TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA CLÁSSICA X TEORIA DA BUROCRACIA

Por:   •  2/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.393 Palavras (10 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE IGUAÇU

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS

ADMINISTRAÇÃO

MARCELO SAITO TAVARES

TEORIA CLÁSSICA X TEORIA DA BUROCRACIA

NOVA IGUAÇU

2017

MARCELO SAITO TAVARES

TEORIA CLÁSSICA X TEORIA DA BUROCRACIA

Trabalho Acadêmico apresentado ao curso de graduação em Administração, da Universidade Iguaçu, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas, como requisito parcial para a obtenção de nota na matéria de Introdução a Administração.

Orientador: Prof. Carlos Teixeira.

NOVA IGUAÇU

2017

RESUMO

A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre as diferenças entre a Teoria Clássica da Administração e a Teoria da Burocracia, duas das teorias mais analisadas e revistas dentro da Teoria Geral a Administração. Essa pesquisa pretende fazer o trabalho de comparação e revisão da Teoria Clássica e da Teoria da Burocracia através da apresentação de suas características e ideias principais. Para embasamento teórico se utilizou como referência principal o livro sobre a Teoria Geral da Administração de Idalberto Chiavenato. Utilizou-se na pesquisa os métodos exploratório, explicativo e descritivo.    

Palavras-Chave: Teoria. Burocracia. Classicismo. Administração.


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        TEORIA CLÁSSICA        5

2.1.        Conceito de Administração        5

2.2.        As Funções Básicas Da Empresa        5

2.3.        Princípios Gerais De Administração        6

3.        TEORIA DA BUROCRACIA        7

3.1.        Vantagens da Burocracia        7

3.2.        Características da Burocracia Segundo Weber        8

4.        DIFERENÇAS ENTRE TEORIAS        9

5.        CASOS REIAS        10

6.        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO

Existem abordagens diferentes de como estudar Administração. Chiavenato (2004, p. 11) afirma que “(...) o conteúdo do estudo da Administração varia de acordo com a teoria ou escola considerada” e que “(...) cada autor da Administração tende a abordar as variáveis e assuntos típicos da orientação teórica de sua escola ou teoria”.

O presente trabalho trata sobre as características, importância e diferenças entre a Teoria Clássica da Administração e a Teoria Burocrática da Administração, idealizadas, respectivamente, por Jules Henri Fayol (1841 – 1925) e Karl Emil Maximilian Weber (1864 – 1920).

É objetivo deste trabalho esclarecer e debater sobre os ideais de Fayol e Weber em relação às suas respectivas teorias, como também os motivos que os levaram a idealizar e desenvolver as mesmas. Através deste também será analisado casos reais de empresas que utilizam e são influenciadas por tais teorias e que aplicam seus métodos no cotidiano organizacional.

  1. TEORIA CLÁSSICA

Criada por Henri Fayol paralelamente ao desenvolvimento da Administração Científica de Taylor nos Estados Unidos, tinha como principais características a ênfase na estrutura da organização, o homem econômico e a busca pela máxima eficiência. Fayol se preocupava com os níveis mais altos da hierarquia de uma empresa e considerava que a gestão e o controle adequados eram chave para o sucesso da organização.

Fayol definia o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, constituindo a partir destes o processo administrativo. Fayol defendia a administração como ciência, substituindo o empirismo por técnicas científicas, afim de elaborar uma ciência da administração. Para ele era necessário o estudo metódico e organizado da Administração para formar administradores, sendo pioneiro em sua época.

Dentro de sua teoria, Fayol destaca: as funções básicas da empresa, o conceito de administração, a proporcionalidade das funções administrativas, a diferença entre administração e organização e os princípios gerais de Administração.

  1. Conceito de Administração
  • “Prever. Visualizar o futuro e traçar o programa de ação. ” (CHIAVENATO, 2004, p. 81).
  • “Organizar. Constituir o duplo organismo material e social da empresa. ” (Idem, Ibidem).
  • “Comandar. Dirigir e orientar o pessoal. ” (Idem, Ibidem).
  • “Coordenar. Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos. ” (Idem, Ibidem).
  • “Controlar. Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas. ” (Idem, Ibidem).
  1. As Funções Básicas Da Empresa
  • “Funções técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa. ” (CHIAVENTO, 2004, p. 80).
  • “Funções comerciais, relacionadas com compra, venda e permutação. ” (Idem, Ibidem).
  • “Funções financeiras, relacionadas com procura e gerência de capitais. ” (Idem, Ibidem).
  • “Funções de segurança, relacionadas com proteção e preservação dos bens e das pessoas. ” (Idem, Ibidem).
  • “Funções contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. ” (Idem, Ibidem).
  • “Funções administrativas, relacionadas com integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima deles. ” (Idem, Ibidem).
  1. Princípios Gerais De Administração
  • “Divisão do trabalho. Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência. ” (CHIAVENATO, 2004, p. 83).
  • “Autoridade e responsabilidade. Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si. ” (Idem, Ibidem).
  • “Disciplina. Depende da obediência, aplicação, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos. ” (Idem, Ibidem).
  • “Unidade de comando. Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única. ” (Idem, Ibidem).
  • “Unidade de direção. Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo. ” (Idem, Ibidem).
  • “Subordinação dos interesses individuais aos gerais. Os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas. ” (Idem, Ibidem).
  • “Remuneração Pessoal. Deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição. ” (Idem, Ibidem).
  • “Centralização. Refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização. ” (Idem, Ibidem).
  • “Cadeia escalar. É a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função do princípio do comando. ” (Idem, Ibidem).
  • “Ordem. Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana. ” (Idem, Ibidem).
  • “Equidade. Amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal. ” (Idem, Ibidem).
  • “Estabilidade do pessoal. A rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da organização. Quantos mais tempo uma pessoa permanecer no cargo, tanto melhor para a empresa. ” (Idem, Ibidem).
  • “Iniciativa. A capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso. ” (Idem, Ibidem).
  • “Espírito de equipe. A harmonia e a união entre as pessoas são grandes forças para a organização. ” (Idem, Ibidem).
  1. TEORIA DA BUROCRACIA

Criada por Max Weber posteriormente e em clara oposição à Teoria Clássica, a Teoria da Burocracia tem ênfase na eficiência e é baseada na racionalidade, caracterizando-se pela análise dos meios de maneira formal e impessoal, buscando alcançar os fins pretendidos. Havia a necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar as variáveis envolvidas em qualquer forma de organização humana.

Geralmente quando se fala em burocracia associa-se logo a algo pejorativo, visto como o acumulo de procedimentos e documentos vistos como desnecessários. Na visão de Weber a burocracia estava relacionada a total eficiência da empresa, sendo necessário para isto analisar todos os detalhes formais com antecedência, a fim de que não existam interferências pessoais que acabem por atrapalhar o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com