TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRESENCIAIS

Por:   •  15/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: AMANDA OLIVEIRA RAMOS

COMPONENTE: ACPI – ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRESENCIAIS I

PROFESSOR: JACIR MENEGAT

ATIVIDADE Nº: 1

POLO: SENAC VOLTA REDONDA

           

Atividade avaliativa 1

Resenha da vídeo-aula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Introdução

Esta atividade aborda o conteúdo assistido na vídeo aula 1 do Curso Técnico de Qualidade EAD cujo o tema sendo: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações.

O intuito desta dissertação é que, através de uma resenha, eu possa demonstrar minha percepção e analise do assunto detalhando meu entendimento sobre o mesmo.

         A resenha será descrita de acordo com os tópicos apresentados em torno do tema proposto. Será tratado sobre a contextualização com o mercado de trabalho e o perfil profissional, como funciona o mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade, suas atuações e atividades em diversos segmentos assim como as metodologias, cases e história da qualidade, evidenciando a importância de seu papel nas organizações.

Desenvolvimento

O primeiro tópico comentado no vídeo foi o mercado de trabalho para um profissional de nível técnico informando sobre as mais diversas áreas que este pode atuar ,por exemplo, nos setores automotivos, alimentícios em geral, saúde, e de serviços como: hotelaria, internet, energia, transporte, comercio, educação etc. É possível perceber como a qualidade está integrada em nosso dia a dia, já que está presente em todos os ramos se fazendo necessária para que se tenha êxito em qualquer execução de tarefas.

O segundo tópico mostra quais são as atividade de um técnico de qualidade, como controle, inspeção, garantia e gestão da qualidade. Em uma indústria, por exemplo, o profissional da qualidade pode atuar inspecionando produtos na linha de produção. Outras atividades citadas foram as auditorias, análise de indicadores de qualidade, elaboração de gráficos dos dados coletados, realização de treinamentos e capacitação, elaboração e atualização de documentos da qualidade e implementação de métodos e ferramentas da qualidade e descrição de novos processos e novos produtos. Nesta parte do vídeo o que mais gostei foi como a tutora evidenciou a importância da formação para garantir excelência no local de trabalho, pois apesar de algumas atividades muitas vezes ser feitas por qualquer pessoa, quem possui esta formação consegue ter uma visão

melhor e melhor desenvolvimento para contribuir com resultados satisfatórios e eficientes na empresa. Foi falado também neste mesmo tópico, os cargos de atuação 

como: auditor da qualidade, podendo fazer auditorias internas e acompanhando as auditorias externas; inspetor de qualidade, inspecionando resultados e a consequente aprovação ou reprovação dos mesmos; assistente da qualidade, acompanhando resultados e participando de grupos de melhorias.

        O perfil do profissional técnico da qualidade, foi citado também neste ao final deste tópico, tendo como entendimento que para ser qualificado é necessário ter proatividade em ações que envolvam sua responsabilidade, flexibilidade nos mais variados contextos da empresa, adaptação e motivação para mudanças, perfil de liderança para motivar as equipes do trabalho, fácil relacionamento interpessoal interno e externo, comunicação clara e precisa, tanto individual quanto em público, colaboração na cooperação da equipe nos diversos contextos, organização e capacidade de promover a organização no ambiente de trabalho.

        O terceiro tópico abordado refere-se ao papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações, ou seja, aqui é explicado quais os benefícios que uma empresa pode adquirir por ter certificações como a da ISO 9001. Implementando uma padronização em requisitos de qualidade, a instituição tem maiores chances de aumentar sua produtividade, por preparar seus colaboradores para as suas atividades devidamente de acordo com as necessidades exigidas pelos seus cliente, e, aumentar sua competitividade, pois atuando de acordo com as normas e com os recursos impostos, os resultados são mais satisfatórios com menos custos e com qualidade. As vantagens citadas foram: Boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores, desenvolvimento de colaboradores, melhores condições para a competitividade no mercado, otimização de processos e redução de custos.

        O quarto tópico foi apresentado alguns casos de sistema de qualidade exemplificado por fábrica de móveis, prestadora de serviços de usinagem e uma empresa desenvolvedora de softwares. O primeiro case, o representante da empresa de fabricação de móveis nos conta como seu negócio cresceu e desenvolveu após a certificação da IS0 9001, pois através dela foi possível corrigir erros de capacitação escassa, de controle e de requisitos dos clientes que no passado não foram implementados, ocasionando perdas e deficiências nos processos.

 O segundo caso, foi a de uma empresa de usinagem que também mostrou como obteve melhores resultados após a certificação da ISO TS 16949 e ISO 9001, apesar de inicialmente ter sido muito difícil pois houve uma resistência dos funcionários que não estavam preparados para uma mudança de cultura em seu ambiente de trabalho. Um dos programas utilizados como melhoria foi o do 5s, fazendo com que fosse criado um

local de trabalho mais organizado, destacando-se em pontualidade nas entregas e nas exigências das questões técnicas.

O último case discutido, foi sobre a empresa desenvolvedora de software, apresentado pelo CEO da instituição, relatando que o mapeamento de processos (antes desconhecido pelos colaboradores) e a atenção maior a qualidade aos produtos desenvolvidos por eles foram os principais ganhos obtidos pós certificação.

O quinto e último tópico evidencia as metodologias, suas ferramentas e o histórico da qualidade nos processos. O item se inicia com uma comparação do tema qualidade ao longo dos anos. Foi descoberto que a mesma teve uma maior notoriedade após 3 acontecimentos históricos: A revolução industrial e as duas guerras mundiais, sendo o Japão uma grande referência no Pós Guerra devido a necessidade de se reestruturar após inúmeras dívidas durante o período e sua postura cultural e sua disciplina, se dedicando ao crescimento econômico e qualitativo. Dois grandes nomes da qualidade também foram falados com o de Deming e Juran neste processo de melhoria e influência para o Japão. Deming através do controle estatístico defendendo o envolvimento da gerência nas atividades assim como a adoção do controle da qualidade em todas as etapas de produção e, Juran, com sua trilogia: planejamento, controle e melhoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com