TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE GESTAO DE PESSOAS

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.493 Palavras (10 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SÃO PAULO

2013

Cesar Lameira – RA: B4297B-0

GESTÃO DE PESSOAS / PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

A capacitação de pessoas em uma organização de pequeno porte:

um estudo sob a ótica de processos.

Atividades práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para avaliação do quarto bimestre, em disciplinas do 3º / 4º semestres, do curso de administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

SÃO PAULO

2013

RESUMO

        O trabalho elaborado juntamente com a empresa CAOS AUGUSTA, objetiva discutir a capacitação de pessoas sob a ótica de processos, em uma organização de pequeno porte, a partir de uma gestão flexível e praticante do “ócio criativo” a qual adota a empresa estudada.

CAOS AUGUSTA é um antiquário nada tradicional que de noite se transforma em um dos bares mais frequentados da Rua Augusta, em São Paulo. Tem como objetivo ser uma referencia absoluta para o universo cool e alternativo da cidade mais cosmopolita do Brasil, tendo em vista a pluralidade de tribos em constante crescimento no mundo.

O formato da empresa é quase que inédito no Brasil, o que a confere processos inovadores. Busca a flexibilidade em termos de processos organizacionais para responderem mais rapidamente às mudanças do mercado, como também se antecipar diante às necessidades dos clientes, procurando, inclusive, surpreendê-los com soluções cada vez mais personalizadas, estas geralmente sugeridas pela equipe de colaboradores que são geridos pelo método de mapeamento de competencias.

Neste cenário, abordam-se dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação, processos e composição da força de trabalho e clientes alvo. Em seguida, faz-se uma incursão sobre o processo de capacitação e desenvolvimento de pessoas e na sequencia a avaliação do desempenho e adaptabilidade dos processos.

INTRODUÇÃO

Ações que permitam às pessoas desenvolver com qualidade e satisfação suas atividades nas empresas em que trabalham, tornou-se uma necessidade na contemporaneidade. As empresas vivem mudando seus modos de gerir pessoas, redefinindo

seus mercados e mudando suas estratégias, repensando suas estruturas. Para dar conta desse

mundo em constante mudança, precisam de pessoas motivadas, que possam alcançar o nível

de competência desejada.
         O objetivo principal no processo de capacitação de pessoas é tornar os colaboradores mais qualificados, competentes, inovadores, criativos e consequentemente mais produtivos no desempenho de suas atividades diárias. De tal forma que esta mudança agregue valor ao indivíduo em suas atitudes, e à organização, que passará a obter uma maior lucratividade e destaque no mercado, por possuir profissionais altamente qualificados.

O enfoque deste trabalho será a CAOS AUGUSTA, uma empresa de sociedade limitada, que optou por utilizar a gestão por competências, a qual tem sido apontada como modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações. Baseando-se no pressuposto de que o domínio de certos recursos é determinante no desempenho superior de pessoas e organizações, esse modelo propõe-se fundamentalmente

a gerenciar o gap ou lacuna de competências, ou seja, a reduzir ao máximo a discrepância entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e aquelas já disponíveis na organização.

A redução ou eliminação de eventuais lacunas de competências está condicionada

ao mapeamento das competências necessárias à consecução da estratégia organizacional.

CAPÍTULO 2 - ESTUDO DE CASO

2.1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

A CAOS AUGUSTA é um espaço único e difícil de ser classificado; Trata-se de um antiquário à moda antiga, mas muito moderno; moderno a tal ponto que abre as portas 12h, além de ser transformada em bar para festas e eventos no período noturno.

Engana-se quem pensa que a loja abre 12h por conta das confraternizações noturnas. A empresa dispõe de equipe enxuta, porém bastante versátil. Enquanto a loja ainda não abriu as portas para as vendas, a equipe Caos está no “garimpo” de novas histórias e antigas peças impregnadas de história, além de efetivar as entregas de encomendas da loja online que também tem muitos clientes.

CAOS AUGUSTA, fica situada em São Paulo Capital, especificamente à Rua Augusta nº 584, endereço o qual justifica o nome fantasia de tal empresa.

2.1.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

CAOS AUGUSTA, como popularmente é conhecida, é uma sociedade limitada privada de pequeno porte, fundada em Maio de 2011 por dois sócios.

Ao combinar loja de antiguidades durante o dia e bar com balada à noite a equipe de colaboradores não poderia ser diferente, é formada estrategicamente por profissionais da geração X e Y que são a cara do local e de seus frequentadores, cheios de estilo e personalidade.

Genuinamente de gestão democrática ou flexível, esta empresa, por suas peculiaridades a serem desbravadas, atrai os olhares dos clientes mais exigentes e alternativos de São Paulo. A loja é também referência para produções fotográficas e para locação de objetos para cinema e TV.

Caroline Schamall “Carrô” e José Tibiriçá “Tibira”, os sócios da casa e protagonistas da série televisiva homônima na filial brasileira do The History Channel, carregam cada um à sua maneira anos de experiência em suas atividades. Carrô é diretora de arte, produtora de objetos e colecionadora. Tibira é administrador de casas noturnas, expert em memorabilia e roqueiro inveterado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (243.9 Kb)   docx (70.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com