TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.864 Palavras (12 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECUROS  HUMANOS

VIVIANE LUCAS LIMA

APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS DESENVOLVIMENTO, TREINAMENTO, GERÊNCIA, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Cidade[pic 3]

2015 / CACÉRES - MT

CLAUDIANE BALAN

EDINEI H. SUZUKI

HENRY T. NONAKA

MARILUCIA RICIERI

APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS, DESENVOLVIMENTO, TREINAMENTO, GERÊNCIA, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Trabalho apresentado ao Curso de Superior de Tecnologia em Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivencias; Gerência, Motivação e Liderança; Saúde e Segurança do Trabalho.

Prof. Claudiane Balan

        Edinei H. Suzuki

        Henry T. Nonaka

        Marilucia Ricieri

2015 / CACÉRES – MT

SUMARIO

  1. DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................................01
  2. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO................................................................................02
  1. TREINAMENTO E DESENOVOLVIMENTO ATRÁVES DE DINÂMICAS DE GRUPO E JOGOS......................................................................................................................04
  1. GESTÃO DE PESSOAS............................................................................................................06
  2. QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO ...........................................................06
  1. PROGRAMAS DE CONTROLE MÉDICO E SAÚDE OCUPACIONAL ............................08 5.0CONCIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................09

6.0 REFERECIAS..........................................................................................................................10

1.0 DESENVOLVIMENTO

Durante esse trabalho iremos falar sobre os conceitos relacionados com programas de treinamento e desenvolvimentos, falaremos também como  desenvolver profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

Nosso objetivo é tornar os programas de treinamento e Desenvolvimento de pessoal uma estratégia proveitosa, não somente para a empresa, mas também para o quadro de trabalho que dela faz parte.

Falaremos também gerencia, disciplina e motivação e liderança, nessa disciplina iremos abordar a importância do desenvolvimento e habilidades e competências ligadas à pratica gerencial, com objetivo de compreender o papel do líder na condução dos grupos e equipes, bem como importância da motivação para o sucesso da organização.

E por ultima iremos abordar o tema Saúde e segurança no trabalho, com objetivo de abordar conceitos legais, que trata da prevenção da segurança e integridade fiscal do trabalhador. Compreender a intenção da inspeção da segurança e os benefícios gerados no controle de riscos existentes na empresa.

2.0 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Mesmo sendo colocado em pratica desde o início da humanidade, oficialmente, o termo Treinamento de Desenvolvimento surgiu no contexto norte-americano, com a criação da American Society for Traning and Development – ASTD, que é a Associação Americana de Treinamento e Desenvolvimento (VARGAS, ABBAD, 2006). Treinamento é o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho.

Podemos dizer que treinamento é um processo educacional de curto prazo, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos relativos ao trabalho, atitudes diante de aspectos da organização e desenvolvem habilidades e competências em função dos objetivos definidos (CHIAVENATO, 2006).

Os treinamentos tem o objetivo de provocar mudanças no comportamento do funcionário, para que ele trabalhe de acordo com os princípios da empresa. Sendo assim, normalmente, o conteúdo do treinamento pode envolver quatro tipos de mudanças de comportamento (CHIAVENATO, 2006).

  • A transmissão de informações: representa a transmissão de conteúdo para os treinados, e geralmente engloba informações sobre a realização do trabalho, da empresa, das normas e regulamentos. Como, por exemplo, um treinamento que apresenta os dados da empresa, seu mercado de atuação, perfil dos clientes e suas principais características.
  • O desenvolvimento de habilidades: esse treinamento tem o foco nas habilidades e nos conhecimentos relacionados a um cargo especifico atual e futuro, portanto o objeto básico são as tarefas e operações desenvolvidas. Como por exemplo, um treinamento que ensina o manuseio de um equipamento específico, que orienta sobre as atividades de um operador de caixa de supermercado.
  • O desenvolvimento de conceitos: nesse treinamento buscar-se a elevação do nível de abstração e conceituação de ideias e de filosofias, para que esses conceitos sejam utilizados na pratica administrativa. Podemos ter como exemplo os treinamentos que ensinam conceitos sobre a ética empresarial, sobre planejamento a longo prazo.

O objetivo do treinamento é contribuir para a realização das metas organizacionais, orientando os programas de treinamento de acordo com elas. Sendo assim, surge o conceito de abordagem sistemática do treinamento, visando integrar suas praticas com a estratégias de atuação da empresa.

Dentre os principais objetivos do treinamento, Chiavenato (2006) destaca os seguintes: preparar o pessoal para a execução de tarefas, através de transmissão de informações e desenvolvimento de habilidades; proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal; mudar atitudes, visando criar um clima satisfatório entre os trabalhadores, motivá-los e torná-los mais receptivos às técnicas de supervisão e gerência.

Não é simplesmente contratar um programa pronto de treinamento de alguma empresa de consultoria especializada e adaptá-lo para seu ambiente. O processo de treinamento é muito mais complexo do que se imagina e envolve a realização de quatro estapas, que são: o levantamento das necessidades de treinamento, a elaboração do programa de treinamento, a elaboração do programa de treinamento, a implementação desse programa, e por fim, a avaliação dos resultados obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (235.6 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com