TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE EMPREENDEDORISMO

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.375 Palavras (10 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

1. Empresa Alpargatas 2

1.1- Etapa 1 2

1.2- Etapa 2 e 3 2

1.3 -Etapa 4 4

1.4 - Etapa 5 4

2. Empresa Grendene 4

2.1- Estratégia 4

2.2 - Etapa 6 5

2.3 - Etapa 7 5

2.4 - Etapa 8 5

ALPA4 - Cotação Alpargatas 7

Balanços ALPA4 8

Notícias Alpargatas PN 8

Forum Alpargatas PN 9

ALPA4 Histórico 9

Resumo do Book de Ofertas da Alpargatas S/A 9

Download de Dados Históricos da ALPA4 9

Análise Técnica sobre Alpargatas S/A 9

Dividendos Alpargatas PN - Últimos 12 meses 10

3- Considerações Finais 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

Empresa Alpargatas

1.1- Etapa 1

Chinelo de dedo, feito de borracha, inspirado nas sandálias japonesas. A receita de sucesso das Havaianas, que completaram 50 anos do lançamento do seu primeiro modelo em junho, hoje não é tão simples. A marca, que é vendida em 83 países, enfrenta concorrência mais acirrada, e quer crescer também nos mercados de tênis e acessórios.

O primeiro modelo das Havaianas foi lançado em 1962. Desde seus anos iniciais, a empresa convive com as falsificações. O slogan “Havaianas, as legítimas”, continua sendo um dos mais famosos da história da marca.

1.2- Etapa 2 e 3

O principal objetivo da estratégia do oceano azul é criar um mercado onde não haja concorrência, sendo assim, um mercado desconhecido. Esse mercado é inexplorado, criado pela demanda e pelo crescimento altamente lucrativo.

A Havaianas enquadrou-se, na técnica da estratégia do oceano azul. Foi a primeira organização a desenvolver um calçado de borracha para regiões com climas tropicais, tendo como característica baixo custo de produção e venda. Tornou-se popular com um simples modelo, adquirindo clientes em curto período e assim conquistando cada vez mais o mercado. O sucesso foi obtido e os concorrentes começaram a surgir.

Para evitar o oceano vermelho houve uma mudança no planejamento de marketing que adotou a estratégia de agregar valor e legitimidade da marca dando ênfase a qualidade em relação a concorrência. Durante trinta anos a Havaianas restringiu-se ao mercado menos favorecido. Com o objetivo de se manter no oceano azul, a organização investiu em um novo modelo com designer diferenciado corroborando com a retirada da imagem de um produto barato, alcançando assim o diferencial e o mercado de classe média e alta. Além disso, a organização inovou na forma de divulgação do seu produto, criando stands maiores, com melhor visibilidade e atratividade.

Desde então, a Havaianas não deixou de inventar moda. Criou novas estampas, cores e modelos, como Havaianas Baby e Havaianas Surf. Devido ao sucesso feito no Brasil os estrangeiros começaram a comprar os chinelos aqui e levar para seus países, tornando assim o produto uma mania internacional, virando assunto nas páginas de grandes revistas e jornais no mundo. Isso permitiu o desenvolvimento de uma estratégia mais ousada, criando parcerias e divulgando a marca em eventos importantes no exterior, que desenvolveram uma enorme exposição de mídia espontânea para a marca. Em 2000 a criação do departamento de comércio exterior revolucionou a marca, a decisão de explorar a marca no exterior deu-se pelo fato de ser um produto tipicamente brasileiro, colorido e sem concorrência interna ou externa.

As novas opções e o posicionamento diferenciado caíram no gosto do povo. E de repente, andar de Havaianas por aí não parecia mais coisa de pobre, mas algo da moda, as tradicionais sandálias saíram das praias brasileiras e foram parar nos pés de celebridades. E assim as sandálias se tornaram objeto de desejo dos brasileiros. Sucessivos ciclos de inovação em estilos e cores, que passaram a ser pesquisados com a ajuda de birôs internacionais, romperam com o velho estigma e valorizaram o produto. A partir de 2008, a marca iniciou a inauguração de lojas franqueadas das Havaianas, onde era possível encontrar todos os produtos da marca em um só lugar, em um ambiente colorido e moderno com todo o astral da marca.

A marca, que possui grande participação no mercado brasileiro de chinelos de borracha, comercializou em 2011 mais de 210 milhões de pares de sandálias, das quais mais de 15% exportados para 80 países dos cinco continentes (da França ao Japão, de Honduras ao Congo), podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de venda. A marca mantém duas lojas oficiais (ambas localizadas na cidade de São Paulo), além de possuir aproximadamente 250 unidades franqueadas, a grande maioria localizada no estado de São Paulo. A marca possui ainda lojas próprias em Madri, Barcelona, Valência, Roma, Paris e Londres. As exportações chegam a 30 milhões de pares (somente nos Estados Unidos está presente em 1.700 pontos de vendas). Atualmente a Havaianas é a 4ª marca mais lembrada da América Latina, representando quase 50% do faturamento (R$ 2.57 bilhões em 2011) da Alpargatas, que viu seu lucro líquido crescer, pode-se afirmar que a marca é o segmento que trás mais lucratividade para a organização, devido ao seu sucesso.

A Havaianas que entrou no mercado como um produto simples, tem hoje um dos casos de marketing mais conhecidos do Brasil, saindo de um portfólio limitado e do esquecimento para uma marca de sucesso em mais de 80 países do mundo. Com cerca de 100 modelos diferentes, Havaianas conta ainda com um mix que vai além das sandálias, por calçados fechados, bolsas, toalhas e chaveiros. Para manter a posição de destaque no mercado, a Alpargatas, detentora da marca, aposta em ampliação constante nas suas linhas e no conceito de brasilidade.

1.3 -Etapa 4

A Havaianas, tem como público alvo, todas as pessoas de classe A,B e C, todas as idades e gêneros. Mais de 83 países já tem nosso produto em vendas.

1.4 - Etapa 5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com