TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TQU I - Atividades Complementares Presenciais I - Atividade 1

Por:   •  21/4/2021  •  Resenha  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  2.302 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE:

MARINÊS DE LIMA

COMPONENTE: TQU – MÓDULO I – ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRESENCIAIS I

PROFESSOR: AFONSO VALAU JÚNIOR

ATIVIDADE Nº: 1

POLO: SENAC SÃO LEOPOLDO/RS

SÃO LEOPOLDO, 23 DE MARÇO DE 2021

Contextualização com o mercado e perfil profissional

O profissional com formação técnica na área da qualidade atua criando procedimentos para melhorias internas, documentando as atividades da empresa, em consequência deste, gerando relatórios para o sistema de gestão de qualidade e auxilia na coordenação desses processos visando atender às normas regulamentadoras e satisfazer os clientes.

Ele também tem o papel de dar orientações aos colaboradores em relação aos métodos de produção, analisa não conformidades de produtos e serviços auditorias, internas e externas.

É, basicamente, o responsável por buscar a constante melhora da empresa e dos processos envolvidos, buscando identificar e solucionar os problemas que comprometem os resultados da mesma e utilizando de medidas corretivas e preventivas. Esta área requer um olhar mais profundo, com excelência e profissional que dará destaque e fará a diferença para a empresa no mercado.

Mercado de trabalho para o profissional do nível técnico da área da qualidade

O técnico em qualidade tem a possibilidade de atuar em diversos setores, como automotivos e metalúrgico na indústria, alimentício em geral, setor de saúde, empresas de telefonia, internet, energia, saneamento, transporte, planos de saúde e educação, no comércio em geral, restaurantes, etc... Enfim, qualquer organização que preze pelo bom funcionamento dos seus processos internos, buscando este profissional afim de padronizar os processos que envolvem a empresa e tendo destaque quando procuram pela contratação de seus serviços.

O técnico em qualidade se torna cada vez mais importante nesses locais o que reflete no mercado de trabalho, trazendo boas oportunidades para quem é formado nesta área.

Sendo assim, trago meu exemplo, onde trabalhei no ramo industrial, em uma fábrica de borracha e minha função era inspecionar dureza, elasticidade e identificar possíveis problemas de má vulcanização e, com isso, aprovar ou reprovar os mesmos para produção das peças, porém em outros ramos da área da qualidade, podemos atuar em diferentes atividades.

Alguns exemplos de cargos para quem tem formação em técnico de qualidade são: Auditor da Qualidade (realiza auditorias internas e acompanha externas); Inspetor da Qualidade (inspeciona resultados obtidos nos processos e a aprovação ou desaprovação do serviço); Assistente da Qualidade de Processos (acompanha resultados dos processos e participando de grupos de melhoria).

Atuação e atividade do técnico em qualidade em diversos segmentos

O técnico em qualidade atua na padronização e otimização de processos, implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, definição de indicadores, auditorias e certificações da norma ISO em organizações de todos os portes. Na prática, esse profissional tem uma gama de atribuições que lhe proporcionam diversas oportunidades no mercado de trabalho. Embora o setor industrial seja o que mais o emprega, outras áreas — como a da saúde, a do meio ambiente e a da educação — também necessitam dos seus serviços.

Exemplos de atuação:

• elaborar manuais, procedimentos, relatórios e processos de qualidade das empresas e executa a auditoria interna da qualidade e acompanha a auditoria externa.;

• identificar inconformidades em produtos e processos, suas possíveis causas, ações corretivas e preventivas, capacitando assim as equipes de trabalho das empresas para a disseminação da cultura das empresas;

• elaboração de pesquisa de satisfação do cliente e de marcado;

• controle, inspeção e gestão da qualidade;

• realização de testes em amostras de novos produtos ou serviços e também acompanhamento da qualidade das matérias primas fornecidas.

• registrar o controle da qualidade em formulários de acordo com as normas preestabelecidas;

• divulgar os procedimentos de qualidade e propõe ações de informações e formação específica.

O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Devido a competitividade e aumento da tecnologia entre as empresas, a qualidade estratégica e uma padronização eficaz, tal como a ISO 9001, tem se tornado cada vez mais importante. A qualidade e a certificação ISO oferecem oportunidades de melhorias em vários aspectos, com os colaboradores, investidores, clientes e fornecedores, governo e sociedade e meio ambiente, podendo trazer a elas a aceitação do público estratégico com a otimização dos produtos, interesse dos acionistas em investir, matérias-primas com excelência e ajuda do governo, numa relação onde os dois lados ganham.

É indiscutível o papel e a importância estratégica da qualidade através da padronização da qualidade em todo mundo, pois, se não for assim uma empresa que visa a lucratividade e redução de custos não pode subsistir. A padronização se torna crucial pois em quase todo mundo o sistema ISO 9001 está implementado, e clientes buscam produtos com qualidade. Quando uma empresa não adere a qualidade como estratégia ela não é aceita pelos clientes, ocasionando assim, a perda de concorrência e todos os benefícios inerentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com