TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela Caracterizacao da Escola para a confecção do Relatório

Por:   •  23/11/2016  •  Artigo  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

Caracterização das escolas

Tabela 1

Aspectos escolhidos

Escola 1

Escola 2

Escola 3

CDE.1.1

Localidade

CDE 1.2

Corpo Docente

Equipe gestora é constituída pela Diretora (Sônia), duas vices (Hérica e Myriam), duas coordenadoras (Ensino Fundamental – Lidiane e Ensino Médio – Luiza) e uma GOE. São 95 professores das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Arte, Química, Física, Biologia, Ciências, Inglês, Educação Física, Filosofia e Sociologia. Todos possuem nível superior e alguns com pós-graduação, três professores fazem mestrado na área em que atuam. São 12 funcionários, atendendo as necessidades da escola quanto a inspetor de alunos e secretaria.

CDE.1.3

Corpo Discente

São três turnos, atendendo ensino Fundamental II e Ensino Médio. São 45 turmas , divididas em 16 pela manhã, 14 á tarde e 15 pelo noturno. Tem em torno de 1800 alunos nos três períodos.

CDE.1.4

Estrutura Física

O prédio nunca sofreu reforma completa porém as instalações estão em bom estado, possuindo 15 salas de aula, 2 laboratórios sendo 1 de química e outro de artes, duas salas de vídeo com data show e computadores, uma sala de informática, uma

biblioteca/sala de leitura, uma sala de professores, uma sala da direção, uma sala para as duas vices, uma sala para as duas coordenadoras, uma sala para a PMEC, uma sala para a secretaria, dois banheiros para professores e funcionários, pátio com palco, dois banheiros para os alunos, sala de som, quartinho de limpeza, cantina, cozinha, refeitório, 3 quadras descobertas e uma coberta, espaço aberto próximo ao pátio para exposição.

CDE.1.5

Nível de Ensino

Ensino fundamental II e Ensino médio, no horário das 7h as 23h.

CDE.1.6

Principais características observadas na Instituição.

A organização ocorre principalmente por meio de registro em diário de classes das atividades desenvolvidas e compartilhamento das informações por meio das reuniões de ATPC com a equipe gestora, fundamentalmente com as professoras coordenadoras. A escola, segue as orientações da Secretaria Estadual de Educação e oferece atividades de contra turno para os alunos dos dois ciclos. Toda a equipe segue as diretrizes da escola preparando o aluno para seu futuro. A maioria dos alunos disse gostar de estudar nesta escola, pois há liberdade de se expressar e o ambiente é amigável. A participação dos pais acontece em reuniões periódicas e no contato diário na entrada e saída dos alunos da escola, expressando o mesmo objetivo que o da escola na formação de seus filhos e tendo o mesmo sentimento que eles em relação ao ambiente escolar. A experiência no “Almirante”, como carinhosamente os professores se referem à unidade escolar, foi marcante em diversos aspectos. O primeiro ponto a ser destacado é o aspecto burocrático do

trabalho do professor: a elaboração dos planos de ensino semestrais, tem como principal objetivo definir os conteúdos programados segundo o currículo proposto pela Secretaria da Educação. Atividades interdisciplinares ou que envolvam grande mobilização da unidade também devem aparecer neste plano, bem como possíveis atividades externas. A elaboração dos planos de aula, destacando conteúdo, materiais e métodos, objetivos e avaliação aparecem como instrumento fundamental para o desenvolvimento da aula. A professora, por ter várias turmas do mesmo ano/série, elabora um único plano de aula e faz as devidas adequações segundo as particularidades de cada turma. Afirma que seleciona os planos que obtiveram resultado satisfatório e reutiliza nos anos seguintes. Aqueles que não resultaram de acordo com o planejado, são reelaborados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com