TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA – Teoria Geral da Administraçã

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS

TGA – Teoria Geral da Administração

Fundamentos e Teorias da Administração: ênfase nas tarefas

Osasco

Agosto/ 2012

ATPS

DE

TGA – Teoria Geral da Administração

Trabalho apresentado como avaliação parcial da

disciplina de TGA – Teoria Geral da Administração do

Curso de Administração da

Universidade Anhanguera.

Orientadora Profª. Meire Denise

1° e 2º Semestre B, Período Noturno

Osasco, 29 de agosto de 2012

SUMÁRIO

1 - Fundamentos e Teorias da Administração – Relatório ......................................... 04

2 - Resenhas Individuais do texto de Jéssica Louisiana Natália Caetano .................. 07

2. 1 Resenha Daniel de Jesus ............................................................................. 07

2. 2 Resenha Josiane Duraes .............................................................................. 09

2. 3 Resenha Lucas Alves .................................................................................. 10

2. 4 Resenha Maria Gisleide .............................................................................. 11

2. 5 Resenha Samá Pereira ................................................................................. 12

3 - Referências Bibliográficas .................................................................................... 14

Teoria Geral da Administração

Fundamentos e Teorias da Administração

Há duvidas sobre a administração ser ou não uma habilidade humana. Podemos dizer que sim, a administração é uma habilidade humana, sem dúvida. Porém, uma habilidade adquirida após séculos de evolução, pela necessidade de uma certa organização, exigida em nossa sociedade, diferentemente de dois séculos atrás onde predominavam o modelo de pequenas oficinas autônomas.

Precisar até que pontos os homens da Antiguidade, da Idade Média e até mesmo do inicio da Idade Moderna tinham consciência de que estavam praticando a arte de administrar é algo difícil, afinal história da humanidade sempre houve, de alguma forma, um meio de administrar as organizações e seu histórico começa há 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorara resolução de seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administrar. O desenvolvimento das idéias e teorias foi muito lento até o século XIX, onde teve uma grande inovação.

A moderna administração surgiu em resposta as duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial: o crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação; e a necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.

No inicio do século XX, surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano, o precursor da eficiência industrial sendo chamado de pai da Teoria Da Administração Científica que apresentou os princípios e o estudo da Administração como Ciência. Taylor priorizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Nesse meio surge também as relações humanas, onde o bem estar dos trabalhadores como condições ambientais de trabalho, incentivos salariais, prêmios e de produção, era um dos fatores para o bom funcionamento da organização e o alcance dos objetivos traçados por ela.

Taylor em sua tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos estabeleceu a Organização Racional do Trabalho focando principalmente na divisão do trabalho e especialização do operário, na padronização de métodos e máquinas.

Em 1911, Taylor publicou o livro Princípios Da Administração Cientifica considerado como a bíblia dos organizadores do trabalho, onde estabelecia que os princípios fundamentais seriam o princípio do planejamento, da preparação dós trabalhadores, do controle e da execução, visto que seus idéias correspondiam ao chão da fábrica.

Paralelo aos estudos de Taylor surgia na França a Teoria Clássica da Administração fundada por Henri Fayol, que se caracterizava pela ênfase na estrutura que organização deveria possuir para ser eficiente. Fayol mantinha uma preocupação com a estrutura da organização como um todo, partindo de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem estrutural que logo suplantou a de Taylor.

Fayol também expôs sua teoria m um livro chamado Administração Industrial Geral, publicado em 1916, onde define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Como toda ciência, a administração de ver ser baseada em leis ou princípios, Fayol definiu quatorze princípios de sua teoria administrativa, dentre eles podemos citar a divisão do trabalho, a unidade de comando e direção, cadeia escalar, iniciativa, espírito de equipe, dentre outros como já estudado anteriormente.

A Teoria Clássica da Administração sofreu algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com