TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  9/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 6

A importância das habilidades interpessoais

Na década de 1980 temas como comportamento e habilidades interpessoais não eram tão visados. Contudo nas últimas três décadas as faculdades de administração começaram a perceber a importância do papel que o conhecimento sobre o comportamento organizacional tem na eficácia da administração. Cursos como comportamento organizacional, liderança, negociação motivação entre outros foram sendo agregados ao currículo.

Com o desenvolvimento das habilidades interpessoais dos gestores é possível auxiliar as organizações a aproximar e reter funcionários com alto nível de desempenho.

O que fazem os administradores

Os administradores realizam tarefas por meios de outras pessoas. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com intuito de atingir determinados objetivos.

Funções dos administradores

As funções dos administradores foram condensadas em quatro: planejamento, organização, direção e controle. A função planejamento engloba a definição das metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para o alcance dessas metas e o desenvolvimento de um conjunto abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades.

Os gestores também são responsáveis pela definição da estrutura da empresa. Essa função é chamada organização e inclui a definição de quais tarefas devem ser realizadas, quem irá realiza-las, como elas serão agrupadas, que se reporta a quem e em que instâncias as decisões serão tomadas.

A direção envolve a motivação dos funcionários formas de liderança seleção dos canais de comunicação mais confiáveis e solução de conflitos. O controle relaciona-se com o monitoramento das atividades para garantir que elas estejam sendo realizadas conforme o planejado.

Papéis dos administradores

O líder possui vários papéis. Segundo Mintzberg os papéis são de interpessoal, informação e decisão. O primeiro é subdivido em figura a proa, que seria o símbolo de liderança; líder, aquele que motiva e dirige os subordinados; e ligação, cujo mantém uma rede externa. No papel da informação encontramos o monitor, que recebe uma grande variedade de informações da empresa e do meio externo; o disseminador, que transmite as informações recebidas e o porta-voz, que faz o mesmo do disseminador, porém para o meio externo. Por fim, no papel de decisão temos o empreendedor, que inicia as mudanças na organização; o gerenciador de turbulências, que corrige erros cometidos; o alocado de recursos, que toma as decisões importantes; e o negociador, que é o representante da empresa em grandes negociações. 

Habilidades dos administradores

Pesquisadores apontam três habilidades que distinguem os gestores eficazes dos ineficazes. A técnica consiste em aplicar todo o conhecimento adquirido por meio da educação formal extensiva. Tem também a habilidade humana que é a de trabalhar com as pessoas, compreendê-las e motivá-las. E a terceira é a conceitual, que é a capacidade de analisar e diagnosticar situações complexas.

O comportamento organizacional

O comportamento organizacional é a disciplina que investiga o impacto que os indivíduos, os grupos e a estrutura organizacional têm dentro de uma organização e, com base nesse conhecimento, ajuda as empresas a trabalhar com mais eficácia.

O comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação revela que se trata de uma especialidade com um corpo comum de conhecimentos.

Completando a intuição com o estudo sistemático

Estudo sistemático: Estudo de relações entre variáveis na tentativa de atribuir causas e efeitos e de basear conclusões em evidências científicas.


Administração baseada em evidências: Método de administração que baseia as decisões gerenciais na melhor evidência científica disponível.

Intuição: Sensação ou instinto não necessariamente corrobordo pela pesquisa.

Contudo integrar a intuição com o estudo sistemático possibilita o complemento das   lacunas das informações incompletas baseadas somente na intuição e fazer previsões mais precisas.

Disciplinas que contribuem para o estudo do comportamento organizacional

O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apoia na contribuição de diversas outras disciplinas sociais, tais como a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e a ciência política.

Psicologia

Ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais. Aqueles que contribuem nessa área e continuam a acrescentar ao conhecimento do comportamento organizacional estudam as teorias relativas ao processo de aprendizagem e de personalidade, os psicólogos clínicos e, principalmente, os psicólogos organizacionais e industriais.

Psicologia Social

Ramo da psicologia que mistura conceitos desta ciência e da sociologia para focar a influência de um indivíduo sobre outros.

Sociologia

Ciência que estuda as pessoas em relação a seus ambientes sociais e culturais.

Antropologia

Ciência que estuda as sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades.

Poucas verdades são absolutas em comportamento organizacional

Os seres humanos são complexos e poucos princípios simples e universais explicam o comportamento organizacional. Como somos todos diferentes, a possibilidade de fazer generalizações simples e precisas é muito limitada.

Desafios e oportunidades no campo do comportamento organizacional

Os desafios de hoje trazem diversas oportunidades para que os administradores utilizem os conceitos do comportamento organizacional.

Administrando as pessoas durante épocas de crise

Em tempos economicamente difíceis, a administração eficaz costuma ser um prêmio. Qualquer um pode gerir uma empresa quando a economia está em expansão, pois a diferença entre a boa e a má gestão acaba sendo traduzida na diferença entre ganhar muito e ganhar mais nada. Quando os tempos são ruins, porém, os gestores se encontram na linha de frente para lidar com os funcionários que precisam ser demitidos, que precisam se virar com menos e que estão preocupados com o futuro. A diferença entre ambas as gestões pode ser aquela entre o lucro e o prejuízo, ou ainda, entre a sobrevivência e a falência. Nesse contexto, uma compreensão sobre os tópicos de comportamento organizacional como emoções motivação ,estresse ,comunicação ,conflito e liderança pode ajudar executivos a lidar eficazmente com os medos de seus funcionários em relação aos problemas econômicos e ao desemprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com