TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO 4 SEMESTRE

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.009 Palavras (9 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


A Gestão de Pessoas estratégica: Um desafio nos dias modernos.

Edivandro Alves da Silva

Silas Galeano de Oliveira

Veronica Railany Gabriel de Oliveira

RESUMO

Com o passar dos anos houve muitas mudanças e na área empresarial não foi diferente, a busca por novidades se tornou comum nessa área, pois a cada dia que passa os consumidores estão mais exigentes e a competitividade por espaço no mercado aumenta cada vez mais. Neste sentido o presente artigo busca enfatizar que o sucesso de uma empresa não está apenas no desempenho do líder, mas na organização e desempenho das pessoas que nela estão inseridas, afinal não existe organização sem pessoas, elas têm um papel de extrema importância para o bom desenvolvimento de uma empresa.  

Veremos também algumas fazes do processo de organização na gestão de pessoas, estas fases servirão de base para o crescimento da organização bem como das pessoas que estão inseridas nesta organização, não deixando de ressaltar a necessidade de estar sempre inovando e adaptando a realidade da empresa com as novas tendências do mercado.

PALAVRAS-CHAVE: liderança, organização, competência, inovação, responsabilidade.

INTRODUÇAO

        Este artigo teve como base teórica livros e artigos de autores renomados como Chiavenato, Schendel e Hatten além de pesquisas em sites relacionados tudo com o intuito de relatar os principais pontos sobre o assunto em questão. O mesmo é responsável por grande parte do sucesso das organizações, pois o fator humano mesmo com tantas tecnologias e atualizações não deixou de ser a peça principal. A gestão de pessoas é uma das áreas que mais sofreu alterações nos últimos tempos, isso em todos os sentidos. Hoje a visão que se tem dessa área é totalmente diferente da tradicional forma que tinha por nome Administração de Recursos Humanos (ARH). Muita coisa tem mudado e cada vez fica mais claro a importância do homem nesse processo de globalização de negócios, desenvolvimento tecnológico, entre outras questões que influenciam o desenvolvimento e competitividade entre as empresas.

        Se observarmos bem as organizações nada mais são do que conjuntos de pessoas empenhadas em atingir um objetivo em comum. São essas pessoas que mantem e conservam o chamado status quo que já existe gerando e fortalecendo a inovação e projetos futuros, são elas que produzem, comercializam, lideram, tomam decisões, gerenciam e dirigem os negócios das empresas, nada existe sem que elas estejam incluídas nesse processo. A maneira como se comprometem, se comportam e executam suas atividades varia muito, pois cada um tem seu próprio modo de ser, entretanto existem normas e regras éticas e morais que devem ser seguidas, para tanto cada empresa tem a sua e cabe a ela capacitar seus colaboradores para que assim possam enriquecer e potencializar seus interesses.

[pic 14]

Fonte: http://www.empresassa.com.br/

        

        Até pouco tempo muitas organizações usava a expressão relações industriais ou administração de recursos humanos, hoje o termo mudou para administração de pessoas, ou ainda administração com pessoas, não apenas em termos teóricos mas na pratica também. Visando personalizar e visualizar as pessoas como humanos dotados de habilidades e capacidades intelectuais, onde os colaboradores são vistos como parceiros internos que estão intimamente ligados com os negócios da empresa, são vistas não mais como um recurso organizacional ou sujeito passivo mas como sujeito ativo, induzidor de decisões e criador de inovações dentro da empresa.

DESENVOLVIMENTO

        O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma agregação de métodos e habilidades, técnicas e práticas definidas, tendo como objetivo gerir os procedimentos internos e intensificar o capital humano nas organizações. Quando falamos de gestão logo pensamos em estratégia, pois para lidar com ideias e culturas diferentes é necessário uma ou mais táticas que busque unir o diferente em função de um único ideal. Como as organizações lidam com um mercado heterogêneo, dinâmico e instável, cabe a cada uma montar suas próprias estratégias moldadas de acordo com as necessidades do meio em que está inserida.

        Schendel e Hatten conceituam gestão estratégica como “processo de determinação e manutenção dos relacionamentos da organização e o seu ambiente compreendido pelo uso seletivo de objetivos e da iniciativa de alcançar o estado desejado de relacionamentos através da alocação de recursos que permitem alcançar eficiência e eficácia em programas de ação desenvolvidos pela organização e suas subdivisões”.

        Para tanto o gestor ou gestores devem ter planejamento da movimentação e do quadro de pessoal da organização: a gestão de pessoas deve assumir um papel estratégico nas empresas, conciliando os interesses da mesma em busca do aumento da produtividade e redução de custos a partir da formação de equipes empenhadas em inovar, bem como proporcionar motivação por meio de desafios profissionais e de oportunidades de desenvolvimento. Neste sentido a organização deve seguir um sistema para melhor efetuar este trabalho e atingir êxito, portanto algumas atividades devem ser seguidas, é o que diz Chiavenato (2000, p.11), a moderna Gestão de Pessoas consiste em várias atividades, como:


• Descrição e análise de cargos;
• Desenho de cargos;
• Recrutamento e seleção de pessoal;
• Admissão de candidatos selecionados;
• Orientação e integração de novos funcionários;
• Administração de cargos e salários;
• Incentivos salariais e benefícios sociais;
• Avaliação do desempenho dos funcionários;
• Comunicação aos funcionários; e
• Treinamento e desenvolvimento de pessoas.
 

         

As atividades acima descritas são a base para moldar um profissional de acordo com as exigências de cada empresa, elas permitem ao gestor capacitar, envolver, desenvolver e despertar talentos nos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (247.6 Kb)   docx (104.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com