TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  16/5/2021  •  Dissertação  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Software Livre

O software livre é o software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários, ou seja, oferece a liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, mudarem e melhorarem o software de acordo com as suas necessidades, porém é importante ressaltar que ao referir-se a livre, fala-se de liberdade e não de preço, ou seja, o software livre não é necessariamente um software gratuito.

Para que o software seja considerado livre é necessário que ele dê ao usuário quatro liberdades essências: a liberdade de executar o programa como desejar e para qualquer propósito; a liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo de acordo com as suas necessidades (para isso o acesso ao código-fonte é um pré-requisito); a liberdade de redistribuir cópias de modo a ajudar os outros; a liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas aos outros usuários de maneira a dar a oportunidade a toda comunidade beneficiar-se com as suas mudanças. Um programa é software livre se ele concede aos usuários integralmente essas liberdades de modo adequado. Do contrário, ele é não livre. Em qualquer panorama, essas liberdades precisam ser utilizadas em qualquer código ao qual planeja-se utilizar, ou que influencie os outros a utilizar.

O uso do software livre tem suas vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens tem-se a segurança e baixo custo (esses são os dois principais argumentos encontrados), pois por possuir código-fonte aberto é possível saber exatamente o que está sendo instalado no computador e qualquer programador pode realizar modificações no programa de maneira a realizar melhorias ou atender a uma necessidade especifica, desta forma também é possível que várias empresas prestem suporte a esses produtos, o que estimula a concorrência e diminui gastos de usuários, empresas e governos. Dentre outras vantagens, tem-se a melhoria contínua do software, já os erros do programa  podem ser corrigidos pelos próprios integrantes da comunidade, normalmente em um curto período. Já como desvantagens, pode-se citar as interfaces pouco intuitivas, com instalações complicadas, afastamento do padrão mundial de softwares utilizados e mudança de cultura em um ambiente de trabalho.

Analisando as vantagens e desvantagens do software livre, assim como as liberdades básicas deste tipo de software percebe-se a sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento do próprio programa com o objetivo de torna-lo melhor, mais seguro e confiável. Desta forma, o software livre promove o desenvolvimento tecnológico, já que incentiva a criatividade e o estudo integrado entre pessoas. Há, também, a maior segurança proporcionada por eles, já que, é possível saber exatamente como o programa funciona através do seu código-fonte. Ainda assim, tendo em vista a melhoria continua do software, é quase impossível do software não ficar em constante mutação gerando assim melhorias nas suas novas versões. Para mais, vale ressaltar que a sua possibilidade de adaptação a diversas necessidades faz com que ele possa atender a diversos públicos com as mais variáveis necessidades. Logo, percebe-se que a existência e comercialização dos softwares livres é essencial para que os usuários possam ter a liberdade de aprenderem sobre o programa que utilizam e realizarem melhorias de acordo com as suas necessidades de outras pessoas, de maneira a continuar proporcionando a melhoria continua dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (145.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com