada o nível mais raso de “solução”, é uma solução reativa e corretiva, ela resolve a ponta final que gera algum impacto negativo, pode ser considerada um custo e não tem cunho competitivo. A segunda abordagem chamada prevenção da poluição já envolve uma ação que antecipa os danos causados, ela já é vista como uma redução de custos e um aumento da produtividade. A última e talvez considerada a mais complexa é a estratégica, que passa a ser uma estratégia de mercado, aumenta a competitividade e lucratividade da empresa, envolve inovações e suas ações são proativas.  

As formas de abordagens da gestão ambiental são semelhantes com a da qualidade, a qual já foi vista apenas como uma inspeção do produto final a qual não levava em consideração os processos anteriores e só se preocupava com o resultado, porém com o passar tô tempo e do desenvolvimento, passou a ser vista também como uma estratégia que gera mais lucro e aumenta a competitividade.

Todas as abordagens anteriormente citadas se definem como o ato de atacar ou contra atacar os problemas ambientais, mas estas precisam de uma sistema de apoio seja operacional ou administrativo, com sistematização e que se baseie em um sistema de gestão específico, que irão simplificar e apresentar para os demais setores todas ações que envolvem tais questões.

Um sistema de gestão que pode ser tratado como exemplo é o de Administração da Qualidade Ambiental Total, que envolve a organização como um todo, que juntos irão se esforçar para produzir e comercializar resultados que atendam seus clientes e usuários. Essa ação se caracteriza como uma ação de prevenção, proativa e tem como lema “fazer a coisa certa da primeira vez”. Outro exemplo seria a Produção Mais Limpa, que se baseia em ações preventivas aplicadas a processos, produtos e serviços para minimizar impactos sobre meio ambiente, ela é uma ação que é aplicada continuamente e trás benefícios para o meio ambiente mas também no âmbito lucrativo, essa abordagem pode ser aplicada gradativamente, podendo ter vários níveis e obviamente, quanto maior o desenvolvimento dessa prática maior serão os benefícios para a empresa e para o ambiente. Ecoeficiência também é um conjunto de ações que são preventivas e proativas, basicamente buscar agregar valor aquilo que está sendo passado, pelo aumento de qualidade de vida e satisfaça das necessidades, que ao atingir esse objetivo também reduz gastos, aumentando lucratividade e competitividade. Um ultimo exemplo seria o projeto do meio ambiente, que pode ser feito em diversos setores empresariais e se concentra em reduzir a poluição em todas as fases do ciclo do produto, então se estende além do âmbito empresarial até o pós na casa do consumidor. Todos estes exemplos citados são modelos que podem ser seguidos pelas empresas para adotar um sistema de gestão ambiental eficiente e que visa o alcance de objetivos sustentáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (22.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com