TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CAXIAS DO SUL/RS

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CARINA CARRA e 95724008785

DESAFIO PROFISSIONAL

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TUTOR EaD: RONI BUGLIA

CAXIAS DO SUL /RS


2014

  1. INTRODUÇÃO

          A L&Construção reconhece os impactos tem causado ao meio ambiente, já que tem adotado práticas extremamente poluentes e com um produto final que consome muitos recursos naturais. Após repensar suas práticas adota medidas sustentáveis para reconhecimento da  empresa no mercado e sua marca.

 A L& Construção toma  um conjunto de medidas, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que a empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade. Além de respeitar o meio ambiente, a L&Construção tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente.

  1. DESENVOLVIMENTO

PASSO 1: Diagnóstico dos impactos da Construção Civil para o meio ambiente

         A L&Construção é reconhecida como grande geradora de impactos ambientais, tanto pelo consumo de recursos naturais, de origem não renovável, como pela geração de diferentes tipos de resíduos.

        Os resíduos são compostos por diversos materiais, tais como: diferentes tipos de plásticos, isolantes, papel, madeiras, metais, concretos, argamassas, reformas e ampliações blocos, tijolos, telhas, solos e gessos, dos resíduos de construção e demolição. Outra fonte de resíduos que pode ser utilizada é o entulho, sempre foi dispensado o mesmo tratamento dado aos resíduos sólidos urbanos, ou seja, paga-se para alguém levá-lo sem se preocupar com a destinação final correta. Diante desse cenário, verifica-se que o principal problema com este tipo de resíduo está relacionado à sua deposição irregular, ao grande volume produzido e aos impactos ambientais causados ao meio ambiente e à saúde da população. Outro problema é a falta de conscientização no uso de água, energia. A L&Construção após rever seus atos resolveu adotar várias medidas e para mudar esse cenário.

PASSO 2: Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Econômica.

Título da Ação: Sustentabilidade Econômica

Objetivo

Ação

Resultados esperados

1. Racionalização de uso de Energia Elétrica

  1. Uso consciente de energia.

 À empresa L&Construção, consta com sensores em toda área comum das construções, evitando o consumo desnecessário de energia. Reduzindo 10% da energia da empresa.

  1. Sistema de Automação

 Este projeto inteligente permite que o morador ter controle de diversos pontos da casa, garantindo melhor uso dos aparelhos eletrônicos da casa evitando o desperdício de energia.

  1.  Energias renováveis e aquecimento

Energia Fotovoltaica. Esse sistema é confiável e permite uma fonte inesgotável e gratuita de energia. Não produz poluição ou resíduos e pode ser instalado tanto em obras em andamento quanto em construções finalizadas.

Utilizando baterias estacionárias (banco de baterias), pode suprir por até quatro dias de sol insuficiente. Novas instalações poderão ser conectadas à rede de distribuição, dispensando o uso de baterias. Neste modelo, há a compensação entre energia gerada e consumida pela unidade. A empresa L&Construção está implementado em seus projetos essa fonte de energia.

2.

Racionalização de uso de Água

A. Reguladores de vazão.

Torneiras da área comum terão dispositivos que controlem a saída de água, contribuindo desta forma para um menor consumo por parte da empresa e obras.

B.  Captação de Agua da Chuva.

Tecnologia que permite captar água da chuva pelo telhado e disponibiliza-lo em áreas comum, como lavagem de pisos irrigação dos jardins, ou seja par fins não potáveis.

        Racionalização de energia e água faz com que a empresa economize e conscientize os funcionários da importância para o meio ambiente. Existe esse projeto de automatização um pouco mais ousado, mas fica como um diferencial que a construtora oferece em seus projetos.

Título da Ação: Sustentabilidade Ambiental

Objetivo

Ação

Resultados esperados

1 Gerenciamento de Resíduos Sólidos

A. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

   Caracterização, triagem, acondicionamento, transporte e destinação. A implementação do projeto é monitorada permanentemente na obra pelo mestre de obras e pelo engenheiro supervisor. Mensalmente, o gerente de recursos humanos realiza uma avaliação dos serviços em cada obra, cujos resultados são compilados com o objetivo de ser calculado o indicador “Gestão de Resíduos Sólidos”. Sempre que a análise técnica-econômica realizada pelo engenheiro supervisor da obra validar a opção de os entulhos da obra ser reciclados para fins de reaproveitamento, esta alternativa é implementada.

B. Separação do lixo

 Tanto nas obras, quanto no escritório da empresa, é realizada a separação do lixo orgânico e do lixo seco.

C. Projeto do canteiro de serviços,

  Para cada obra é elaborado um projeto do canteiro de serviços, com vistas organizar os espaços, definindo áreas destinadas a estoque, circulações  descarte, instalações para operários, etc. Desta forma são minimizados desperdícios de materiais.

O atendimento aos Procedimentos e Instruções de Serviço do Sistema de Gestão da Qualidade da L&Construção evita o uso, a armazenagem e preservação de materiais inadequadamente, bem como a má execução dos serviços, minimizando retrabalhos com a consequente geração de resíduo.

2. Tratamento de esgoto.

A. Reuso de esgoto tratado

A L&Contruções vai implantar em seus projetos reuso de esgoto tratado. Em lugares onde moram mais de uma família, é possível tratar o esgoto para que a água possa ser reutilizada para fins menos nobre como regar jardins e cultivos, lavagens de pisos, paredes, calçadas, descarga sanitária etc. Dessa forma, contribui para a conservação da água potável.

A água tratada por esse sistema não apresenta vírus ou bactérias, não possui cheiro, nem cor. Esse sistema reduz o consumo (e consequentemente a conta) da água fornecida pela companhia pública e agrega valor de mercado e imagem à construção.

B. Tratamento biológico de esgoto

 Esse sistema trata o esgoto no local onde foi gerado e o transforma em água tratada e desinfectada, que poderá ser devolvida ao ambiente sem risco de contaminação, ou reaproveitada, economizando assim a água potável para fins mais nobres.

Pode ser utilizados em qualquer tipo de construção, residencial ou comercial, inclusive pequenas cidades, bairros e vilas. Elimina agentes patogênicos (bactérias, vírus, fungos, protozoários, helmintos e alguns tipos de vermes) em até 100% e remove até 50% de nitrogênio e fósforo, permitindo a reutilização da água para diversos fins.

C. Tratamento biológico de esgoto

 Além de possuir um belo aspecto visual, agrega valor a construção, é simples e rápido de instalar, requer um mínimo de obra civil e é barato. Tem funcionamento autônomo e pode ser instalado abaixo da superfície, deixando a área acima livre para outros usos, como estacionamento

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (50.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com