TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TDE: Como Estratégia de Crescimento

Por:   •  24/11/2019  •  Artigo  •  2.937 Palavras (12 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Artigo Científico

Camila Rodrigues Albuquerque

Trabalho da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

                                                 Tutor: Profª  Erika Conceição Gelenske Cunha

Fortaleza  

2019

O Treinamento Desenvolvimento e Educação Corporativa - TDE como ações estratégicas das Organizações

Camila Albuquerque*

Resumo: Pensar estrategicamente é fundamental para as empresas que querem obter resultados diferenciados e crescimento sólido. Contudo, aplicar as estratégias que de fato atraiam esse objetivo é o grande desafio das empresas afim de não se tornar “mais uma” no mercado.

Para tal, investir em TDE – Treinamento Desenvolvimento e Educação Corporativa – poderia ser um caminho escolhido para o alcance desses objetivos? Investir nas pessoas de fato pode trazer para as empresas a vantagem competitiva que atraiam e mantenham clientes encantados, vinculando esse passo à sua marca?

Pessoas com clareza sobre a missão, visão e valores da empresa, atuando de forma organizada, com processos verdadeiramente estruturados e em um ambiente de constante inovação e desenvolvimento humano poderiam fazer parte da composição de estratégias de crescimento de uma Organização?

Observam-se muitas empresas que nascem, crescem rapidamente e, tão rapidamente quanto cresceram, despencam e quebram. Este tipo de crescimento podemos chamar de fulgaz, o que é exatamente o contrário do que queremos observar quando propomos o TDE como estratégia organizacional. Buscamos compreendê-lo agindo diretamente como estratégia para o alcance de uma empresa saudável e com solidez corporativa.

Palavras Chaves: TDE, Pessoas, Estratégia Organizacional, Vantagem Competitiva.

____________________________

*Graduada em Administração de empresas, com mais de 20 anos de experiência profissional em treinamentos organizacionais. (vide mini currículo – ANEXO I)

“Quais são as minhas forças? Quais são os meus valores? Onde pertenço? Qual deve ser a minha contribuição? – Um profissional que sabe responder a estas perguntas, sabe também qual o seu trabalho”

                                                                                        – Peter Drucker –

A Organização orientada para Desenvolvimento Humano

Uma Organização orientada para uma educação corporativa de qualidade, tem em seus treinamentos a ferramenta perfeita para desenvolvimento de seus profissionais e formação de talentos que apoiará consideravelmente e de maneira diferenciada no fortalecimento do alcance dos seus objetivos.

Muitos conceitos e abordagens sobre treinamento de pessoal, foram sendo atualizados ao longo dos tempos. Desde a era onde treinamento tinha por objetivo apenas padronizar atividades para melhora de produtividade até onde nos encontramos, onde desenvolver pessoas comprometidas com seu crescimento gera como consequência o comprometimento destes com o objetivo da organização.

Este estudo buscou compreender esses conceitos e seus efeitos positivos se utilizadas ferramenta de TDE na gestão de pessoas como estratégia da empresa para o seu crescimento e construção de sua solidez.

Para tal, escolheu-se aplicar uma pesquisa qualitativa descritiva bibliográfica, mergulhando na interpretação de fenômenos como: Estratégia Organizacional, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Vantagem Competitiva, para estudar as relações entre si. Com o intuito não de explicar como essa relação se dá, mas sim de compreender a possibilidade da ocorrência desse fenômeno.

Utilizamos para isso, a pesquisa em material já publicado em livros, artigos científicos e disponibilizados na internet. Tendo como objetivo principal responder se Treinamento Desenvolvimento e Educação Corporativa – TDE são uma ferramenta que alavanca resultados nas estratégias organizacionais.

Teve-se o entendimento, nas leituras realizadas, que Pessoas são o principal ativo de uma empresa, portanto acredita-se que é onde deve ocorrer o maior investimento. Um investimento bem orientado, com resultados esperados bem acompanhados e com foco no resultado e no alcance dos objetivos previamente estabelecidos.

Assim, como poderia o TDE agir de forma estratégica na organização?

Estratégia Organizacional e Vantagem Competitiva

Para Galbraith (1977) [...] “a concepção de estrutura organizacional é resultado da combinação da descrição de organização e da teoria de escolha estratégica. A estrutura organizacional é originada para ser um procedimento de decisão para trazer harmonia entre os alvos e propósitos para os quais a organização existe, o modelo de distribuição do trabalho e de gerenciamento entre unidades e os indivíduos que executarão o trabalho.”

Definido o posicionamento estratégico da empresa, através da escolha de uma estratégia competitiva genérica a ser perseguida, o passo seguinte é a definição das vantagens competitivas sustentáveis a serem desenvolvidas ou aproveitadas, a partir das competências e recursos disponíveis na empresa.

Uma abordagem corrente sobre estratégia organizacional é a da core competence, que presume o desenvolvimento de vantagens competitivas peculiares às organizações, difíceis ou até mesmo impossíveis de serem imitadas.

        Vamos iniciar compreendendo as palavras utilizadas para construir esse termo. Vantagem, é uma condição ou posição caracterizando estar à frente, ser superior em relação a algo ou alguém. Já a palavra competitiva, trata-se do que compete, participando e/ou até mesmo encerrando uma competição.

Vantagem competitiva, portanto, trazendo para o contexto organizacional, é o posicionamento “à frente” de uma organização junto à corrida por diferenciação no mercado. Segundo Porter (1991) “[...] em outros termos e palavras, é o motivo que leva um cliente a escolher fazer negócio com determinada organização e não com a outra, sua concorrente direta ou indireta. ”  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (260.3 Kb)   docx (194 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com