TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Trabalho Escolar: AS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

A disciplina visa discutir e analisar, explicitando descritivamente e/ou interpretativamente, a trajetória da idéia de ‘Desenvolvimento’. A partir de uma perspectiva que toma esta noção como ‘problema’, pretende retrospectiva historicamente sua emergência, via olhar e demandas contemporâneas, e acompanhar a trajetória desta ‘idéia’ nos seus embates ideológicos, científicos, sócio-econômicos e culturais até a problemática atual. Objetiva, ainda, contextualizar e problematizar neste empreendimento a produção de qualificativos ao Desenvolvimento e as disputas pela sua atribuição de sentidos, discutindo suas possíveis implicações para os territórios rurais.

Um aspecto da teoria de Vygotsky é a idéia de que o potencial para o desenvolvimento cognitivo é limitado para uma certa duração de tempo à qual ele chama de "zona de desenvolvimento próximo" (ZPD). Além disso, o pleno desenvolvimento durante a ZPD depende da interação social por inteiro. A gama de habilidades que podem ser desenvolvidas com a orientação de adultos, ou por colaboração do grupo, excede o que pode ser obtido sozinho.

A teoria de Vygotsky foi uma tentativa de explicar a consciência como um produto final da socialização. Por exemplo, no aprendizado da linguagem, nossas primeiras expressões em grupo, ou com adultos, são com o propósito de comunicação, mas, uma vez dominadas, elas se tornam internalizadas e permitem o "discurso interno". A teoria de Vygotsky é complementar o trabalho de Bandura sobre aprendizado social e um componente-chave para a teoria de aprendizado situado. Como o foco de Vygotsky foi o desenvolvimento cognitivo, é interessante comparar seus pontos de vista com aqueles de Bruner e Piaget .

O desenvolvimento cognitivo é limitado a certa faixa em qualquer idade. O desenvolvimento cognitivo completo requer interação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com