TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  11/5/2019  •  Artigo  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4

TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Izabel Silva dos Passos Neta

Shirley Santos Viana  

Resumo

Este artigo traz uma análise da obrigatoriedade legal da transparência na administração pública brasileira. Observa-se que a transparência faz com que o cidadão busque cada vez mais informações sobre o orçamento público. A aprovação das Leis de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da Lei Acesso Informação fortaleceu a participação popular, de certa maneira, aumentando o controle e transparência dos gastos na administração pública.

Palavras-chave: Transparência. Administração Pública. Lei de Responsabilidade Fiscal.

INTRODUÇÃO

Com a expansão da internet e suas facilidades em encontrar qualquer tipo de informação, o acesso à informação pública está cada vez mais notória. É nítida a insatisfação da população com os desvios ilícitos relacionados ao dinheiro público cada vez mais presente nos noticiários.

A criação da Lei de Acesso á Informação que tem como principal função assegurar a correta aplicação dos recursos públicos, aliada a Lei de Responsabilidade Fiscal (2000) torna mais transparente a gestão pública, melhora ainda mais a fiscalização sobre o governo, permitindo que qualquer cidadão tenha acesso de como o dinheiro público está sendo utilizado.

Com a aprovação destas leis, o Brasil deu um passo importantíssimo para a consolidação do seu regime democrático, fortalecendo a participação popular e por consequência, aumentando o controle, transparência e otimização dos gastos na gestão pública. Entretanto, deve-se observar como esses dados estão disponibilizados nos portais públicos, para que a Lei atinja seu objetivo, e a acessibilidade e o conhecimento seja relevante.

TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Observa-se, atualmente, a repercussão frequentes de fraudes e desvios de recursos públicos no cenário político do Brasil.

Infelizmente, essa prática acontece devido ao desinteresse pelos assuntos de caráter público, que ainda é distante de boa parte da população. Ainda existe cidadão sem qualquer ideia do papel que a sociedade deve exercer junto ao poder público. 

A transparência da gestão pública ainda se encontra em um estágio incipiente em decorrência que a divulgação de tais informações se dá em um ambiente político e cultural marcado por ideologias e interesses diversos. (SILVA, 2009)

É através da transparência da administração pública, que a sociedade se aproxima da gestão exercida por seus representantes, fortalecendo a democracia e estimulando a participação social. O acesso da sociedade a informações referentes ao orçamento público permite que se verifique se os gastos estão sendo utilizados de forma adequada.

No entanto, o acesso rápido e fácil á informação indicará se realmente há transparência. Pois a informação objetiva e clara é fundamental para o controle social. Assim, a transparência funciona como um inibidor de atos ilícitos, prevenindo a corrupção.

É preciso que os espectadores não percam de vista o espetáculo. Neles (nos espectadores) reside a chave da participação democrática.[1]

LEI DE ACESSO Á INFORMAÇÃO

Publicada em 2011, a lei nº 12.527 (Lei de Acesso á Informações Públicas) busca tornar menos obscuro o conhecimento da informação por parte dos cidadãos, no que se refere á forma como os recursos públicos são administrados. Marques (2008, p.269) ressalta que:

O papel do Estado, enquanto provedor de informação política e enquanto agente a ofertar dados de natureza diversos (tanto acerca de esclarecimento quanto sobre seu próprio funcionamento, estrutura e mecanismo de transparência) conta com todas as condições de se concretizar.

O Estado deve garantir o direito de acesso à informação de forma objetiva e clara, além de orientar a população sobre o local onde encontrar a informação desejada. Pois de nada adianta garantir o acesso á informação, se esta não puder ser compreendida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com