TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC MARKETING ESPORTIVO

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.103 Palavras (25 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE [pic 1]

Diretoria de Ciências Gerenciais

ALLISSON FELIPE GUIMARÃES DA SILVA

FERNANDO RODRIGUES

ISMAEL SAMPAIO DE VASCONCELOS

LUCAS ALCÂNTARA ANDRADE

MARKETING ESPORTIVO: A ASSOCIAÇÃO DE GRANDES MARCAS AO ESPORTE

São Paulo

2018

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE [pic 2]

Diretoria de Ciências Gerenciais

ALLISSON FELIPE GUIMARÃES DA SILVA

FERNANDO RODRIGUES

ISMAEL SAMPAIO DE VASCONCELOS

LUCAS ALCÂNTARA ANDRADE

MARKETING ESPORTIVO: A ASSOCIAÇÃO DE GRANDES MARCAS AO ESPORTE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Administração da Universidade Nove de Julho, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Administração, sob orientação da Professora Mestre Márcia Aparecida de Oliveira.

São Paulo

2018


Sumário

1.        Introdução        5

1.1 Questão Problema        6

1.2 Objetivo Geral        6

1.3 Objetivos específicos        6

1.4 Justificativa        6

2.        Revisão de Literatura        7

2.1 Marketing e seus conceitos        7

2.2 Marketing Esportivo        13

2.3 Marcas        19

3        Referências Bibliográficas        23



  1. Introdução

O marketing tem exercido um papel importante nas organizações, a sua implementação vai depender do tipo de modalidade do marketing que deve ser adotada, adequado com o perfil da organização e de seus clientes. Portanto, o marketing possui vários segmentos, dentre eles o marketing esportivo que utiliza o mesmo conceito do marketing dentro do esporte (VIEIRA et al., 2012)

As grandes empresas começaram a investiram nos vários segmentos de marketing, com o objetivo de criar novas estratégias que as diferenciasse de seus concorrentes, e o esporte e os clubes com suas marcas são uma ótima oportunidade para as empresas, podendo servir como vitrine dos seus produtos e serviços (AGUIAR et al., 2011).

Portanto, o esporte na atualidade não é mais visto apenas como uma forma de recreação, mas também como uma grande oportunidade de negócio.  O mercado esportivo no Brasil ocupa o quinto lugar no mundo, devido ao aumento da participação na mídia, nos negócios, na economia, e no lazer das pessoas em relação ao setor esportivo.

Os atuantes que participam do marketing esportivo são as organizações que investem com o objetivo de algum tipo de retorno, as agências que executam os eventos, as empresas de marketing esportivo que trabalham em nichos de mercado, os clubes, as federações esportivas e os atletas. As empresas que fazem investimentos no esporte possuem algumas características, como por exemplo: marcas fortes ou potenciais e procuram novas formas de comunicação com os seus públicos e nos mercados que atuam. O investimento no marketing esportivo traz algumas vantagens para as empresas, tais como: mídia alternativa, aumento nas vendas, fixação da marca entre outras (MURATA, 2013).

Mas como qualquer tipo de investimento, existe risco em investir em eventos de grande porte, por isso as empresas precisam buscar alternativas de prevenção contra incidentes que causem prejuízos a imagem da empresa. Portanto, o retorno do investimento pelas empresas no marketing esportivo pode causar prejuízos ou lucros para as organizações, devido a vários fatores, tais como; problemas com os atletas, risco de confusão no patrocínio, entre outros (AGUIAR et al., 2011).

1.1 Questão Problema

O quão vantajoso é para uma empresa associar a sua marca ao esporte?

1.2 Objetivo Geral

Analisar o retorno do marketing esportivo utilizado por uma empresa que                                  comercializa bebida energética.

1.3 Objetivos específicos

  1. Descrever a correlação entre a associação das grandes marcas ao esporte e apresentar os avanços publicitários das organizações.
  2. Identificar alguns dos benefícios que as empresas conquistam quando se tornam um patrocinador esportivo.

1.4 Justificativa

A proposta deste trabalho é mostrar que ao investir em marketing esportivo, as empresas buscam explorar a imagem das equipes, atletas, equipamentos e personagens ligados ao meio esportivo.

Os fundamentos básicos de marketing, se aplicados no esporte, podem ser uma oportunidade de conhecer e entender sobre o seu público-alvo, classe social, média de idade e os materiais consumidos.

O esporte ativa a comunicação e o marketing das empresas, gerando maior visibilidade institucional e ampliando as oportunidades de negócio.

  1. Revisão de Literatura

2.1 Marketing e seus conceitos

Segundo Donato (2009) a Revolução Industrial começa na Inglaterra no século XVIII, onde a produção era de bens artesanais sendo tomada pela mecanizada, a qual se tornou mais rápida, e a população inicia o acesso a produtos com preços mais acessíveis, pois os consumidores não tinham opção de escolhas, não havia concorrência. O autor menciona ainda, que foi nessa época que se inicia o estudo de mercado, focado na logística da produtividade, não tendo foco na atração e relacionamento com o consumidor. Portanto, o marketing era visto como uma necessidade de vender, e não como uma ação para satisfazer a necessidade do consumidor.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (232.2 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com