TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Complementares Presenciais

Por:   •  18/8/2022  •  Resenha  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Caio Guilherme Morais de Almeida

COMPONENTE: Atividade Complementares 1

PROFESSOR: Rochele Rios

ATIVIDADE Nº: 01

POLO: Senac RS

LOCAL E DATA: Caçapava, 02 de junho de 2022.    

Atividade avaliativa

Resenha da videoaula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Esta atividade irá apresentar uma resenha da videoaula 1, abordando o assunto da qualidade em sua história na nossa sociedade, o impacto e importância, ferramentas e o uso das mesmas, mostrando que o conceito de qualidade tem extrema importância para o desenvolvimento de uma organização, trazendo diversos benefícios para todos os envolvidos, desde proprietários à colaboradores, fornecedores e sociedade.

  • Contextualização com o mercado e perfil profissional

O vídeo mostra como exemplo, um hotel que tem como objetivo inserir o selo de garantia ISO 9001 em sua organização, buscando aprimorar seus serviços prestados e padronizar suas relações internas/externas. Dentre o exemplo temos um personagem de destaque que atualmente cursa técnico qualidade e foi convidado a participar do processo, passando pela fase de aprendizado e uso dos conceitos de qualidade. Um profissional que busque qualificar uma melhoria em seus processos pode cursar qualidade e assim aprimorar seu nível profissional.

  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

Alguns cargos são: auditor da qualidade, inspetor da qualidade, assistente da qualidade e processos. Os serviços de qualidade são semelhantes de um departamento para outro, porém, cada ramo tem sua característica. Para mim é de extrema importância o cargo de técnico de qualidade pois é ele quem busca a melhoria contínua dentro de uma organização.

  • Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos: 

O técnico de qualidade pode atuar em diferentes áreas, tais como: setor automotivo, metalúrgico, área alimentícia, serviços de hotelarias, setor comercial, bancos, entre outros departamentos que buscam qualidade no seu processo. Obtive algumas experiências em processos de qualidade na participação de auditorias, auxiliei no desenvolvimento de melhoria de alguns processos da empresa, participei de treinamentos de capacitação profissional. quando se busca melhoria nos processos acredito ser um ponto de referência para alguém que busca o caminho da qualidade, além de ser uma boa forma de crescimento profissional.

  • O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações:

Para uma empresa obter sucesso de seu serviço/produto exige um ciclo de ligação, partindo dos colaboradores, atendendo as expectativas dos proprietários e da empresa, assim tendo em retorno os benefícios oferecidos e a busca de crescimento profissional. Cliente, contribuem no consumo, sendo o principal alvo para o sistema desenvolver. Fornecedores, sendo um aliado de um processo, pois através dos fornecedores é recebido o produto inicial do processo. Proprietários, obtendo desenvolvimento positivo no seu produto/serviço faz investimentos em sua empresa buscando melhoria e obtendo mais lucros. Governo, arrecadando impostos sobre tudo que é produzido, realiza investimentos, atraindo empresas que queiram se instalar. Sociedade/Meio ambiente com a instalação de empresas e comércios em uma cidade traz um desenvolvimento maior.

A empresa que busca a certificação de qualidade, visa no seu processo obter um melhor desempenho, acaba desenvolvendo os colaboradores, buscando boas práticas de gestão, produção, produtividade, padronização dos processos produtivos, otimizando processos e consequentemente os custos, melhorando a condição de competir no mercado.

  • Casos de sistemas da qualidade:

O vídeo exemplifica 3 empresas de diferentes ramos, sendo elas uma fábrica de móveis, uma prestadora de serviços de usinagem e uma desenvolvedora de softwares. As 3 citaram a instalação da ISO 9001 e da ferramenta de 5S’s, após a certificação e uso da ferramenta, mostra um desenvolvimento super positivo das empresas dentro dos seus processos. Em alguns casos clientes são exigentes ao ponto de solicitar seu serviço/produto apenas após a instalação de determinada certificação. O mercado está cada vez mais competitivo e as empresas que buscam essas padronizações de qualidade estarão sempre um passo a frente pelo fato de trazer diversas melhorias em seus processos.

  • Metodologias e histórico da qualidade:

Os conceitos da palavra qualidade são de tempos bem antigos, em 350 a.C. já era citado por Aristóteles relações, porém teve um surgimento e aprimoramento após as revoluções industriais e as duas grandes guerras mundiais. Durante as guerras um país no qual sofreu graves impactos foi o Japão, porém ainda assim, graças a cultura e disciplina do seu povo o páis pode ser reconstruído de forma rápida e com grande crescimento econômico, nesse período houve grandes investimentos na educação e teve dois profissionais citados com alta influência nesse trecho da história, William Edwards Deming e Joseph Moses Juran. O legado de Deming envolvia controles estatísticos e defendia o envolvimento da gerência no processo e a adoção do controle da qualidade em todo o processo produtivo e foi responsável pela criação do chamado ciclo de Deming. Juran contribuiu com sua famosa trilogia de planejamento, controle e melhoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com