TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Por:   •  7/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

3. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

A educação é a ação que desenvolvemos sobre as pessoas que formam a sociedade, com o fim de capacita-las de maneira integral, consciente, eficiente e eficaz que lhes permita formar um valor dos conteúdos adquiridos, significando-os em vinculo direto com seu cotidiano, para atuar consequentemente a partir do processo assimilado.

“A educação é a ação exercida pelas gerações adultas que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança um certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destina” – Durkheim (p.71).

A aprendizagem é um processo contínuo que ocorre durante toda a vida do indivíduo, desde a infância, adulta e velhice. Já os adultos precisam aprender habilidades ligadas a algum tipo de trabalho que lhes forneça a satisfação das suas necessidades básicas, algo que lhes garanta o sustento.

“Pode-se dizer que aprendizagem é uma mudança na probabilidade da resposta, devendo especificar as condições sob as quais ela acontece. É importante salientar que o mesmo autor garante ainda que a execução de um comportamento é essencial, mas não é isso que afirma a existência de uma aprendizagem. Assim, é necessário que se saiba a natureza do comportamento, bem como, entenda-se o seu processo de aquisição-Skinner” (2005).

As habilidades são qualificadas em quatro grandes categorias, dentre elas estão: Conhecimentos elementares, conhecimentos técnicos, conhecimentos interpessoais, conhecimento para solução de problemas.

Conhecimentos elementares: As empresas precisam cada vez mais investir nos seus colaboradores, estimulando as habilidades básica de cada um, tais como leitura e matemática elementar. É um dos princípios básicos de uma administração de qualidade. As organizações devem ter em mente que o empregado precisa de uma boa interpretação para executar a tarefa que foi lhe confiada com segurança e eficiência.

Conhecimentos técnicos: É a condição básica para que o colaborador possa atuar em sua área ou função, podemos dizer que são aquelas adquiridas por meio de educação formal, cursos, treinamento e das experiências adquiridas ao longo de sua carreira profissional. O nível de conhecimento técnico de um profissional varia desde elementar e essencial, que permite a ele contribuir para o desenvolvimento da organização implantando novos conceitos e metodologias.
Conhecimentos interpessoais:  Pois diz respeito às relações humanas e trata do processo de desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitam o relacionamento saudável e produtivo entre pessoas, considerando o contexto em que estão inseridas. Pode ser definido como: “a capacidade de estabelecer e manter interações sociais simultaneamente produtivas e satisfatórias diante de diferentes interlocutores, situações e demandas’’ (DEL PRETTE, DEL PRETTE, 1998, p. 205-206)”.


Conhecimento para solução de problemas: a solução dos conflitos no trabalho é atividade constante para qualquer colaborador que não desempenham tarefa repetitiva, independente de ser chefia ou não. Para essas pessoas, as capacitações do tipo solução de problemas, são ideias, pois aguçam sua capacidade logica, fundamental na hora de solucionar um problema. 

O treinamento é uma ferramenta para levar a aprendizagem, mas para que o treinamento atinja o objetivo proposto e necessário o esforço pessoal de cada colaborador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com