TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da Informação e Comunicação

Por:   •  10/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA – CAMPUS BRIGADEIRO

Nome:

RA:

Bruno Fernando Silva

1299216215

Emerson Borges Pereira

6814001216

Henrique Gonçalves

6890425877

Keli Cristina Virgens

6241212639

Mariane Cristina Liberato

6814001703

Micheli Moreira Lima Perez

6425250034

TIC:

Tecnologia da Informação e Comunicação

São Paulo,

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA – CAMPUS BRIGADEIRO

TIC:

Tecnologia da Informação e Comunicação

Trabalho desenvolvido na disciplina de Educação Corporativa apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação, sob orientação do professor André Policeno.

São Paulo,

2014

Introdução

O foco deste trabalho é apresentar de modo simples e completo o significado e a diversas formas da utilização da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e apresentar também o seu conceito e beneficio quando introduzida na educação corporativa.

Definição

Tecnologia da Informação e Comunicação é a união de recursos tecnológicos agindo em função de um objetivo comum. Pode-se concretizar também que este recurso intercede no processo informacional e comunicativo das pessoas, pois são as tecnologias através de software e hardware no processamento, armazenamento  e distribuição de dados.

As TICs são utilizadas de diversas maneiras e em várias áreas diferentes, como por exemplo, na indústria é aplicado no processo relacionado à automação, no comércio é usado nas linhas de administração e nas diversas modalidades de publicidade, já no setor de investimentos é exercido através da informação simultânea (que ocorre de modo conjunto ou ao mesmo tempo) e na educação é exercida através da aprendizagem aplicado na educação à distância.

História

A evolução da comunicação se deu através da necessidade do homem de se relacionar e aperfeiçoar novos métodos, pois a mesma já se encontra presente na vida do ser humano desde a antiguidade e o processo de trocar informações, registrar fatos e expressar ideias e emoções são os principais contribuintes para prosperidade da comunicação.

Seguindo essa linha de raciocínio o homem inovou tecnologias e mecanismos para a comunicação. A tecnologia é definida como tudo que o que leva alguém a evoluir, a aperfeiçoar ou simplificar. A humanidade já presenciou diversas fases de evoluções tecnológicas e é um engano pensar que tecnologia está relacionada a processos de ultima geração.

Falando em informação e comunicação, as possibilidades tecnológicas ergueram-se como uma escolha da era moderna, simplificando a educação através da inclusão digital, através da disponibilidade de computadores nas escolas, estimulando o conhecimento não só dos alunos, mas como também dos professores. “[...] Os computadores são grandes responsáveis por esse processo. Os Sistemas de Informação nas empresas requerem estudos quanto à sua importância na abordagem gerencial e estratégica dos mesmos, juntamente com a análise do papel estratégico da informação e dos sistemas na empresa (KROENKE, 1992; LAUNDON, 1999)".

Atualmente existem diversas formas que possibilitam a comunicação, como por exemplo: computadores, impressoras, webcam, câmeras digitais, celular, e-mail, internet, pen-drive, etc.

O uso da TIC e educação corporativa

Ao longo do tempo, submetidos às condições exigidas pelo mundo da globalização a educação continuada ou a educação ao longo da vida fixa como única alternativa para os indivíduos que ambicionam a competitividade no mercado de trabalho, ademais, a qualificação é o indispensável para que a população possa integrar-se ao mundo da globalização, o que faz parecer que a educação continuada ao invés de uma opção é um dever. Seguindo este cenário a educação corporativa e a utilização das ferramentas tecnológicas, são utilizados como instrumentos de facilitação no recurso de aprendizagem e inclusão de digital e são indispensáveis nos projetos de educação continuada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com