TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.532 Palavras (11 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

EGILSON RODRIGUES DE SANTANA SOUZA
IRANILDE BEZERRA PINTO
JOSÉ MARIA CHAVES DE OLIVEIRA JÚNIOR

LAELSON BENTO BELO
NEILSON ANTÔNIO DOS SANTOS

ROZEMBERG PASSOS PEIXOTO

GESTÃO DE PROJETOS PÚBLICOS

MACEIÓ-2014

                                                                                                                                                                                                

EGILSON RODRIGUES DE SANTANA SOUZA
IRANILDE BEZERRA PINTO
JOSÉ MARIA CHAVES DE OLIVEIRA JÚNIOR

LAELSON BENTO BELO
NEILSON ANTÔNIO DOS SANTOS

ROZEMBERG PASSOS PEIXOTO

GESTÃO DE PROJETOS PÚBLICOS

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas Tópicos especiais em Gestão Publica; Planejamento Urbano e Ambiental; Gestão de Projetos Públicos e Organização dos Estados Federativos; Desenvolvimento Economico e Tecnologia da Informação na Gestão Publicam.

Orientador: Profs. Nerris Mozer,Maria Angela Santini,Maria Lucimar Pereira,Thiago Domingos e Leuter Cardoso Junior.

MACEIÓ

2015

SUMÁRIO

1-Introdução.......................................................................................................04

2-Comente como é o sistema de informação da saúde na sua cidade?...........05

2.1-Existe um sistema informatizado?...............................................................06

2.2-Ele auxilia no trabalho dos funcionários?....................................................07

2.3-Ele proporciona maior agilidade para os atendimentos?.............................08

2.4-Como garantir a prestação de serviços?.....................................................09

3-Conclusão.......................................................................................................10

Referencias bibliográfica....................................................................................11

1-INTRODUÇÃO

        O primeiro núcleo da povoação foi instalado no Alto do Outeiro, ou, como hoje é conhecido, Alto da Igreja Velha, distante pouco mais de um quilômetro da atual sede municipal e de onde se avista a cidade. Dona Brites Pimentel, viúva do alcaide-mor Cristóvão Lins de Vasconcelos, possuidora de grande propriedade, onde se situavam 7 engenhos de açúcar, resolveu fazer a doação de um deles, o Engenho Bom Jesus, também, conhecido como Engenho do Meio ou Engenho de Baixo, ao seu irmão capitão-mor José de Barros Pimentel. Na primeira visita que José de Barros Pimentel fez à povoação de Camaragibe, notou logo que pelas condições topográficas, era impraticável o seu desenvolvimento naquelas circunstâncias. Homem de grande visão e coração generoso, levado pelo sentimentalismo de ter sido o local fundado pelos seus avós, resolveu fazer a doação de uma porção de terra, conhecida como Ilha e onde havia como único morador, um cidadão chamado Gonçalo Moreira. Ali deveria ser construída a nova Igreja de Bom Jesus e lançado os alicerces da nova povoação de Camaragibe. A Lei provincial nº 417, de 9 de julho de 1864, transferiu a sede paroquial para cidade do Passo, hoje Passo de Camaragibe. Assim permaneceu até 1888. Através da Lei provincial nº 1.047, de 29 de dezembro, do mesmo ano, restaurou a freguesia do Senhor Bom Jesus na Vila de Camaragibe. Sua autonomia administrativa foi conseguida por força da Lei nº 2.093, de 24 de abril de 1958, ocorrendo sua instalação oficial a 19 de abril de 1959, desmembrado de Passo de Camaragibe.

2-Comente como é o sistema de informação da saúde na sua cidade?

        O levantamento foi elaborado a partir dos dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) do Ministério da Saúde, e com entrevista com funcionários que trabalham na área da saúde, buscando obter respostas para as perguntas lançadas durante a realização da visita em vários postos de saúde da cidade de Matriz de Camaragibe. Os dados do SIAB, por sua vez, são gerados a partir do trabalho das equipes de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, que fazem o cadastramento das famílias e identificam a situação de saneamento e moradia.

        A nossa primeira visita foi no posto de saúde que funciona como PSF, onde buscamos visar todos os procedimentos que ali se encontrava, a cidade é constituída por dez PSF,onde seis deles funciona na zona urbana e quatro delas na zona rural, foi de pura relevância a nossa observação e no momento em que chegamos, perguntamos quantos componentes eram formados uma equipe, pois a técnica que nos recebeu foi bem sucinta, a equipe é formada pelo, médico,enfermeiro,odontólogo,técnica de enfermagem e seis agentes de saúde, onde cada um tem atribuições diferentes, fazendo a junção dessas atribuições formamos uma equipe, quanto a questão do sistema de informação percebemos também que de tecnologia não existia nada naquele posto de saúde, porém onde a médica ainda utiliza de forma antiga a sua caneta e o seu registro diário, onde lá ela coloca todas as informações do paciente, ela também utiliza uma ficha ambulatorial para poder colocar toda a vida e patologia do paciente, onde deveria utilizar a tecnologia para poder facilitar seu trabalho de forma rápida e menos cansativo, a única forma que é utilizada a tecnologia é quando o médico passa alguns tipos de exames para ser feito o paciente recorre a secretaria onde lá tem o sistema que faz marcações de exames e consultas, depois de marcada o retornam ao posto de saúde para que o agente de saúde possa fazer a entrega, os agentes de saúde deveria trabalhar com um aparelho eletrônico para poder fazer suas visitas diárias e colher informações, mais detalhadas, onde ainda hoje usam lápis e ficha indivudual,que vem acompanhada com o novo sistema de informação “E-SUS”,que funciona de maneira que os agentes busca as informações e o sistema alimenta para o Estado, todas as informações obtidas onde deveria ter um Sistema informatizado de agendamento de serviços em saúde, através de uma rede que será aprimorada e expandida a todas as unidades de atendimento de saúde, diminuindo o tempo de espera em filas e a própria fila, por intermédio do  Sistema de gerenciamento de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (51.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com