TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia e Inovação

Por:   •  21/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  1.027 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] Universidade Federal do Ceará[pic 2]

Polo Beberibe


ALUNOS

Evanislândia da Câmara Silva

Francisco José de Almeida Sousa

Jackelino Leite de Santana

José Valdilson Ribeiro

Maria Charliane de Oliveira

Disciplina: Tecnologia e Inovação

Administração em Gestão Pública

Professor João Luis Melo Filgueiras

Beberibe – 2015

Atividade de Portfólio em Grupo – Aula 03

[pic 3]

Beberibe

2015

Atividade de Portfólio

Em grupo proponha 3 empresas cearenses e 3 empresas nacionais ou internacionais que tenham estratégias de inovação (tecnológica) diferentes (conforme a tipologia de Freeman, tópico 3). Analise brevemente (no mínimo em 3 linhas), se possível conjecturando sobre seu processo de inovação (aberto ou fechado), estratégia genérica e fatores (tópico 2).

Entende-se que a “inovação tecnológica é explicitada como um elemento central da vantagem competitiva para as empresas que desejam entrar e permanecer no mercado.” Tecnologia é o “bum” da era atual. A indústria utiliza em massa esse novo “produto” que é como uma epidemia em todo o mundo. Atualmente pergunta-se quem tem apenas 1 celular, pois geralmente os usuários possuem 2 ou 3, ou melhor, um aparelho que aceite os 4 chip. E a tecnologia vem avançando em vários ramos e tem tomado um espaço especial na educação. Este curso na modalidade semipresencial é um bom exemplo.Tecnologia e Inovação praticamente andam juntas, uma geralmente acarreta a outra.

Podemos citar alguns exemplos do que seria uma inovação tecnológica: introdução de novo produto ou variação de produto já existente. Por exemplo, numa indústria alimentícia, o lançamento de uma versão light ou diet de um produto; a implantação de código de barras em empresas que não usavam; introdução de um determinado insumo que aperfeiçoa ou barateia determinada produção, no todo ou em parte; adequação de produtos às exigências das leis e outras portarias reguladoras; criação de uma linha voltada para um segmento de mercado não explorado anteriormente. Por exemplo, uma indústria têxtil de artigos infantis que lança uma linha de roupas para adolescentes; melhorias na logística de armazenamento, transporte e distribuição dos produtos; ou a aplicação de novos softwares que demande mudanças também no hardware ou aperfeiçoa a produção e/ou o produto.

Com os exemplos, é possível percebermos que a inovação tecnológica deve estar ligada à implementação de produto e/ou processo novo (ou aperfeiçoado) para a empresa, não sendo, necessariamente, novo para o mercado ou para o setor de atuação da empresa.

Freeman (1982) propõe como tipologia de estratégias tecnológicas a que leva em conta tanto as condições do ambiente onde as empresas atuam, quanto às atividades científicas e técnicas que realizam, a saber, ofensiva, defensiva, imitativa, dependente, tradicional e oportunista.

As estratégias ofensiva e defensiva são típicas de grandes empresas de países líderes e pressupõem a existência de fortes estruturas de P&D e engenharia que lhes possibilitem ser inovadoras ou pioneiras na adoção de inovações. 

As empresas de países de industrialização tardia como o Brasil perseguem em geral estratégias imitativas, tradicionais, dependentes ou oportunistas. 

Podemos citar a empresa cearense Indústria e Comércio de Alimentos e Bebidas do Nordeste, que adotou uma estratégia de inovação tecnológica imitativa, criando o refrigerante Big Gym.  
         Sua estratégia é de não aspirar grandes objetivos como liderança no mercado ou obter lucros extraordinários, mas como alternativa para impor sua presença no mercado, oferecendo um bem substituto. 

 Outro exemplo é a Churrascaria Parque Recreio, que utiliza uma estratégia de inovação tecnológica tradicional, por atender as necessidades básicas do mercado, restaurante.  
Seus produtos não demandam mudanças em termos de conteúdo tecnológico, talvez porque o mercado não demanda mudanças ou porque o padrão de concorrência não exige avanços rápidos. 

Por último, à concessionária Sanauto, aderindo uma estratégia tecnológica dependente, possuindo a dependência da marca maior na inovação tecnológica produtiva.  
Sua dependência é institucional a multinacional Chevrolet. Seu layout, produtos, demanda e infraestrutura obedece à marca correspondente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com