TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Oportunidades do Mercado para o Turismo

Por:   •  10/4/2017  •  Resenha  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

Introdução..................................................................................................................................2.

As Oportunidades do Mercado para o Turismo.........................................................................3.

Perfil de Consumidores do Mercado..........................................................................................4.

A Competitividade.....................................................................................................................5.

Motéis como Hospedagem.........................................................................................................6.

Agências de Turismo-Custos.....................................................................................................7.

Valores para o Investimento......................................................................................................8.

Resumos Pessoais......................................................................................................................9.

Conclusão.................................................................................................................................12.

Referências Bibliográficas.......................................................................................................13.


Introdução

Na primeira etapa deste trabalho o ramo de negócios escolhido foi o de Turismo. O objetivo foi mostrar a influência da economia sobre esse setor, o crescimento que está trazendo para nosso país, tanto para as empresas deste mercado como para o legado que ficará para cada cidade envolvida e também foi traçado um perfil e comportamento dos consumidores.

Gráficos foram elaborados, o que ajudou na compreensão dos dados.

Na segunda etapa foi possível ver em vídeos e no artigo informado, sobre o “custo e formação de preço de venda” onde é sempre importante observar a concorrência na hora de formar o preço, conhecer o cliente, ir atrás de um produto diferenciado, dominar as informações de sua empresa e saber o volume das vendas.

E sempre bom ficar atento, pois uma empresa realizando ou não uma venda existem obrigações e despesas a serem pagas.

No ramo de Turismo como em qualquer outro, todos esses itens são aplicados o que resulta em uma boa administração dos custos.


As Oportunidades do Mercado para o Turismo

Com a chegada da copa do mundo de futebol e as olimpíadas, o Brasil foi colocado no momento como a menina dos olhos de ouro para a economia, pois será responsável por 5,9 milhões de viagens e são esperados 600 mil visitantes estrangeiros e 3,1 milhões de brasileiros viajarão pelo país ao longo da copa. Esses encontros mundiais serão decisivos para alcançar o terceiro maior PIB turístico do mundo, estando atrás de EUA e China, para que isso ocorra é necessário que o PIB turístico cresça a 8% ou mais ao ano até 2022.

De 2003 a 2009 o setor cresceu 32,4% enquanto a economia brasileira apresentou expansão de 24,6%,no ano de 2011.

Cerca de 2,74 milhões de empregos foram criados em 2011 e o mercado movimentou U$ 80,3 bilhões e em 2012 U$76,9 bilhões. Estima-se que para 2022 o turismo seja responsável por 3,63 milhões de empregos, como hotelaria, agências de viagens, companhias aéreas, outros tipos de transportes de passageiros, restaurantes e lazer. Pesquisas revelam ainda que as 80 maiores empresas do setor de turismo no Brasil faturaram R$ 57,6 bilhões e empregaram 115 mil pessoas nos 27 Estados brasileiros. O setor cresceu 13,1% em 2012 em comparação ao ano anterior.

No ramo do turismo temos vários fatores pelo qual ocasionam a procura por determinados locais e hospedagens, abaixo uma lista das principais empresas deste setor.

AGÊNCIAS DE VIAGENS

HOTÉIS

OPERADORAS DE TURISMO

PARQUES TEMÁTICOS

TRANSPORTE TERRESTRE

-Flytour,

-BBTur,

-Maringá,

-Avipam,

-Amex,

-Master,

TAM Viagens.

-Accor Hotels,

-Atlantica Hotels,

-Blue Ttree Hotels,

-Club Med Brasil,

-Othon Hotéis.

-CVC,

-Trend,

-Central de Intercâmbio,

-Marsans Viagens,

-Nascimento Turismo,

-Urbi et Orbi.

-Hopi Hari,

-Beto Carreiro,

-Beach Park,

-Hot Park(Pousada do Rio Quente – Caldas Novas -GO).

-Viação Gontijo,

-Viação São Geraldo,

-Viação Cometa,

-Viação Águia Branca,

-Expresso Guanabara.

Perfil de Consumidores do Mercado

Perfil de Turistas da Copa: 83% são homens, 70% têm entre 25 e 44 anos, 60% solteiros, 86% concluíram o ensino superior. Ainda segundo a pesquisa, 87% pagarão a viagem com recursos próprios e gastam em média R$ 11,4 mil, sem contar as despesas com passagem.

Mas não só pela copa do mundo e olimpíadas, há uma pesquisa realizada mês a mês chamada SONDAGEM DE CONSUMO dirigida pelo Ministério do Turismo junto a Fundação Getúlio Vargas (FGV) que nos trazem os dados a seguir referente ao mês de Agosto de 2013 com a previsão de viagens pelos próximos 6 meses.

-Destinos Nacionais é opção por 72,7% demonstrados abaixo.

[pic 1]

-Intenção de viagem por renda

[pic 2]

-Faixa Etária 

[pic 3]

A Competitividade

Entre anos a maior agência de viagens tem sido a CVC, pois ela tem ótimos espaços físicos e atendimento adequado de acordo com o perfil de clientes que atende, além das parcerias com hotéis, resorts, e aéreo. Tem menor preço, pois como é a ‘única’ do setor pode baixar os preços devido a grande procura; mas até mesmo as mais sólidas das empresas necessitam de tecnologia para continuar a crescer e a Trend trouxe isso ao mercado, pois suas parcerias também a permitiu o ‘dynamic packaging’, que seria o ‘desempacotando’, que possibilita você escolher exatamente os serviços que gostaria de adquirir como aéreo hotel, carro de aluguel, entre outros, a sua maior vantagem frente a CVC é o atendimento 100% on-line 24 horas e também por telefone.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (229.4 Kb)   docx (87.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com