TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese de Desenvolvimento Organizacional

Por:   •  11/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.425 Palavras (18 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

CENTRO UNVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS DA ADMINISRAÇÃO

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL – DO

DAVID NOGUEIRA SOUSA
ELAINE CARNEIRO PINTO
ÊNYLA PORYSKA GUIMARÃES CRUZ
HERIKA JULIANA CAMPOS MARINHO
VANESSA DE SOUZA CAMPOS

MANAUS-AM
2020

DAVID NOGUEIRA SOUSA – 35004332
ELAINE CARNEIRO PINTO – 35003410
ÊNYLA PORYSKA GUIMARÃES CRUZ – 35004288
HERIKA JULIANA CAMPOS MARINHO - 35001818
VANESSA DE SOUZA CAMPOS - 35001933

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL – DO

                

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Administração solicitado pela Professora MSc. Sílvia A. B. de Lima para obtenção de nota para a matéria Teorias da Administração.

MANAUS-AM
2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.        DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL        4

1.1.        O que é Desenvolvimento Organizacional        4

1.2.        Pressupostos Básicos do Desenvolvimento Organizacional        4

1.3.        As Características do Desenvolvimento Organizacional        5

1.4.        Os Objetivos do Desenvolvimento Organizacional        6

2.        AS ORIGENS DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL:        6

2.1.        Mudança Organizacional Incremental        7

2.2.        Mudança Organizacional Transformacional        7

2.3.        Mudança Organizacional Evolucionária        8

2.4.        Mudança Organizacional Revolucionária        8

3.        O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL        8

4.        OS MODELOS DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL        10

4.1. Tipo Grid:        10

4.2. Modelo de Lawrence e Lorsch        12

4.2.1. Fases do Processo de DO        12

4.3. Teoria 3D da Eficácia Gerencial de Reddin        12

5.        APRECIAÇÃO CRÍTICA        14

CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16

                

INTRODUÇÃO

Ao passo que o mundo evolui, o homem também se transforma, obtendo novas perspectivas e aprendizagens, e como se tem conhecimento, tudo se modifica a todo momento, tanto seres humanos quanto as tecnologias. As organizações não ficam a salvo dessa evolução, e frequentemente precisam se desenvolver, tanto nos aspectos ambientais quanto nos humanos, para que tenham bons resultados.

O Desenvolvimento Organizacional é uma estratégia planejada e está comumente relacionado a pessoas, tendo como principal enfoque a área do comportamento organizacional, ou seja, o capital humano das organizações, mas também está ligado aos ambientes da organização, e o estudo amplo da relação entre pessoas e ambiente para o pleno funcionamento de uma entidade.

Tendo como definição um comportamento analítico, o DO se caracteriza na organização como um conjunto de atividades diferentes realizadas pelos diversos tipos de pessoas que trabalham em prol de um mesmo objetivo. Se revela contra as organizações tradicionais que utilizam sistemas mecânicos que destacam os cargos da empresa e as pessoas individualmente, ou seja, que mantém o envolvimento entre o funcionário e patrão por meio da imposição, solucionando conflitos por meio da opressão, dividindo o trabalho e as relações.

O presente trabalho tem o objetivo de descrever as definições sobre o Desenvolvimento Organizacional, qual a sua origem, como é aplicado nas organizações, suas características, objetivos e métodos, assim como as críticas que recebeu, comparado a outras teorias que podem ser aplicadas para melhorias nas empresas no mundo.  Para um maior leque de informações, a metodologia utilizada será de pesquisas em livros e sites.

  1. DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

  1. O que é Desenvolvimento Organizacional

Segundo Chiavenato (2003, p. 380), “o Desenvolvimento Organizacional é uma mudança organizacional planejada”, ou seja, são mudanças que ocorrem dentro de uma organização de forma pensada e organizada. Seu foco principal é mudar as pessoas, a natureza e a qualidade das suas relações de trabalho e tem sua ênfase na mudança da cultura organizacional.

Para Bennis (1969), o DO é uma estratégia educacional que vida mudar crenças, atitudes, valores e estrutura da empresa, de modo que elas possam adaptar-se a novos mercados, tecnologias e desafios e o próprio ritmo da mudança. Já para Zaltman e Duncan (1977), “o desenvolvimento organizacional consiste no reaprendizado do indivíduo ou grupo em resposta a novos requerimentos percebidos de uma determinada situação, que exige ação que resulte em mudança na estrutura e/ou dinâmica de sistemas sociais”.

De acordo com French e Bell (1981) citados por Chiavenato (2003, p. 380), o DO é definido como “esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional”, e destacam os aspectos centrais desta teoria: Processos de solução de problemas, processo de renovação, administração participativa, desenvolvimento e fortalecimento de equipes e pesquisa-ação.

  1. Pressupostos Básicos do Desenvolvimento Organizacional

Os pressupostos básicos que fundamentam o DO são:

  1. Constante e rápida mutação do ambiente: São as mudanças que influenciam o desenvolvimento e o êxito das organizações, podendo elas serem tecnológicas, econômicas, sociais, etc.
  2. Necessidade de contínua adaptação: A teoria do DO trata a organização como sistema social, ou seja, as pessoas que tem necessidades de adaptação para seu melhor desenvolvimento como parte da organização.
  3. Interação entre indivíduo e organização: Se o ambiente que cerca o ser humano dotado de aptidões produtivas é limitado para expô-las, logo estas permanecem estagnadas, impedindo seu crescimento. Deve-se fazer da organização um ambiente aberto às exigências humanas, tornando-os capazes de crescer e evoluir suas aptidões, integrando os objetivos pessoais aos da organização.
  4. A mudança organizacional deve ser planejada: A mudança deve ser realizada de forma que todos sejam envolvidos. A vontade e ânimo às mudanças devem ser comunicadas de cima para baixo, tornando-as responsabilidade de todos.
  5. A necessidade de participação e de comprometimento: A mudança planejada como resultado de esforço coletivo, onde as pessoas devem estar abertas a novos aprendizados para melhoria de relacionamentos interpessoais e adaptabilidade.
  6. A melhoria da eficácia organizacional e do bem-estar da organização: Aplicação de conhecimentos da natureza humana. Através do estudo das ciências do comportamento se otimiza o ambiente de trabalho, melhorando-o para que as pessoas possam dar o melhor de si, agregando à organização.
  7. A variedade de modelos e estratégias de DO: Para cada diagnóstico realizado sobre problemas, a organização utiliza modelos ou estratégias para melhorias.
  8. O DO é uma resposta às mudanças: O DO como metodologia que orienta a maneira pela qual a organização deve se ajustar à rápida mudança, tornando-a flexível, capaz de realocar seus recursos para otimização das tarefas.

  1. As Características do Desenvolvimento Organizacional

As principais característica pressupostas para o desenvolvimento organizacional são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (354.9 Kb)   docx (233.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com