TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Por:   •  9/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 7

Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Veronica Guergolette RA 9904012782

Flávio B. Libardoni RA 9375326024

Felipe Fontana RA 9360293865

Ricardo Teixeira RA 9364306629

Juliana Lecim RA 9375336988

Silvia Regina Cardoso de Aguiar RA 9608516992

Desafio Profissional

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

Apresentado com a finalidade de avaliação do 2º bimestre, da 1ª série do curso de administração.

- Centro de Educação à distância – Anhanguera/UNIDERP

Prof.: Dante Bonetti

Prof.: Mônica Satolani

Prof.: Carlos Eduardo de Azevedo

Prof.: Raquel Henrique de Oliveira

Prof.: Larissa Serafini

PALMAS, PR

22014

Introdução

Atualmente o cenário que se apresenta para a construção civil é de uma época frutífera no que diz respeito a aumento de ganhos, valorização dos profissionais e expansão do mercado. Mas, como em qualquer setor, a empresa L&CONTRUÇÕES esta atenta às demandas da sociedade na qual está inserida. Questões ambientais tem sido preocupação crescente, seja em países desenvolvidos ou não, e a quantidade de resíduos deixados por construções, tornou-se um dos centros das discussões da sustentabilidade. Como se pode perceber, uma postura consciente nas mais diversas etapas da construção civil, além de financeiramente viável, demonstra a preocupação da empresa com a situação do meio ambiente.

A busca de excelência pelas empresas passa a ter como objetivos a qualidade nas relações e a sustentabilidade econômica, social e ambiental (ETHOS, 2011).

Para se alcançar o desenvolvimento sustentável, serão necessárias mudanças fundamentais, na forma de pensar e no modo como viver, produzir e consumir. O desenvolvimento sustentável, portanto, além da dimensão ambiental, tecnológica e econômica, tem uma dimensão cultural e política.

O objetivo deste estudo é identificar e caracterizar no setor de construção civil os mecanismos de controle e gestão do impacto produtivo na sustentabilidade corporativa e no ambiente externo a partir da matriz produtiva mais limpa para a empresa L&CONTRUÇÕES.

Sustentabilidade

A construção civil como um grande gerador de impactos ambientais quer seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem, pela poluição atmosférica, consumo de energia, geração de resíduos, consumo de agua e poluição da mesma, poluição visual.

O presente trabalho pretende apresentar uma abordagem sobre o tema SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇAO CIVIL, pois as características de uma construção sustentável interferem diretamente na relação do homem/meio-ambiente com questões que podem ser minimizadas quando se resolve investir em um planejamento adequado.

Sustentabilidade Econômica

A sustentabilidade econômica não esta somente relacionada ao âmbito econômica, mas também é diretamente ligado ao futuro da população.

“Sustentabilidade econômica é um conjunto de praticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações”. (ETHOS, 2011)

A busca por um desenvolvimento sustentável tem o objetivo de atingir um futuro promissor, mas também gerar mudanças positivas na vida de cada cidadão. As empresas que aderem as praticam de sustentabilidade tem muita chance de alcançarem um futuro com êxito, com um desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Sendo assim a empresa tem como objetivo procurar soluções para estes impactos, como:

Titulo: ação sustentável econômica

Objetivo Ação Resultado esperado

Economia matérias a- reaproveitamento da madeira, e venda das sobras Redução no custo, impacto ambiental,

b- reaproveitamento restos de alvenaria Com a os restos moídos a uma Redução de matéria prima substituindo a areia e a brita.

c- substituição andaimes de madeira serão de metal Redução de custo na compra de madeira, e a agilidade na montagem do mesmo.

Uso de materiais ecologicamente correto a- utilização de telhas feitas de materiais recicláveis É mais leve, usando assim menos madeira na estrutura, mais durável e mais Barata.

b- materiais alternativos Uso de uma cola que substitui a argamassa no assento do tijolo diminuindo o custo e o desperdício, pois não geram resíduos.

c- tijolo ecológico Uso de um tijolo sem a queima diminuindo impactos ambientais.

Responsabilidade Ambiental

Na busca de minimizar os impactos ambientais provocados pela construção, surge o paradigma da construção sustentável. Diz se que é:

"um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica". Oliveira, Edson Marques.

Responsabilidade Ambiental é a adoção de sustentabilidade de reaproveitamento de recursos oriundos da construção civil, minimizando ou diminuindo os impactos ambientais, usando recursos de energias limpas e renovais, para toda pessoa ou instituição que se importa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com