TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TURISMO EM SÃO DESIDÉRIO: OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Por:   •  16/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.561 Palavras (11 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA DE BARREIRAS – IESUB

CURSO DE

LDA CONSULTORIA EDUCACIONAL S/C LTDA

TURISMO EM SÃO DESIDÉRIO: OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

BARREIRAS/2009

TURISMO EM SÃO DESIDÉRIO: OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Educação Superior Unyahna em parceria com a LDA Consultoria Educacional S/C Ltda para obtenção de nota na disciplina Metodologia da Pesquisa.

Orientador: Daniel Melo.

BARREIRAS/2009

1 Introdução

Segundo Sartor (1977, p. 19), "o turismo é considerado um fenômeno ligado à civilização moderna. É entendido como uma atividade temporal do homem fora de sua residência habitual, por razão diferente daquela de exercer uma atividade remunerada".

O turismo, com o passar dos anos, evoluiu com o avanço tecnológico que proporcionou meios de transporte mais rápidos e confortáveis e, também, com a Revolução do Trabalho que proporcionou o aumento de tempo livre, férias e maior renda.

Para Ansarah (2001, p. 30) "o estudo do turismo deve ser direcionado para o desenvolvimento sustentável, conceito essencial para alcançar metas de desenvolvimento sem esgotar os recursos naturais e culturais nem deteriorar o meio ambiente. Entende-se que a proteção do meio ambiente e o êxito do desenvolvimento turístico são inseparáveis".

Desta forma, surge o conceito de turismo sustentável que é aquele que ocorre em harmonia com a natureza e que visa à conservação dos recursos naturais para as gerações futuras. Segundo Swarbrooke (2000, p. 19):

O turismo sustentável apresenta vários benefícios para o ambiente natural. Para Swarbrooke (2000, p.14), ele estimula uma compreensão dos impactos do turismo nos ambientes natural, cultural e humano; incorpora planejamento e zoneamento assegurando o desenvolvimento do turismo adequado à capacidade de carga do ecossistema; demonstra a importância dos recursos naturais e culturais e pode ajudar a preservá-los.

Este projeto buscará realizar um estudo de caso no município de São Desidério Bahia, para analisar o turismo sustentável em São Desidério como oportunidade de negócio.

São Desidério é o município da região Oeste da Bahia que vem se destacando no setor do turismo. O município é dono de um grande potencial turístico da região. Além domais, foi o primeiro a abraçar essa causa com responsabilidade, profissionalismo e empreendedorismo. Pois não basta ter apenas os atrativos é preciso saber explorá-los e para isso, é necessário pessoas empreendedoras que saibam identificar as oportunidades de negócio que o turismo possa gerar para o município de São Desidério.

Este projeto buscará realizar um estudo de caso no município de São Desidério Bahia, para Identificar as oportunidades de negócio oferecidas pelo turismo sustentável em São Desidério.

As atividades produtivas geradas a partir das práticas turísticas têm sido apontadas no mundo inteiro como possibilidades de dinamização das economias nacionais e locais. Embora essa idéia seja bastante difundida e seja comum ouvirmos falar nas potencialidades do turismo para gerar emprego, distribuir renda e melhorar a qualidade de vida das populações locais em muitos espaços da produção e do consumo turístico verifica-se o contrário: segregação sócio espacial, concentração de renda e outros impactos sócio ambientais indesejáveis. No entanto, essa não é uma realidade exclusiva, há lugares que implementam um turismo de base local, gerando benefícios para residentes e respeitando a natureza e as culturas tradicionais.

É nesse contexto que o presente projeto será desenvolvido, tendo como base conceitual o turismo sustentável como oportunidade de negócio através de um estudo de caso no município de São Desidério

Neste projeto será mostrado também as hipótese, objetivos geral e específicos, contexto de aplicação metodologia utilizada e o referencial teórico com os seguintes temas: história do turismo, turismo no Brasil, turismo em São Desidério e ecoturismo.

2 Tema:

Turismo Sustentável em São Desidério: Oportunidade de Negócio

3 Pergunta de Pesquisa:

Quais as oportunidades de negócio oferecidas pelo turismo sustentável em São Desidério?

4 Objetivos:

4.1 Objetivo Geral:

Identificar as oportunidades de negócio oferecidas pelo turismo sustentável em São Desidério.

4.2 Objetivos Específicos:

• Pesquisar o potencial turístico do município de São Desidério Bahia

• Analisar os impactos ambientais, sociais e culturais produzidos pela atividade turística no município de São Desidério, Bahia;

• Entender o ecoturismo como uma proposta coerente de utilização dos recursos naturais com benefícios sociais, ambientais e econômicos.

5 Hipótese

• Com o turismo sustentável em São Desidério surgem oportunidades de negócios na área de artesanatos, pousadas, lojas de equipamentos para trilhas e esportes radicais

• O potencial turístico do município está voltado para o ecoturismo e terá grandes benefícios do ponto de vista sócio-econômico.

6. Referencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com