TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.869 Palavras (16 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

 POLO REPÙBLICA 7224.

ADMINISTRAÇÂO- 1º SEMESTRE.

SAMUEL RODRIGUES FERREIRA: RA 384187

ANDREIA DO SOCORRO LOPES REIS: RA 385793

MARIA ELMA FARIAS GUIMARÂES PARENTE: RA 384226

DENILSONNAZARENO MELO MATOS: RA 384210

                

DEFINIÇÔES DE GESTÂO DO CONHECIMENTO

TUTOR À DISTÂCIA:  RODRIGO RODRIGUES.

BELÉM: 14/06/2012

        INTRODUÇÃO.

         O conhecimento sempre esteve presente nas diversas eras econômicas, tanto na era agricula quando o homen começou a explorar de forma sistematica os recursos naturais disponiveis, como na primeira revolução industrial marcada pelo advento da eletricidade e motor de combustão interna ou, mais recentemente, a partir da segunda metade do seculo XX,  com os avanços associados ao surgimentoda microeletrônica e produtos correlatos.[ Castells,1999].  

    Embora a gestão do conhecimento não seja considerada uma pratica nova – pois como acreditam Davenport e Prusak [1998], mesmo antes da exploração. Do assunto, bons gerentes, já valorizavam a experiencia. E o knon-hon de seus colaboradores – foi somente nos anos 90 que se começou a trata – la como uma estratégia organizacional {hasen,Noria e Tirney,1999].      

       Atualmente, as empresas estão tentando se tornar cada vez mais a frente no mercado, a fim de obter vantagens competitivas, viabilizando a prestação de serviço com intuito de eliminar os desperdícios flexibilizando os meios de produção e serviços prestados ao mercado consumidor. Neste aspecto a empresa trabalhando com base em planejamentos detalhados, estudando passo a passo todos os processos, dando enfoque ao que é realizado na aplicação do trabalho em equipe, priorizando a qualidade e melhoria continua.

            A Gestão do Conhecimento é importante para as organizações, pois ela tem como objetivo o desenvolvimento profissional e pessoal de seus envolvidos, dando condições de trabalho aos colaboradores, criando qualificação profissional, incentivos e melhorando no âmbito tecnológico, viabilizando o processo de produção.

            A soma de todas as atividades sistemáticas que ajudam no desenvolvimento técnico, logístico, marketing, econômico e social de uma organização, visando aprimoramento e a adequação as constantes mudanças tecnológicas, econômica, cultural e social. Faz-se necessárias estratégias com ações planejadas para alcançar o objetivo comum, manter-se no mercado como organização ativa.

           O Conhecimento facilita a relação entre empresa e colaboradores, dando oportunidade para que os empregados possam expor suas idéias, melhorias de processo e opiniões criando uma interação, passando informação e dividindo responsabilidades.

        O Conhecimento é criado e modificado pela pessoa e é obtido através da interação social, estudo, trabalho e lazer. Assim, as organizações bem sucedidas são aquelas que sabem conquistar e ir à busca de inovação rumo a excelência. Visto que, a gestão do conhecimento é um processo que visa motivar as pessoas pra que elas aprendam e apliquem seu conhecimento na solução de problemas integrado destinado a criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização.

         O Conhecimento é um recurso intangível, que pertence às mentes, Para um melhor entendimento da gestão do conhecimento, teríamos que entender as suas características que seriam: conhecimento tácito e explicito.

        - Conhecimento Tácito: é o conhecimento que não está escrito e nem pode ser traduzido em palavras (é quando alguém explica seu conhecimento para outra pessoa).

         - Conhecimento Explícito: é todo conhecimento que está nos livros e literaturas (é o que nós vemos).

            A Gestão do Conhecimento, uma prática que agregará valor à informação e depois irá distribuí-la, sendo um conjunto de processos que visa colaborar para a criação, captura e compartilhamento do conhecimento tácito e implícito entre as pessoas de uma organização, tendo como objetivo a criação de ferramentas que auxiliem na disseminação deste conhecimento dentro desta organização. Apontada como um novo vetor da administração moderna, a gestão do conhecimento é muito mais um modo de ser (praticar) do que um recurso que se pode comprar. Dedicada a zelar dos ativos intangíveis corporativos de valor, ela deve ser praticada amplamente por todos nas organizações, sendo relevante aprender, logo no início, que longe de ser algo que se compra, a gestão do conhecimento é muito mais algo que se constrói com trabalho, coerência e dedicação.

      Um exemplo de empresa que aderiu a gestão do conhecimento foi a, Natura Cosméticos, pois quando começou seu empreendimento com apenas uma loja, tinha apenas 07 funcionários, isso em 1969, em 1980 já eram 200 funcionários e uma rede de 2000mil consultoras espalhadas pelo país e obteve nessa década um crescimento de 35 vezes, chegou em 1990 com 1800 funcionários e 50 mil consultoras e entre os anos de 1993 a 1997, cresceu 5,5 vezes, iniciou em 1970 como a maior empresa Brasileira de cosméticos, com 3000 mil funcionários e 145 mil consultoras no Brasil e cerca de 10 mil na America Latina e foi reconhecida mundialmente.

       A Natura Cosmética continuou buscando produtos naturais e inovando a todo tempo, trazendo para seus clientes e colaboradores, novos produtos e mostrando que também pode inovar com recipientes que não agridem o meio ambiente e outras inovações, com isso os seus produtos no mercado sempre são bem valorizados e apreciados, pois são bons e agradáveis para os clientes.

      A Empresa Natura Cosméticos, continua crescendo através dos anos, mostrando para muitos que é possível com o conhecimento, através de uma parceria de empresa e funcionário ser reconhecida, obtendo os seguintes valores: o equilíbrio, a transparência, o humanismo, cultivar as relações, valorizar o potencial humano, que respeita e estimula a individualidade, compartilhando duvidas e buscando criatividade, para ousar e inovar. Tendo como objetivo o aperfeiçoamento através do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (287.2 Kb)   docx (322.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com