TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Por:   •  25/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 10

TECNOLOGIAS DE GESTAO – 3

EFICACIA – atingir os resultados planejados

EFICIENCIA- alcançar objetivos gastando menos recursos

ESTRATÉGIA – caminho a ser executado para se alcançar um objetivo

TATICA - um ou mais elementos que compõem a estratégica.

Que fatores interferem na decisão de compra de um novo produto? Quase sempre a resposta é preço e qualidade e o equilíbrio entre esses dois fatores. Mas a qualidade tem seus próprios atributos que variam de um tipo de produto para outro. Por exemplo, imagine uma empresa interessada na aquisição de um software de apoio à gestão. Nesse caso, o produto software tem que levar em conta, por exemplo, o atributo facilidade de aprendizado; alguém interessado em uma geladeira pode pensar no atributo consumo de energia; um colchão tem o atributo grau de maciez, etc.

Vamos pensar em três atributos mais gerais: confiabilidade, disponibilidade e durabilidade. Confiabilidade significa o produto operar em um dado contexto de uso e em um intervalo de tempo sem apresentar falhas. Um exemplo de elevado grau de confiabilidade é o que se espera de uma usina nuclear ou de uma caldeira em uma fábrica: se o sistema de segurança falhar, poderá colocar em risco a vida de muitas pessoas.

Já o atributo disponibilidade tem relação com o funcionamento do produto, com o produto estar disponível e funcionar quando necessário. Por exemplo, uma operadora de telefonia celular precisa garantir o funcionamento do serviço na maior parte do tempo ou conforme foi contratado.

Um terceiro atributo de qualidade, durabilidade, nos lembra frases do tipo: “Antigamente os produtos eram melhores, duravam mais, hoje os produtos são feitos para quebrar.” Infelizmente, há certa verdade nisso. Equipamentos elétricos e eletrônicos, de fato, parecem que já nascem para serem trocados antes do tempo.

É o conceito de “obsolescência programada”, que significa reduzir a vida de um produto para aumentar o consumo de versões mais recentes desse mesmo produto.

Um exemplo clássico de obsolescência programada está nas lâmpadas incandescentes. Desde que foram inventadas, há mais de um século, sabia-se que as lâmpadas podiam durar muito mais horas do que na versão do produto que era comercializada. Entretanto, as lâmpadas foram “programadas” para deixar de funcionar antes do tempo, obrigando a compra de novas lâmpadas, e assim permanece até hoje.

Saiba Mais

Figura 3.1: Lâmpada mais antiga em funcionamento no mundo.

A lâmpada mais antiga do mundo está acesa há mais de 111 anos! Ela está instalada em um posto do Corpo de Bombeiros e virou atração turística nos Estados Unidos, atraindo milhares de visitantes.

Lâmpada mais antiga do mundo está acesa há 111 anos nos Estados Unidos. D24 am. Disponível em: http://goo.gl/qDIRW1. Acesso em: 3 jun. 2014.

Se preferir, clique aqui.

Evidentemente, não estamos falando só de lâmpadas, mas de uma variedade incrível de produtos eletrônicos ou não eletrônicos que são também “programados para parar de funcionar”.

O que está em jogo nesta discussão não é apenas a duração de uma lâmpada ou de qualquer outro equipamento, mas a lógica dos mercados e estilos de vida modernos. Lembre-se, por exemplo, de que equipamentos eletrônicos estão repletos de metais perigosos e contaminantes como chumbo, cádmio e mercúrio que irão comprometer o solo e cursos d’água, afetando as pessoas, caso sejam descartados de qualquer maneira. Além disso, há enorme demanda de energia para produzir em tamanha quantidade produtos quase descartáveis e um alto custo social para fazer todo esse aparato funcionar.

O que podemos dizer sobre essa discussão é que qualidade em produtos, modernamente, deve incorporar questões ligadas à responsabilidade ambiental e social. Isso muda (ou deveria mudar) as percepções que temos sobre a própria qualidade em tudo aquilo que esperamos encontrar em muitos produtos e serviços que adquirimos.

Saiba Mais

Obsolescência Programada (The Light Bulb Conspiracy). Direção: Cosima Dannortzer. Espanha, 2010.

Figura 3.2: Cenas do filme Obsolescência Programada.

O filme conta a história de como a indústria tem trabalhado por quase 100 an

Fluxograma e processos

Um processo é um grupo de atividades que precisam ser executadas em uma sequência lógica para produzir um efeito desejado. Processos são de grande valor porque são eles que produzem o serviço ou produto que será entregue ao cliente. Visto de outro ângulo, processos estão embutidos nos sistemas de informação, por exemplo, pois são os processos que fazem a ponte entre o negócio da empresa e a área de tecnologia da informação (TI). O mapeamento de processos possibilita que uma empresa enxergue melhor seus pontos fortes, gargalos, onde está a complexidade da operação, o risco de retrabalho, as atividades redundantes, etc.

Existem muitas técnicas de mapeamento de processos que envolvem entrevistas, observações e cruzamento de dados. Com a finalidade de estudar e documentar facilmente processos utilizam-se ferramentas gráficas, como fluxogramas.

Um fluxograma em si não necessariamente representa um processo de uma empresa, pode representar um fluxo de informação qualquer ou ainda a lógica de um programa de computador.

Vamos ver um processo desenhado com ajuda do computador. Um dos processos mais importantes na relação entre cliente e empresa está na avaliação do produto por parte do cliente. Isso pode ocorrer tanto no ato da compra quanto no uso, durante a vida útil do produto. Vamos pensar nisso em termos de um processo.

Inicialmente, o cliente avalia um produto por observação ou consulta colegas sobre experiências anteriores no uso daquele produto. O cliente compara o custo do produto com os recursos que ele dispõe para adquiri-lo. Se o custo superar os recursos de que ele dispõe, o cliente desiste da compra, do contrário, ele adquire o produto. O cliente irá comentar com seus colegas a experiência da compra ou da não compra.

Veja essa situação esquematicamente por meio de um diagrama de processo BPMN (Business Process Modeling Notation), apresentado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com