TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO NATURA

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  1.414 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………... 04

2 DESENVOLVIMENTO ……………………………………………………………….. 05

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES …………………………………………………….... 05

2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA ………………………………………………………...... 06

2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA ……………………………………………………… 07

2.4 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS ……………………. 08

2.5 AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS ………………….…………... 09

3 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA ………………...…… 10

4 CONCLUSÃO ………………………………………………………………………… 11

5 REFERÊNCIAS ………………………………………………………………………. 12















1. INTRODUÇÃO

Este documento tem como principal objetivo, o estudo de caso da empresa Natura Cosméticos S.A. no que tange ao Planejamento Estratégico por esta apresentado. 
O desenvolvimento do texto será pautado no conhecimento adquirido através do estudo da disciplina de Planejamento Estratégico, integrante do programa de ensino do curso de MBA em Administração Estratégica, pós-graduação latu sensu da Universidade Estácio de Sá. 















2. DESENVOLVIMENTO

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES

Ao acessar o site institucional da Natura (www.natura.net) e buscar pela definição da Missão, nos deparamos com um fato indicador que a empresa seguiu as recomendações para correta elaboração deste conceito. Logo abaixo do texto que expõe a Visão da empresa, percebemos a inscrição “Razão de Ser”, expressão que resume o conceito de Missão de uma organização. Ao seguir na leitura, temos a certeza que a Natura conseguiu explicitar corretamente sua Missão pelo texto “Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.” ; como reforço a marca ainda expões os significados das duas últimas expressões (bem-estar e estar bem). 
A Visão da Natura claramente foi criada de forma coerente e em acordo com as recomendações para definição do conceito. O texto apresentado traz um verniz de longevidade, principalmente através da inscrição “…será uma marca de expressão mundia…”.
O texto apresentado para descrever os Valores da empresa, deixa evidente a preocupação em atender os corretos critérios de definição deste conceito. A Natura classifica seus Valores como “Crenças”, expressão esta que nos remete a fé e reforça inclusive sua responsabilidade social, esta já bem explicitada através da narrativa adotada para definição dos Valores da organização. 








2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA

A Estratégia Genérica adotada pela Natura é a de Diferenciação. Apesar de apresentar uma quantidade considerável de produtos, a marca preza pela distinção, seja na qualidade da sua produção ou no investimento contínuo em tecnologias que exploram a biodiversidade brasileira.
A linha Ekos é um exemplo do quão preocupada a empresa é em apresentar produtos que provoquem no consumidor a perfeita percepção tanto de qualidade como de responsabilidade sócio-ambiental.

2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA

A Natura tem como principal estratégia competitiva o modelo de vendas diretas (porta a porta), segundo o estudo apresentado, a empresa concorre direta e principalmente com a Avon que também opera por meio de vendas diretas. 
Apesar de focar em vendas diretas, a Natura ainda concorre equitativamente o comércio varejista, porém, sai na frente ao ter a possibilidade de comerciarlizar menores volumes para uma maior quantidade de clientes. A menor tributação em relação ao comércio varejista também é um ponto que proporciona vantagens à Natura e a coloca como a maior empresa de capital nacional entre os fabricantes de cosméticos. 
Como bem consta no texto que define as “Crenças” da organização, a Natura valoriza potencialmente a relação com investidores, acionistas e fornecedores. Com estes últimos percebemos que a empresa mantém uma relação de confiança e segurança, visto que, 90% são fornecedores domésticos e os principais possuem contratos de longo prazo. 











2.4 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS

Apesar do estudo não ser tão recente, apresenta Oportunidades reais e atemporais. Uma das características principais da Natura, o investimento em tecnologias que explorem e promovam a biodiversidade brasileira, permite que as oportunidades de atuação no comércio exterior, por exemplo, fiquem cada vez mais tangíveis. 
As Ameaças elencadas no estudo foram bem pontuais e reais, entretanto, é necessário acrescentarmos o risco da entrada de novos players com modelo de venda direta, como é o caso da Jequiti Cosméticos. Novos entrantes sempre podem representar uma ameaça devastadora se a empresa não os identifica e estuda com antecedência para poder agir de forma defensiva. 

2.5 AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS

Estão bem relacionadas no estudo as Forças e Fraquezas da Natura, ao acompanharmos o texto, percebemos que o autor do estudo se preocupou em explorar os cenários e destacar pontos acertivos. Destaque para uma das Fraquezas citadas: a total dependência dos representantes de vendas diretas. 
Apesar de concordar com Forças apresentadas, podemos acrescentar como tal, a exclusividade que a Linha Ekos confere à empresa ao trabalhar integralmente com insumos oriundos da biodiversidade brasileira. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com