TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

MARÍLIA/SP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

SUSAM MARA RODRIGUES – RA 9747432603

DESAFIO PROFISSIONAL

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TUTOR EaD: ANDRÉA LYDIA AHLERT

MARÍLIA/SP
2014

  1. INTRODUÇÃO

A finalidade deste estudo é a  elaboração de um Programa de Sustentabilidade para a empresa L & Construção situada em Sergipe  que atua no ramo da construção civil direcionado a casas populares com qualidade desde 1983, tendo muita importância em seu estado.

O Manoel que é o  gerente de negócios da empresa, após participar de uma palestra sobre Desenvolvimento Sustentável percebeu que era necessário repensar as práticas adotadas pela organização para evitar maiores danos ao meio ambiente melhorando a imagem da empresa.

A empresa L&Construção adotando as práticas sugeridas neste projeto além de estar colaborando para conservação do planeta,  terá a valorização da marca, competitividade no mercado, lucratividade e o  respeito dos clientes, funcionários e sociedade em geral.    

                               [pic 2]

  1. DESENVOLVIMENTO

PASSO 1: Diagnóstico dos impactos da Construção Civil para o meio ambiente

A construção civil  gera grande volume de resíduos, consome recursos naturais, ocorrendo   impactos ambientais e causando  alterações significativas no meio ambiente.

O volume de recursos naturais utilizados pela construção civil, muitos deles não são renováveis, alguns deles também são geradores de emissões que provocam o aquecimento global, chuva ácida e poluição do ar.

A classificação dos RCCs (Resíduos da Construção Civil), segue a seguinte divisão:

I - classe A - são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como:

  1. de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem;

  1. de construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto;

  1. de processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios etc.) produzidas nos canteiros de obras;

II - classe B - são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras e outros;

III - classe C - são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem/recuperação, tais como os produtos oriundos do gesso;

IV - classe D - são resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e outros ou aqueles contaminados ou prejudiciais à saúde oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros, bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde (Brasil, 2002, Artigo 3o).

O que se recicla:

  • Concretos e rochas naturais: resíduos de vigas, pilar, peças moldadas em concreto, pedras em seu estado natural, blocos de concreto e outros.
  • Argamassa: compostos de areia, cal e cimento.
  • Cerâmica: blocos e telhas de cerâmica, tijolos de barro, placas e lajes de cerâmica, azulejos e pisos de cerâmica, tubulações e louças de cerâmicas e outras matérias compostas por cerâmica.
  • Madeira: Paletes de madeira, vigas, caibros, ripas e demais peças de madeira

Um conceito de sustentabilidade muito aplicado visando o gerenciamento dos resíduos sólidos é o conceito dos 3 R’s que tange tanto a área ambiental quanto a econômica e a social. O significado dos 3 R´s é “Reduzir, Reutilizar e Reciclar.”

  • Reduzir ajuda a acabar com desperdícios e representa o fato de usar e tirar da natureza somente o necessário. Além da diminuição de resíduos e da economia dos recursos naturais, reduzir significa também economia de dinheiro.
  • Reutilizar é o 2º passo dos 3 R´s e orienta a necessidade de buscar novas utilidades para materiais que supostamente não seriam mais úteis.
  • Reciclar é a transformação física e química de um produto, ou seja, o formato físico e suas características químicas são alterados para a confecção de um novo produto. Isso elimina a necessidade de extrair novos recursos naturais, usa a matéria-prima que já foi gerada e aumenta a vida útil dos aterros sanitários.

.

                                 [pic 3]             

PASSO 2: Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Econômica.

Título da Ação: Sustentabilidade Econômica

Objetivo

Ação

Resultados esperados

1. Triagem, separando  os resíduos por tipo  para reciclagem.

A. Palestra de conscientização para  a equipe da importância da separação dos resíduos e reciclagem.

 Diminuição de desperdícios em obras e maior organização no descarte do RCC, melhorando o controle de qualidade durante todas as etapas do processo.

B. Colocar caçambas com identificação por tipo de resíduos.

 Facilitando no momento da reciclagem e para análise caso haja  desperdício de material.

C. Fazer parcerias com empresas que compram resíduos para reciclagem e parceria com a prefeitura para uso de restos de telha e tijolo para pavimentação das vias (este material fica abaixo do asfalto)

 Reaproveitamento ao máximo possível, transformando alguns resíduos em renda, diminuindo o impacto ambiental.

2. Diferencial no mercado, gerando vantagem competitiva

A. Uso de tinta sem solvente, sendo sua composição a base de água.

 O entendimento da importância de não agredir a camada de ozônio.

B. Uso de madeira plástica e quando realmente for necessário o uso madeira, comprar de madeireira que tem projeto de reflorestamento com selo de certificado de orige

 Manejo responsável das florestas naturais e plantadas.

C. Uso de papéis recicláveis em toda a empresa, utilização  frente e verso quando possível e os que forem usados somente a frente no descarte deixar para rascunhos.

 Redução de custo e a conscientização de cada um referente a sustentabilidade econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (295.8 Kb)   docx (157.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com