TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS – MÓDULO I

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

...............................................................................................................................

TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS – MÓDULO I

PEDRO LUIZ ALOI – RA 271392015

PORTIFÓLIO Nº 1

INFORMÁTICA APLICADA

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

PEDRO LUIZ ALOI – RA 271392015

PORTIFÓLIO Nº 1

INFORMÁTICA APLICADA

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Informática Aplicada.

Prof. ANTONIO CARLOS MILANEZ, PRISCILA CRISTIANE ESCOBAR SILVA e

JOÃO CARLOS LOPES FERNANDES

Guarulhos

2015

[pic 2]

Atividade Proposta

Escreva uma dissertação (com título, introdução, desenvolvimento e conclusão), de no mínimo 15 linhas sobre a importância do acesso à Internet para a sociedade brasileira. Dentro da sua dissertação, procure utilizar os dados apresentados pelo texto anterior para considerar como o acesso à Internet reflete as desigualdades sociais do nosso país e aponte em sua conclusão como não só a Internet, mas também as outras tecnologias apresentadas durante esta unidade podem ser ferramentas para o desenvolvimento econômico e social.  

Conclusão / Parecer    Arial, tamanho 10, alinhado a esquerda, espaçamento 1,5 linha, recuo esquerdo e direito 0,5

Esta atividade o aluno deverá fazer individualmente, expressando seu ponto de vista do trabalho para que não haja cópia de trabalhos.

DESCRIÇÃO BASEADO NO LIVRO TEXTO

Quase 81 milhões de pessoas e 40% das residências acessam a Internet no Brasil

Por Agência Brasil O Brasil tem 80,9 milhões de usuários de Internet, aponta pesquisa divulgada hoje (20) pelo Centro de Estudo sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br). A oitava edição do levantamento Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em domicílios mostra que houve um aumento de 15 pontos percentuais na proporção de pessoas que utilizam a rede mundial de computadores no país nos últimos cinco anos, passando de 34%, em 2008, para 49%.  

Apesar do avanço, o estudo revela dificuldades para a expansão da Internet especialmente em classes sociais mais baixas e nas zonas rurais. Nas classes D e E, 80% ou 68 milhões de pessoas nunca usaram a Internet. Na média geral, o custo elevado foi aponta- do como a principal razão para a falta de Internet no domicílio, tendo sido citado por 44% dos entrevista- dos. Esse percentual, entretanto, está em queda desde 2008, quando a taxa era de 54%.  

Na zona rural, apenas 10% dos domicílios estão conectados, enquanto na área urbana, o percentual chega a 44% das residências. A média brasileira é 40% dos domicílios com Internet, um acréscimo de 4 pontos

percentuais na comparação com a última pesquisa (36%). A falta de disponibilidade é o principal motivo apontado pelos entrevistados em domicílios da zona rural. O estudo consultou 17 mil pessoas em todas as regiões do país.  “Observamos maior crescimento nos mercados mais atrativos, como Sul e Sudeste, onde há maior concentração de provedores. Essa dinâmica de mercado precisa ser tratada pelas políticas públicas, por um arcabouço regulatório. Estamos chegando em um esgotamento [das ações já implementadas]. Se temos interesse em levar a banda larga para 100% dos domicílios brasileiros, algo de diferente precisa ser feito”, avaliou Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

 Barbosa citou como ações que deveriam ser ampliadas as desonerações de mecanismos de acesso à Internet, a exemplo do que foi feito recentemen- te com o smartphone, e a expansão da rede na zona rural. “É uma ação nova [banda larga na área rural] que busca que as operadoras se comprometam em levar para essas zonas. A gente vai demorar para ver o reflexo dessas medidas”, apontou.  Na comparação entre classes sociais, a disparidade do acesso à Internet nas residências chega a 91 pontos percentuais. Enquanto na classe A o percentual chega a 97%, nas classes D e E, ele é 6%. Observa-se, por outro lado, forte crescimento, nos últimos cinco anos, nas classes B (de 58% para 78%) e C (de 16% para 36%).  Em relação ao tipo de conexão, a banda larga fixa manteve uma proporção relativamente estável, passando de

69% para 67%. A conexão móvel, por sua vez, alcançou 21% dos domicílios, ante 17% na última apuração. A

Internet discada, apesar do decréscimo expressivo desde 2008, ainda é utilizada em 7% das residências. Em 2008, esse percentual era de 31%. É crescente, ainda, a utilização de conexão à Inter- net mais veloz. Houve acréscimo de 20% para 32% dos domicílios que fazem uso de velocidade acima de 2 megabytes por segundo (Mbps). A diminuição das residências que utilizam conexão até 256 kbytes por segundo (Kbps) também é expressiva, passando de 15% para 9%. Em 2008, esse percentual era de 41%. Muitos dos entrevistados (20%), no entanto, não souberam responder à pergunta.  

Em 40% das residências  

Acesso à Internet chegou a 40% das residências brasileiras em 2012, aponta a pesquisa. Em 2011, o percentual era de 36%. O maior crescimento entre as regiões do país ocorreu no Nordeste, cujo acesso passou de 21% para 27% dos domicílios. O Sudeste, no entanto, continua sendo a região com proporção mais alta de acessos, com 48%, seguida pelo Sul (47%) e Centro-Oeste (39%). O Norte tem o menor percentual, com 21%. O levantamento mostra ainda que permanece a larga diferença de acesso à rede mundial de computadores entre áreas urbanas (44%) e rurais (10%). Proporcionalmente, a maioria dos que nunca acessaram a Internet vive na zona rural, representando 77% dos desconectados. Em números absolutos, no entanto, a maior parte está na zona urbana, um total de 56 milhões de pessoas. Por outro lado, pela primeira vez, desde que a pesquisa foi inicia- da em 2005, o número de brasileiros com 10 anos ou mais que são usuários de Internet (49%) supera os que nunca a utilizaram (45%).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (250.6 Kb)   docx (523.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com