TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO: ESCOLA E COMUNIDADE

Por:   •  9/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.313 Palavras (10 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIP INTERATIVA – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS (PORTUGUES/INGLES)

PRATICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATORIO DE CARACTERIZAÇÃO: ESCOLA E COMUNIDADE

NATHALIA PAGANELLI    RA: 1700547

SÃO BERNARDO DO CAMPOS

2018

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório foi feito em uma escola de educação pública, estadual, na qual é muito reconhecida na comunidade em que atua e no brasil. Já foi eleita no prêmio de Gestão escolar como 2º melhor escola do Brasil, reconhecida pelo ótimo ensino e gestão impecável.

  1. OBJETIVOS

O relatório tem como objetivo caracterizar o ambiente escolar de forma detalhada, caracterizar a comunidade e saber quais as expectativas dos alunos em relação a escola.

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

A escola estadual Francisco Cristiano Lima de Freitas, fica localizada no bairro Jardim das orquídeas em São Bernardo do Campo, na Avenida Poney Club, sem número. Pode ser contatada pelo telefone 11 4358-2554.

Esta instituição é mantida pelo governo do estado de São Paulo por meio de verbas.

  1.  Análise crítica do ambiente físico
  1. A localização da escola é compatível com o acesso da clientela?

Sim, o bairro jardim das orquídeas é um bairro pequeno, porém com muitos moradores e a escola está localizada bem no meio do bairro, onde todos tem fácil acesso. [pic 2][pic 3]

A escola também é muito procurada por moradores dos bairros vizinhos, pela qualidade de ensino e proximidade.

  1. O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica?

Sim, a escola atende toda a demanda de alunos e está totalmente adequado a proposta pedagógica o espaço físico da escola. Os espaços são muito bem aproveitados para melhor desenvolvimento dos alunos.

  1. A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências?

Sim, na escola, apesar da grande procura, não há superlotação. Todos os espaços que a escola possui comportam os alunos adequadamente.

Os horários das atividades feitas em cada espaço são devidamente organizados para que todos fiquem confortáveis nas dependências da escola.

As dependências da escola são:

  • 22 salas de aulas
  • 136 funcionários
  • Sala de diretoria
  • Sala de professores
  • Laboratório de informática
  • Laboratório de ciências
  • Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE)
  • Quadra de esportes coberta
  • Quadra de esportes descoberta
  • Cozinha
  • Sala de leitura (Biblioteca)
  • Banheiro dentro do prédio
  • Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida
  • Sala de secretaria
  • Refeitório
  • Despensa
  • Almoxarifado
  • Pátio coberto
  • Área verde
  1. Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades?

Sim, a escola possui salas- ambientes, o que é muito melhor para o professor, que caracteriza sua sala de acordo com sua matéria e isso ajuda muito os alunos na interação com outras salas, pois tem seus trabalhos postados em sala, para que outras series e turmas também possam visualizar, há menos chance de atividade e materiais serem extraviados, trazendo assim mais organização para professores e alunos.

Há somente uma sala que, por motivos de manter os alunos especiais, portadores de deficiência física, entre outros não trocam de espaço para poupar os alunos de ficarem se locomovendo pela escola e diminuir a chance de acidentes.

Ao contrário do que possa parecer, esses alunos com necessidades especiais não ficam excluídos da escola, a instituição possui toda uma estrutura para recebe-los e se eles quiserem podem se locomover à vontade pela escola, assim como fazem, sempre acompanhados de alguém para auxilia-los.

  1. Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:
  1. Que atividades são desenvolvidas?

O Laboratório da escola é utilizado para as aulas de ciência, biologia, física e química e são realizadas atividades pertinentes a matéria que está sendo ministrada no momento.

 A biblioteca por sua vez, fica disponível a todos os alunos, de todos os períodos, para realização de trabalhos escolares, pesquisas, grupos de estudo e empréstimos de livros.

A escola possui também um laboratório de computação onde os alunos têm conhecimento básico sobre informática em aulas extras.

  1. Quem utiliza essas dependências e com que frequência?

Todos os alunos e professores tem acesso livre a biblioteca, mas nos laboratórios de ciências e informática, somente os alunos e professores, mediante um agendamento prévio, estão autorizados a utilizar. Esse agendamento é necessário para que não haja conflitos de horários com uma turma e outra.

  1. Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos?

Todos os recursos são muito bem utilizados, atingindo os objetivos que estão na proposta pedagógica.

  1. Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios?

Num todo, a escola está em ótimas condições de organização, espaço físico, conforto, diferente de outras escolas próximas e de outros bairros ao redor.

Toda escola possui problemas, mas esta escola pode ser exemplo para muitas outras.

  1. Há comentários relevantes sobre outros aspectos?

Todos os espaços ali são muito bem distribuídos para os objetivos propostos. Diante do ambiente que a escola proporciona aos alunos o clima de estudos é totalmente agradável.

  1. Características da gestão escolar
  1. Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?

Esta participação é feita pelos profissionais no “ATPC” (Aula de trabalho pedagógico coletivo) e tanto a proposta pedagógica quanto o regimento escolar, são discutidos e é feito um documento principal e, ao longo dos anos são colocados os anexos nesses documentos. A proposta pedagógica é reformulada de 4 em 4 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (283.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com