TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia de gestão

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma visão global do modelo de excelência da gestão, os fundamentos e critérios da excelência quando aplicados trazem melhorias na qualidade, redução de custos e aumento da produtividade para a organização, tornando-a mais competitiva. O estudo também apresentou ferramentas de qualidade por serem de uso geral na identificação e análise de problemas. A sustentabilidade por sua vez nos mostra os impactos ambientais causados e medidas a serem utilizados para que a empresa desenvolva melhor suas atividades visando também à comunidade e seu meio ambiente. A terceirização nos relata os cuidados necessários para se ter bom êxito entre a empresa e os funcionários.

A P.R.E (Consultoria e Assessoria de Qualidade S/C), é uma empresa especializada em consultoria e treinamento em melhoria de processos organizacionais. Os serviços da P.R.E são realizados em parceria com os clientes na busca de melhoria continua de seus processos, através de uma abordagem prática, utiliza metodologias de trabalho eficazes e eficientes na busca da melhoria da qualidade, tendo como premissas de atuação o respeito á cultura organizacional (valores, normas internas, ambiente) e o alinhamento ás estratégias de seus cliente.

A empresa foi fundada á 10 anos pelas sócias, Paula Patrícia Fava, formada em Administração, Rosangela Albanese Jordão, formada em direito, e Evanilde Dourado, formada em marketing e propaganda. A empresa de consultoria e assessoria P.R.E, está localizada no centro de Sorocaba/SP, por ter um grande fluxo de pessoas e conter uma grande variedade de pequenas e grandes empresas.

2. MODELO DE GESTÃO

A FNQ- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE é um Centro Brasileiro de Estudo, debate a irradiação do conhecimento sobre excelência da gestão, ela promove a qualidade da gestão, contribuindo para o aumento da competividade das organizações e do Brasil.

A principal forma de utilizar o modelo de excelência de gestão na empresa Inoxel é através da avaliação da gestão da organização, esta avaliação pode ser interna, externa ou individual.

A implantação de normas e procedimentos através das certificações, ISO 9001 e ISO 14001, visando à aderência de todo o processo produtivo e serviços prestados aos seus clientes, bem como o cuidado e preocupação com o meio ambiente.

Os benefícios que a empresa ganhará:

• ISO 9001, a empresa é sustentada nos padrões de processos produtivos e serviços prestados com a máxima qualidade de um sistema de gestão, garantindo a boa qualidade dos serviços aos seus clientes, possibilitando o melhoramento de mecanismo de produção. Além disso, pode ser usado para medir o nível de satisfação dos clientes, melhorando a eficácia da empresa.

• ISO 14001, a empresa monitora os impactos dos processos produtivos industriais no meio ambiente tornando possível a efetivação da Gestão de Qualidade Ambiental, regularizando toda a documentação necessária para uma boa gestão dos processos internos gerados pela empresa, assim reduzirá os estragos ao meio ambiente e comunidade ao seu redor. Seguindo as normas da ISO 14001 a empresa reduz significativamente os danos ao meio ambiente e satisfação do cliente.

O levantamento da necessidade da empresa, bem como os requisitos necessários para a implantação da certificação envolvendo todos os representantes da empresa, treinando e capacitando para efetivação desta implantação, gerando uma maior confiabilidade dos seus clientes.

A empresa Inoxel disponibiliza para seus associados o sistema de auto-avaliação da gestão (SAG). Ela pode utilizar o Workshop de auto-avaliação, que prepara a equipe da organização para programar e acompanhar o processo de andamento, relatar e analisar as práticas e resultados, gerar a pontuação e elaborar o plano de melhorias da gestão.

O modelo de excelência da gestão se classifica como um conjunto de conceitos que envolvem critérios e requisitos visando a excelência da gestão dentro das organizações.

Os fundamentos da excelência pela Fundação Nacional da Qualidade são:

• Pensamento sistêmico.

• Aprendizado organizacional.

• Cultura e inovação.

• Liderança e constância de propósitos.

• Orientação por processos e informações.

• Visão de futuro.

• Geração de valor.

• Valorização das pessoas.

• Conhecimento sobre o cliente e o mercado.

• Desenvolvimento de parcerias.

• Responsabilidade social.

Esses fundamentos da excelência quando aplicados trazem melhorias para os processos e produtos, redução de custos e aumento da produtividade para a organização, tornando-a mais competitiva.

No modelo de excelência da gestão os fundamentos são expressos em características tangíveis e mensuráveis, organizadas em oito critérios de forma sistêmica, evidenciando o seu caráter interdependente e complementar visando á geração de resultados.

Figura: 01 Gráfico modelo de excelência de gestão

Gráfico Modelo de Excelência da Gestão

Fonte: http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

O funcionamento do modelo de excelência de gestão é explicado pelo conceito do PDCL, pode ser entendido segundo esta lógica:

O direcionamento da organização, dado pela liderança, ouvindo os clientes e a sociedade, é definido por meio das estratégias e planos. A sua implementação é realizada por meio das pessoas, utilizando-se dos processos existentes na organização, e todo esse ciclo, ao ser executado deverá conduzir a resultados, que devem ser analisados e entendidos, gerando informação e conhecimento para serem utilizados no processo de tomada de decisão, gerando um novo ciclo de gestão.

As ferramentas que a empresa Inoxel indicaria, são ferramentas de qualidade, que tem como finalidade definir, mensurar, analisar e propor soluções para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com