TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG - O aumento da pobreza e do protecionismo X dimensão comercial da globalização.

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO – TG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aluno(s):

 

Antonio José Machado da Costa - RA: 1417158

POLO:

 

Paracatu/MG

 

 

 

 

2014

TRABALHO EM GRUPO – TG

O aumento da pobreza e do protecionismo X dimensão comercial da globalização.

A globalização do comercio vem gerando ao longo das ultimas décadas um grande aumento da pobreza e o aumento do protecionismo. A questão a ser entendida e que se a receita para os países se desenvolverem, gerar renda, empregos e investimentos é “abrir os mercados, não interferência dos governos, e atraírem capital estrangeiro”, como pode a pobreza e o protecionismo ter aumentando após a globalização destas medias.

O aumento do protecionismo provavelmente pode ser uma maneira adotada pelos governos para frear a entrada de produtos internacionais mais competitivos no seu país que os produtos nacionais o que gera desemprego e diminuição da renda no país. Por outro lado esta medida acaba afetando outros países ou ate mesmo o próprio que também dependem da exportação de seus produtos para outros países para manter sua economia, e teoricamente aumentar a renda media de sua população.

O fato e que a dimensão comercial da globalização não permite que alguns países como, por exemplo, os latinos americanos não conseguem mais manter a media de exportação e importações, ou seja, importam vários produtos mesmos os que são produzidos no país por serem mais baratos e na maioria das vezes tem dificuldade de importar seus produtos por que muitos países principalmente os industrializados utilizam do protecionismo para manter a concorrência entre os produtos locais e os importados, fragilizando suas economias e aumentando a pobreza no mundo. Outro fator que também influenciou estes índices e a falta de investimentos externos em países com custo autos de produção e o excesso de investimentos em países com custos baixos de produção e mão obra barata, o que também gera uma degradação da renda media da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com