TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS: ADMINISTRATIVA E ECONÔMICA, E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.414 Palavras (10 Páginas)  •  1.318 Visualizações

Página 1 de 10

TEORIAS: ADMINISTRATIVA E ECONÔMICA, E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL ([1]).

Eric Pereira Nascimento

Kenny Rose Campos Gomes

Miros Viera Garcez

Tatiana Rachel Araújo Costa

Prof.: Michael Simpson Silva Sousa

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Faculdade de Administração (ADG 0682) - Fundamentos e teoria organizacional

 

Resumo

Objetivo deste estudo acadêmico é descrever as Teorias: Administrativa e Econômica, discorrendo as ideias de seus principais pensadores, bem como, definir de que maneira essas teorias impactam na sociedade, na produção, distribuição e consumo. Relacionar de que forma essas escolas da administração e da economia podem contribuir na formação de uma melhor qualidade de vida através do desenvolvimento social.

Palavras-chave: Teorias administrativas; Impacto na sociedade; Qualidade de vida.

  1. INTRODUCÃO

O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque particular da organização, ou uma forma peculiar de estudá-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. Para facilitar o estudo, as teorias são agrupadas em Escolas e essas, como definido por Maximiano (2006), são a mesma linha de pensamento ou conjunto de autores que utilizam o mesmo enfoque.

A administração tem por objetivo o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinado objetivo, constitui a ferramenta básica que torna capacitada as organizações a gerar resultados e produzir o desenvolvimento econômico e social. Através de uma breve dissertação teórica do campo, o presente trabalho objetiva um estudo introdutório da evolução das Teorias da Administração e das características mais marcantes de cada uma, tendo como base a Teoria Clássica, uma vez que essa serviu de fundamento a todos os pensamentos posteriores. A abordagem do tema torna-se relevante devido à importância do mesmo para o entendimento das organizações e para construção do pensamento administrativo atual, exigente de profissionais ecléticos, flexíveis e adaptáveis.

No que diz respeito às Teorias Econômica, citemos os três grandes agentes da Economia, o estado, as empresas e a família são analisados a partir de olhares diferentes. Existem varias teorias econômicas entre elas a do pensador Adam Smith considerado pai da econômia moderna, pensador clássico do liberalismo econômico. Smith contribuiu muito para formação do sistema capitalista, suas teorias e fundamentos são de grande importância para entendermos o sistema atual. Entre as principais contribuições para analise econômica está à crença no liberalismo econômico, fonte de riqueza, e o trabalho.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Existem vários pensadores de teorias administrativas, no entanto neste trabalho estudaremos os dois principais cientistas que deram um avanço significativo na administração enquanto ciência: Frederick Winslow Taylor, que iniciou a escola da administração cientifica e que dedicou seu estudo em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário. E o francês Henry Fayol, que desenvolveu a chamada Teoria Clássica, que se caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deveria ter para aumentar a eficiência em todas as partes envolvidas.

  1. Teoria Científica

A teoria científica de Frederick Taylor buscou o desejado aumento produtivo tomando como base a eficiência dos trabalhadores. Analisando esses e seus modos de produção, identificou falhas no processo produtivo geradoras de baixa produtividade, uma vez que, para ele, cada operário produzia um terço do que poderia produzir (processo que ele nomeou “vadiagem sistemática”). Tal fato o fez despertar para a necessidade de criação de um método racional padrão de produção em detrimento das práticas tradicionais, que ainda deixava resquícios nas fábricas. Essa teoria leva o nome de Administração Cientifica “devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos trabalhos operacionais a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos são a observação e mensuração.” (CHIAVENATO, 2004, p. 41).

A trajetória profissional de Taylor foi ligada ao "chão de fábrica", onde o mesmo dedicou-se ao estudo das funções administrativas e das características que deveriam ter os responsáveis pela administração das organizações, os gestores. Desenvolveu uma visão geral da administração com um enfoque na administração formal, a partir das funções administrativas. O método de Taylor apoiava-se na supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases do trabalho devam ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas e estas instruções devem ser transmitidas a todos os empregados, por meio da descrição detalhada de cargos e tarefas. Onde concluímos e afirmamos que o Taylorismo baseia-se na divisão do trabalho por meio das tarefas: “a questão não é trabalhar duro, nem depressa, mas trabalhar de forma inteligente.” (MAXIMIANO, 2006, p.41-42). Contudo, este pensamento científico e supervisório de Taylor, bem como, a implantação de planos de incentivos salarial (pagamento por produção), não agradaram a classe trabalhadora, onde passou a ser considerado por muitos um inimigo do trabalhador.

  1. Teoria Clássica

Henry Fayol, francês considerado fundador da Teoria Clássica, Engenheiro formado pela Escola de Minas de Sait-Etiane. Dedicou-se ao estudo das funções administrativas e das características que deveriam ter os responsáveis pela administração das organizações, os gestores.

Fayol traz em sua teoria funcionalista a abordagem prescritiva e normativa, uma vez que a ciência administrativa, como toda ciência, deve basear-se em leis ou princípios globalmente aplicáveis. Sua maior contribuição para a administração geral são as funções administrativas – prever, organizar, comandar, coordenar e controlar – que são as próprias funções do administrador ainda nos dias atuais. A função administrativa nesse novo enfoque deixa de ser exclusiva da alta gerência, e passa a ser difundida proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos, quanto mais alto o cargo, mais funções administrativas apareciam, mas, ainda assim, os executivos têm maior responsabilidade administrativa, distinguindo-se das funções técnicas, isto é, ainda havia distinção entre princípios e técnicas. Fayol  adotou alguns princípios da Administração Cientifica, como a divisão do trabalho e disciplina, abandonando outros e acrescendo os princípios de autoridade e responsabilidade, espírito de equipe e iniciativa, entre outros. Como conclusões gerais, o autor afirma o seguinte:
"[...] Em todas as classes de empresas, a capacidade essencial dos agentes inferiores é a capacidade profissional característica da empresa, e a capacidade essencial dos grandes chefes é a capacidade administrativa. (FAYOL, 1989; P.32).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (175.3 Kb)   docx (463.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com