TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização escola e Comunidade

Por:   •  13/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  6.468 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Paulista – Unip

Curso de Matemática

Zenaide Espíndola dos Santos RA: 1301761

Franciane Guedes RA: 1304250

Alessandra RA: 1330190

Relatório:

Caracterização da Escola e Comunidade

Trabalho 1

Jacareí

24/03/2014

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 


Identificação: E.E. Dr. Francisco Gomes da Silva Prado 
Endereço: Rua Barão de Jacareí, 910 -  Centro
Telefone: ( 12 ) 39621172 
Email sprado@iconet.com.br 


Capítulo 1: Análise crítica do ambiente físico: 


1.1 A escola tem uma boa localização, pois fica situado no centro da cidade, com um  ponto de ônibus , que fica em frente à escola. Possui diversas linha de ônibus que facilita bastante o acesso dos alunos, e de suas famílias à escola.

 *Tem um espaço físico amplo, onde se pode proporcionar varias atividades pedagógicas, as salas são adequadas cabem quarenta alunos sentados.

No pátio tem um palco onde os alunos e a diretoria utilizam para apresentar, e discutir ideias e dar recados referente a escola.

Os projetos desenvolvidos pela escola são  atingido grande parte deles, visto que , faltam  ainda algumas coisas a serem melhoradas, como: a melhoria na quadra  de esporte e o banheiro, mas essas melhorias já estão  sendo analisadas para que possa atingir seus objetivos.    


Capitulo 2: Quanto a utilização da biblioteca, laboratórios e afins:


O laboratório é utilizado por professores da disciplina de química, e por alunos em aulas agendadas.

No laboratório são desenvolvidas pesquisas que ensinam os alunos na elaboração de shampoo e sabonetes e outros tipos de experimentos e pesquisa

A biblioteca é utilizada por professores para leituras e pesquisas. 
2.4 Na biblioteca os recursos são bem utilizados e atingem seus objetivos, porque os alunos começam a aprender o mecanismo do produto, através das aulas de leituras. Há que se diga, no entanto, que eles gostariam de ter mais recursos de conhecimentos para que pudessem ampliar a aprendizagem. 


Capítulo 3: Caracterização da gestão escolar: 


3.1 A elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar foi acordada entre profissionais e comunidade, sendo oferecido um almoço para famílias que em conjunto com os profissionais envolvidos chegaram a um acordo e todos saíram satisfeitos. 
Existe um conselho de escola, a qual é reunida trimestralmente para resolver questões de verbas, e esporadicamente para aplicação de normas disciplinares. 
A proposta pedagógica e o regime escolar propiciaram na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar, uma vez que a comunidade teve participação afetiva na elaboração do projeto. 


Capitulo 4:Organização administrativa e pedagógica: 


A estrutura organizacional da escola tem a seguinte formação: a gestão escolar é exercida pelo diretor de escola, dois vice-diretores, uma coordenadora pedagógica, oitenta e dois professores e dezesseis funcionários que trabalham na secretaria. 

A escola possui três horários que se divide no horário entre 7 horas e 23 horas. 
Os cursos oferecidos são o ensino fundamental pela manhã, com salas da 1ª à 8ª séries a tarde. Dezesseis salas de aulas com 5ª, 6ª e 7ª séries. A noite são oito salas de aula com uma 1ª série, três 2ª séries quatro 3ª séries. Sendo 4 ensino médio e 4 Eja.

As decisões são tomadas da seguinte forma: a secretaria de estado sugere calendário e a coordenação faz uma adequação. 

Os planos de ensino são elaborados através dos cadernos dos alunos enviados pela SEESP. E o sistema de avaliação é realizado mensalmente, o sistema de recuperação é realizado semanalmente. 

A comunicação da escola com a família dos alunos é muito presente. Existem reuniões bimestralmente e há participação dos pais em média de 40% a 60%.

As informações sobre a aprendizagem são feitas nos contatos da escola com a comunidade durante as reuniões. 


Capitulo 4: Outras atividades desenvolvidas pela escola: 

A escola desenvolve o programa escola da família nos finais de semana, que é aberta para a comunidade participar, tem aulas de capoeira de pintura em tecido e macramê.


4.1 Associação de pais e mestres e grêmio estudantil fazem alguns projetos como a festa junina na escola para arrecadar dinheiro para formatura dos alunos... 



Capitulo 5: Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola:

 
5.1 A pesquisa realizada na escola foi desenvolvida com a participação de cinco alunos, três do sexo masculino do terceiro ano do ensino médio e dois do sexo feminino matriculados no segundo ano do ensino médio. A idade dos alunos fica entre 18 e 25 anos.

Os alunos gostam das aulas de laboratório, e dos professores da escola, utilizam a biblioteca e gostam da merenda escolar.

Nota-se um descontentamento por parte dos alunos pela falta de lazer  em relação a quadra que está em reforma e não há salas de vídeos.


Caracterização da comunidade 


Quanto a localização geográfica, a escola localiza-se em São Paulo- SP, no centro da cidade de Jacareí, tendo como vias de acesso a Avenida: Barão de Jacareí, sentido bairro/ centro ou sentido centro bairro em cruzamento com a avenida Siqueira Campos sentido bairro-centro.

Existem outras escolas nas proximidades, a mais próxima fica em torno de 50 metros da mesma. Existem diversos pontos comerciais, escolas de idiomas escolas de informática e escolas particulares

Com relação à saúde, há um hospital (Santa Casa de Misericórdia) que fica na Avenida: Antônio Afonso nº 21.que é próximo da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com